Palestra no Aberje Trends discute expectativas, encantamento e desilusão com novas tecnologias
![](https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/fly-images/157001/Aberje-Trends-2024-Tati-Nolla-Rafael-Sbarai-470x300.jpg)
“Por que devemos ter cuidado com a expressão ‘tendência’”? Foi com esse questionamento que Rafael Sbarai, head de Produto do Cartola Express, da Globo, abriu a palestra “O que é uma tendência e como trabalhar com ela”, realizado durante a 8ª edição do Aberje Trends, que aconteceu na terça-feira (25) em São Paulo, no Teatro Bravos.
Em sua fala, Sbarai destacou o atual excesso vivido no mercado de comunicação, com a produção constante de relatórios extensos sobre as mais diversas novidades e modismos. “Toda e qualquer tendência precisa vir acompanhada de uma robustez do negócio”, afirmou. Ele enumerou algumas das tendências vividas pelos universos da comunicação e tecnologia – como o metaverso – e, falando sobre a Inteligência Artificial, explicou como novidades vivem um ciclo de expectativas e, em alguns casos, de desilusão.
![](https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/2024/06/Aberje-Trends-2024-Tati-Nolla-Rafael-Sbarai-Grafico.jpg)
“Inteligência artificial só ganha tração quando tem popularidade”, afirmou. Para ilustrar, ele recorreu ao “Gartner Hype Cycle”, metodologia da consultoria Gartner que analisa a viabilidade de novas tecnologias conforme sua relevância e sua aplicabilidade. Sbarai dividiu esse ciclo em cinco momentos. Em um primeiro momento, ocorre um gatilho tecnológico, em que a novidade gera discussão, o que leva a um segundo momento, o pico de expectativas infladas. Esse pico é seguido pelo terceiro momento, o vale da desilusão, em que o interesse em torno da nova tecnologia cai conforme ela não entrega os resultados esperados. O quarto momento é a ladeira do encantamento, em que há uma maior compreensão em torno dessa nova tecnologia e, gradualmente, seus benefícios se tornam mais conhecidos. O quinto e último momento é o platô da produtividade, em que a tecnologia é adotada amplamente, após demonstrar sua viabilidade e seu retorno.
“Hoje, há uma corrida entre as IAs pela maior moeda da sociedade, que é a atenção. Mas qual mecanismo de IA vai ser usado pela sociedade para responder às dúvidas das pessoas?” perguntou.
A 8ª edição do Aberje Trends contou com o patrocínio de BASF, Bayer, ENGIE Brasil, Gerdau, Itaú Unibanco, LATAM Airlines, Arcos Dorados, Novo Nordisk e Stellantis; o apoio da CPFL Energia, Prospectiva Public Affairs LAT.AM, P3K Comunicação e Tetra Pak; e media partner de InfoMoney e propmark.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Palestra no Aberje Trends discute expectativas, encantamento e desilusão com novas tecnologias
- Em painel no Aberje Trends, CEO da Caliber reforça necessidade de agilidade e transparência na gestão de crises
- Aberje Trends reúne painel de mulheres CEOs para discutir comunicação de impacto
- Aberje Trends traz experiências e olhares de dentro da comunicação interna
- Painel voltado às mudanças climáticas no Brasil com Secretária Nacional marca encerramento do Aberje Trends
ARTIGOS E COLUNAS
Leandro Modé Corra que a IA já está aíPatricia Santana de Oliveira O funil de venda mudou e a comunicação tambémCarlos Parente Sair da sua barraca e olhar estupefato o mundoPatricia Marins A nova liderança em tempos de emergências climáticasLeila Gasparindo Existe match entre a Comunicação Integrada e um EVP Competitivo?