Empresas são o último refúgio da pluralidade, diz Ken Frazier
“Os negócios [empresas] são o último lugar em que pessoas não podem escolher se relacionar apenas com pessoas iguais a elas, que acreditam no mesmo que elas”, segundo diretor executivo do conselho da Merck
Kenneth Frazier é Diretor Executivo do conselho da Merck e por muitos anos foi CEO da farmacêutica alemã. Em sua conversa com Bill Nelson no 2022 Page Society Spring Seminar, enfatizou o papel fundamental do CCO para a empresa em um mundo polarizado. Frazier iniciou dizendo que o período no qual ocupou o cargo de CCO da Merck foi o mais recompensador de sua carreira, e indicou que a função nunca foi tão importante quanto hoje “organizações são avaliadas por sua performance e seus valores”. Também apontou qual a principal função que alguém na posição de CCO deve exercer: “O papel mais importante do CCO não é representar a empresa para o exterior, mas ajudar a representar o exterior dentro da empresa”.
Sobre seu lema “Data plus transparency equals trust” (dados mais transparência igual a confiança), Frazier explicou que dados são essenciais quando se trata de decidir a posição que a companhia vai tomar e os valores que deseja expor.
No momento mais provocativo de sua fala, o comunicador apontou que, diferentemente da maioria dos ambientes onde há congregação de pessoas, “os negócios [empresas] são o último lugar em que pessoas não podem escolher se relacionar apenas com pessoas iguais a elas, que acreditam no mesmo que elas”. A sociedade atual está extremamente polarizada, convivemos com pessoas parecidas conosco em escolas, igrejas, sinagogas ou mesquitas. Também em redes sociais ou até em jornais, onde as pessoas selecionam o que querem escutar e/ou acreditar.
Para Frazier, o CEO de uma organização deve respeitar diversos pontos de vista de diferentes membros de sua equipe, mantendo-se fiel aos princípios e valores da companhia. “É importante que nós, dos negócios, tenhamos ciência do papel dos negócios em unir as pessoas.”
Com isso, Frazier aponta a necessidade das empresas quebrarem a barreira que separa seus stakeholders e, quando possível, gerar um consenso que preze pela melhoria da sociedade como um todo.
Finalizou afirmando que o CEO deve ser a consciência da empresa e refletir os valores da mesma. É função do CCO ajudar a expressar isso ao público, mas também traduzir o exterior para o ambiente organizacional. O comunicador foi ovacionado pela plateia ao final de sua fala.
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