Relevância radical do comunicador é discutida em seminário da Page
Durante os dois anos de pandemia, a Aberje não parou sua agenda de encontros com instituições nacionais e internacionais. Com adaptações à realidade imposta pelo Covid-19, a associação participou de diversos encontros online para debater tendências, o “novo normal”, entre outros temas relevantes para a comunicação. Porém, pela primeira vez em dois anos, a diretoria da Aberje esteve de forma presencial em um evento da Arthur W. Page Society, maior associação de comunicação corporativa dos Estados Unidos, da qual a Aberje faz parte. A Aberje já havia marcado presença em eventos internacionais, comparecendo ao Web Summit Lisboa em Novembro do ano passado e ao 25º International Public Relations Research Conference (IPRRC), em Orlando, Flórida (EUA) em fevereiro.
Entre os dias 07 e 08 de abril ocorreu o Page Society’s Spring seminar 2022, evento anual a Page. Sediado no Brooklyn, em Nova York, o encontro deste ano teve como tema “Relevância radical: o papel do CCO na transformação da empresa moderna” e contou com a presença de Paulo Nassar, Diretor Presidente da Aberje e membro da Page e Hamilton dos Santos, Diretor Geral da Aberje e membro da Page Up para acompanhar os insights.
No retorno dos encontros presenciais, a Page Society retoma o valioso contato interpessoal entre comunicadores globais. A presença física, o olho-no-olho e os apertos de mão com certeza são de muito valor depois de um período no qual isso não era possível. Porém, o evento foi muito além do retorno desses hábitos; a conferência ofereceu valiosos debates, interações e palestras onde nomes importantes da comunicação corporativa global trouxeram à tona a importância do CCO (Chief Communication Officer) para as organizações.
Com uma rica programação, alguns dos temas contemplados foram: insights para liderança, em palestra de Marshall Goldsmith, eleito pelo Economist como um dos conselheiros executivos mais confiáveis na nova era dos negócios; o papel do CCO para empresa trabalhar o fator social; o futuro da função de CCO. Dentre as conversas ao longo dos dois dias, vale destacar também “The Central Role of the Chief Communication Officer: A Conversation with Ken Frazier”.
Kenneth Frazier é Diretor Executivo do conselho da Merck e por muitos anos foi CEO da farmacêutica alemã. Em sua conversa com Bill Nelson no Spring Seminar, enfatizou o papel fundamental do CCO para a empresa em um mundo polarizado. Frazier iniciou dizendo que o período no qual ocupou o cargo de CCO da Merck foi o mais recompensador de sua carreira, e indicou que a função nunca foi tão importante quanto hoje “organizações são avaliadas por sua performance e seus valores”. Também apontou qual a principal função que alguém na posição de CCO deve exercer: “O papel mais importante do CCO não é representar a empresa para o exterior, mas ajudar a representar o exterior dentro da empresa”.
O encontro contou com a participação de Grazielle Parenti, VP de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos da BRF. A comunicadora brasileira participou do debate “The Carbon Continuum: Moving from Compliance to Leadership”, que relacionou o papel do CCO com questões ambientais, especialmente a emissão de carbono por parte das organizações. Embora não tenha ido à Nova York, a fala de Grazielle foi transmitida ao vivo para o público presente no encontro e levou valiosos insights para a discussão.
Além de Grazielle, outras figuras da comunicação corporativa brasileira marcaram presença no evento. Nelson Silveira, Diretor de Comunicação da General Motors para América do Sul, membro da Page Up e do Conselho Deliberativo da Aberje acompanhou presencialmente o encontro. Já Flávia Sekles, Head de Comunicação do Google para América Latina além de acompanhar, fez parte da curadoria do 2022 Page Spring Seminar.
Para mais detalhes sobre o evento, acesse a página oficial no site da Page, ou assista os vídeos do encontro no canal do Youtube.
Destaques
- Antônio Calcagnotto passa a integrar o Conselho Consultivo da Aberje
- Segunda edição da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias discute sustentabilidade e desenvolvimento
- Painel de Cases do Prêmio Aberje antecipa tendências da comunicação corporativa
- Conectando dados: insights da quinta reunião do Comitê de Cultura de Dados e Mensuração de Resultados
- CEOs discutem desafios da comunicação na liderança corporativa
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos DadosHamilton dos Santos O esporte na mira da crise climáticaGiovanni Nobile Dias Agilidade sem perder a qualidade: desafios da comunicação contemporâneaRicardo Torreglosa A consolidação do projeto de integração entre Comunicação e RelGov