18 de junho de 2024

Itaipu Binacional é nova associada da Aberje

A Itaipu Binacional é resultado de uma parceria entre os governos do Brasil e do Paraguai. A empresa foi fundada em 1974. Sua missão era construir e operar a usina hidrelétrica de Itaipu, a maior do mundo até então.

A usina está localizada no rio Paraná, divisa entre os dois países. É a usina que mais gerou energia na história, com mais de 3 bilhões de Megawatts-hora desde que começou a operar, em 1984. O suficiente para abastecer o mundo por 43 dias.

São 20 unidades geradoras de 700 Megawatts cada, que totalizam 14.000 Megawatts de capacidade instalada. Dez unidades operam em 50 Hertz, a frequência da concessionária no Paraguai. As outras 10 operam em 60 Hertz, frequência utilizada no Brasil.

A construção da barragem ocorreu de 1975 a 1982 e empregou 40.000 trabalhadores brasileiros e paraguaios em seu pico. A conclusão da barragem permitiu a formação do reservatório e Itaipu deu início à operação Mymba Kuera, que resgatou mais de 36 mil animais silvestres.

Em seguida, iniciou-se a montagem das peças eletromecânicas. Em 1992, a usina já operava as primeiras 18 unidades geradoras concebidas no projeto original. Mais duas unidades foram adicionadas em 2007, quando a usina atingiu sua capacidade total.

Mas a empresa não gera apenas eletricidade. Desde a sua criação, a Itaipu Binacional segue os princípios do desenvolvimento sustentável, refletidos por suas iniciativas ambientais, sociais e econômicas integradas que promovem a prosperidade em ambos os países.

Comunicação

A área de comunicação da empresa é chefiada pela jornalista Ana Paula Hedler. A profissional está à frente da superintendência de comunicação desde junho de 2023, gerenciando as equipes de imprensa, imagem institucional, relações públicas e gestão da comunicação (divisão encarregada dos trâmites financeiros).

Ana Paula Hedler, Chefe da Assessoria de Comunicação Social.

Segundo Ana Paula Hedler, “a comunicação corporativa desempenha um papel fundamental nas organizações, influenciando diversos aspectos de sua operação e sucesso. Uma comunicação corporativa eficaz ajuda a construir e manter uma imagem positiva da organização, além de tornar mais acessível e transparente o diálogo entre a empresa e a sociedade, os stakeholders, os funcionários, os clientes e o público em geral. Ela também gera engajamento entre os colaboradores, contribuindo para um ambiente de trabalho mais positivo e satisfatório; facilita a troca de conhecimentos e a inovação; e garante que todos estejam alinhados à missão, à visão e aos valores da empresa. Em situações de crise, a comunicação corporativa ajuda a mitigar os danos à reputação da organização e assegura que as informações corretas cheguem a todas as partes interessadas. Por isso, considero a comunicação corporativa uma ferramenta estratégica que ajuda as empresas a navegar no ambiente de negócios complexo e dinâmico da atualidade, promovendo a coesão interna e a conexão eficaz com o mundo exterior.”

Hedler é cedida pela Prefeitura de Londrina, onde é funcionária de carreira desde 2011 e atuava como gestora de comunicação. Ana Paula é mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), é também bacharel em Direito pela UEL.

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