Ypê chega aos 70 anos em ritmo de crescimento
A empresa comemora seu aniversário com conquistas e importantes reconhecimentos.
Seguir presente em mais de 90% dos lares brasileiros é o maior deles.
Ao completar 70 anos agora, em novembro, a Ypê segue em pleno crescimento. A companhia hoje gera 6 mil empregos diretos em 6 cidades brasileiras (Amparo e Salto, em São Paulo; Goiânia e Anápolis, em Goiás; Simões Filho, na Bahia; e Itapissuma, em Pernambuco). Além disso, mantém um portfólio com mais de 300 produtos das marcas Ypê, Atol, Assolan, Tixan e Perfex em 15 categorias. Dessas categorias algumas se destacam como líderes de mercado. É o caso de detergente líquido, sabão em barra e amaciante tradicional. Outras categorias seguem em crescimento, acompanhadas por constante inovação e lançamentos.
“A Ypê foi fundada em 1950, e começou sua história com a produção do tradicional sabão em barra, fabricado até hoje e líder de mercado. Daí em diante, foram feitos investimos em ampliação do portfólio e constante inovação para os produtos”, diz Waldir Beira Júnior, Presidente Executivo da Ypê.
E neste ano que marca seus 70 anos, a Ypê alcançou a presença em 91,5% dos lares brasileiros, de acordo com o relatório Kantar Brand Footprint (2020), da Kantar Worldpanel, além de ser eleita “Top of Mind em Detergente Líquido” pelo 5º ano consecutivo, de acordo com a apuração do Instituto Datafolha.
E ainda há mais motivos para celebrar. A Ypê acaba de completar o plantio de 1 milhão de árvores, em uma parceria mantida desde 2007 com a Fundação SOS Mata Atlântica, dentro do projeto Florestas Ypê – iniciativa que contribui para perenizar e garantir a disponibilidade da água e conservar a biodiversidade. Além disso, a empresa participa, também com a fundação, do projeto Observando os Rios, de monitoramento da qualidade da água de 230 rios em 17 estados em que há cobertura da Mata Atlântica.
A reciclagem também é alvo de iniciativas e investimentos da Ypê. De toda massa de embalagens que disponibiliza no mercado, 98% são recicláveis. Nos últimos 6 anos, 53% (em média) da resina PET empregada na produção de seus frascos é de origem reciclada, em substituição ao PET virgem. Ao investir em embalagens inovadoras, a Ypê poupou nos últimos 9 anos o uso de 25,6 mil toneladas de plástico e papelão. A sustentabilidade é um pilar da Ypê desde sua fundação, e essas ações são uma demonstração do compromisso que a empresa possui com o meio ambiente.
A diversificação e inovação é constante no portfólio da Ypê. Exemplos disso são os recentes lançamentos do Sabão Ypê Natural, que é 100% vegetal, o Amaciante Concentrado Ypê Essencial, translúcido e com tratamento micelar, além de uma nova versão para a linha de limpadores perfumados, o Mistérios da Natureza.
Pandemia
Nos primeiros meses da pandemia da Covid-19, a marca Ypê foi uma das primeiras a assumir seu papel de responsabilidade social. Em 72 horas, a companhia adaptou com agilidade uma linha de produção em sua matriz em Amparo (SP) para fabricar álcool em gel para doação a entidades de saúde e envasou álcool líquido a 70%. Ao todo foram produzidas 3,3 milhões de unidades de álcool, gel e líquido, para distribuição gratuita.
A Ypê também doou mais de 260 toneladas de sabão em barra para diversas entidades e comunidades carentes, como Paraisópolis e Heliópolis, em São Paulo, e Vila Kennedy e Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, além de equipamentos hospitalares com respiradores para entidade de saúde em Amparo (SP).
A Ypê buscou, desde o início da pandemia, tomar todas as medidas para assegurar o abastecimento do mercado com seus produtos de higiene e limpeza, bem como garantir a segurança e a saúde dos seus colaboradores e dos de toda a cadeia produtiva.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país