XYZA aposta em comunicação estratégica e tecnologia para produzir plataforma de sustentabilidade
Comunicação como estratégia para conscientização ambiental, desenvolvimento de uma cultura organizacional voltada à sustentabilidade e geração de resultados quanto à economia de recursos de água, eletricidade e correta gestão de resíduos. Essa é a proposta da plataforma online Ouy Inteligência Sustentável, desenvolvida pela agência Xyza Comunicação, associada da Aberje, em parceria com outras duas empresas: Reciclo Inteligência Ambiental e B2ML Sistemas.
A plataforma já teve um case de sucesso no município de Itajubá, sul de Minas Gerais, em 2018. A Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas (Facesm) e o Colégio Empreender atingiram uma economia de 36% no gasto de água e quase 16% no uso de energia elétrica. Quanto aos resíduos, aproximadamente 50% deixou de ir para o aterro e foi corretamente destinado para cooperativas recicladoras ou transformado em fertilizante por meio de compostagem. “A implantação da OUY na Facesm gerou resultados excepcionais na gestão dos gastos de água, energia elétrica e na correta destinação de resíduos. Além da economia, também foi construída uma nova cultura sobre a sustentabilidade”, afirmou o diretor geral da Facesm, Cirineu Ferreira dos Santos.
Esses resultados foram fruto da união da tecnologia e inovação da plataforma, que se utiliza de IoT (Internet of Things) para automatização e inteligência do sistema, com uma comunicação estratégica que integra materiais disponibilizados online como campanhas de comunicação sobre temas de sustentabilidade, conteúdos informativos e sugestões de atividades pedagógicas com estratégias de gamificação.
Além dos materiais, devices e sistemas de mensuração, a plataforma está recebendo novos módulos para atender também outras demandas de indústrias quanto à logística, valoração dos resíduos e modelos para tomada de decisões.
A união entre tecnologia e comunicação é um grande diferencial da plataforma e da agência como descreve Aleta Nunes, uma das idealizadoras da OUY e sócia-diretora da Xyza. “A comunicação digital e online marca a presença da tecnologia na nossa área, mas precisamos ir além e perceber que essa união nos permite gerar um processo comunicacional mais eficiente de diferentes modos, além de permitir evidenciar nossos resultados de forma mais tangível por meio de mensurações automatizadas e índices, inclusive econômicos”, explicou.
Alinhada aos propósitos da Xyza, a plataforma se propõe a deixar legados em três pilares: social, ambiental e econômico, contribuindo para a construção de uma reputação sólida para seus clientes por meio de um trabalho constante de responsabilidade social e ambiental. No momento, a atuação está focada na região sudeste, mas para atingir os impactos esperados o modelo da OUY foi desenvolvido para possibilitar que seja escalável para qualquer região do país.
Para mais informações acesse o site ouyinteligencia.com.br ou envie e-mail para: oi@ouyinteligencia.com.br
Destaques
- Painel de Cases do Prêmio Aberje antecipa tendências da comunicação corporativa
- Conectando dados: insights da quinta reunião do Comitê de Cultura de Dados e Mensuração de Resultados
- CEOs discutem desafios da comunicação na liderança corporativa
- Belém recebe lideranças para discutir sustentabilidade e desenvolvimento na Amazônia
- Quinta reunião do Comitê de Comunicação Interna, Cultura Organizacional e Marca Empregadora debate engajamento de colaboradores
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos DadosHamilton dos Santos O esporte na mira da crise climáticaGiovanni Nobile Dias Agilidade sem perder a qualidade: desafios da comunicação contemporâneaRicardo Torreglosa A consolidação do projeto de integração entre Comunicação e RelGov