11 de outubro de 2023

Websérie Insiders: protagonistas da comunicação ESG fecha temporada 2023 com episódio especial

Promovido pela Jabuticaba Conteúdo e Aberje, websérie apresenta cases da LATAM Airlines, União Química, Toyota, Avon, Ultracargo e BRF

A segunda temporada da websérie Insiders: os protagonistas da Comunicação de ESG – produção da Jabuticaba Conteúdo em parceria com a Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial lançada no final de agosto  – chega ao final com o 7º episódio, que traz um resumo do que foi apresentado ao longo das visitas às organizações e das ideias de comunicadores sobre o tema. Participaram desta edição as empresas LATAM Airlines, União Química, Toyota, Avon, Ultracargo e BRF, todas associadas à Aberje.

A versão 2023 de Insiders teve como objetivos principais apresentar profissionais que se sobressaem na comunicação da agenda ESG, reconhecer empresas que dialogam com seus diversos stakeholders e inspirar outros profissionais a usarem o poder da comunicação na construção de um mundo mais sustentável. Os sete episódio estão disponíveis no Youtube da Aberje.

Conheça as experiências retratadas nesta segunda edição:

Episódio 1 – Engajamento sem Fronteiras: Comunicando o “E” para dentro: na estreia da temporada, a gerente de sustentabilidade na LATAM Airlines Brasil, Ligia Sato Paccioni, apresenta o programa “Embaixadores da sustentabilidade”, criado para sustentar a estratégia ESG da empresa aérea.

Episódio 2 – Sementes da Transformação: Comunicando o “E” para fora: neste episódio, Juliana de Freitas Correa, analista de comunicação sênior na farmacêutica União Química, mostra como a comunicação se envolveu no projeto “Raízes da União”, que aumentou a percepção de imagem da marca associada ao tema da sustentabilidade.

Episódio 3 – Costuras da Vida: Comunicando o “S” para dentro: a comunicação na Toyota tem como premissa sempre priorizar os funcionários. Neste episódio, Otacilio do Nascimento, gerente de Comunicação Institucional da companhia, conta sobre o papel da comunicação no projeto Re Tornar, que já beneficiou 2 mil costureiras que reutilizam resíduos da fábrica para produzir mochilas, bolsas e outras peças.

Episódio 4 – Histórias que mudam a História: Comunicando o “S” para fora: neste episódio, Janaína Gomes, então gerente de Relações Públicas e Comunicação Externa na Avon e na Natura Brasil, destaca que a comunicação foi importante para amplificar as histórias do movimento #EssaÉMinhaCor, e acelerar as metas do compromisso antirracismo.

Episódio 5 –  Guardiões da Coerência: Comunicando o “G” para dentro: Fernanda Guedes, gerente de Sustentabilidade e Comunicação da Ultracargo, empresa de armazenagem de granéis líquidos, pertencente ao Grupo Ultra, é a protagonista do episódio sobre comunicação de governança para o público interno.

Episódio 6 – Jornada pela Transparência: Comunicando o “G” para fora: Rafael Conejo, gerente de Comunicação Corporativa e de Marca Corporativa na BRF, mostra como a comunicação foi imprescindível para resgatar a reputação de uma das maiores companhias de alimentos do mundo.

Episódio 7 –  Agentes de Comunicação: finalizando a segunda temporada da Webserie Insiders, o último episódio traz um resumo do que foi apresentado ao longo das visitas às organizações e das ideias de comunicadores sobre o tema.

WEBSÉRIE INSIDERS

A websérie Insiders estreou em 2022, com o tema “Protagonistas da Comunicação Interna”, destacando os profissionais de comunicação interna da Bayer, Votorantim Cimentos, Vivo, iFood, Dow e Siemens, com a proposta de mostrar o papel estratégico da área para o engajamento de funcionários e para a construção da cultura organizacional. Os seis episódios dessa primeira temporada também estão disponíveis no Youtube da Aberje.

  • COMPARTILHAR: