Volkswagen do Brasil recebe certificado de energia renovável
A Volkswagen do Brasil recebeu o Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC). O documento comprova que todas as unidades da empresa — as fábricas Anchieta (em São Bernardo do Campo – SP), Taubaté (SP), São Carlos (SP) e São José dos Pinhais (PR) — e o Centro de Peças e Acessórios (PAC), em Vinhedo (SP), utilizam energia elétrica 100% proveniente de fontes renováveis.
A entrega do documento foi feita pelas fornecedoras de energia Auren e Enel Brasil em evento na fábrica Anchieta da Volkswagen do Brasil, fortalecendo ainda mais a parceria entre as empresas.
“A conquista do Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC) para todas as unidades da Volkswagen do Brasil representa que estamos acelerando em nossa estratégia de neutralização de carbono (Way to Zero). Com o uso de energia elétrica 100% renovável e certificada, atingimos um nível de excelência global em nossas operações. Essa ação reforça o nosso compromisso em criar um ecossistema de mobilidade livre de carbono para todos”, afirma Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil.
A estratégia de descarbonização da Volkswagen do Brasil está alinhada à estratégia global da empresa (Way to Zero), que tem o objetivo de ser neutra em carbono até 2050, considerando produtos e processos.
Volkswagen do Brasil lança seu Anuário de Sustentabilidade 2022
A Volkswagen do Brasil também acaba de lançar seu Anuário de Sustentabilidade 2022. Clique aqui ou acesse pelo site da Volkswagen do Brasil. A publicação traz as ações, estratégias e avanços da empresa na pauta ESG (Ambiental, Social e Governança).
“O Anuário de Sustentabilidade 2022 da Volkswagen do Brasil destaca o nosso compromisso com o meio ambiente e a sociedade. Os avanços revelam que a marca segue firme em seu crescimento sustentável com inovações em produtos e processos, além do cuidado com as pessoas, promovendo a diversidade & inclusão, especialmente na ampliação da liderança feminina. Atestamos também a capacidade criativa e o empenho do nosso time para garantir a sustentabilidade do negócio da Volkswagen, que acaba de completar 70 anos de pioneirismos e inovações no Brasil”, diz Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil.
Além de detalhar a estratégia de descarbonização da Volkswagen do Brasil, alinhada ao objetivo global da empresa de ser neutra em carbono até 2050, o Anuário traz diversos temas, como o investimento de R$ 50 milhões no Laboratório de Emissões da fábrica Anchieta e a ofensiva de produtos da Volkswagen, que prevê o lançamento de 15 novos veículos até 2025. Destaque para a liderança da marca no segmento de SUVs compactos, com T-Cross e Nivus, em 2022 e que se mantém no primeiro trimestre de 2023.
Estratégia ACELERA VW
A Anuário reúne as principais ações que impulsionam a Volkswagen do Brasil por meio da estratégia ACELERA VW, lançada em 2022 para tornar a empresa cada vez +Diversa, +Digital, +Ágil, +Centrada no Cliente e +Neutra em Carbono.
“O Anuário destaca a transformação da Nossa Volkswagen em uma marca cada vez mais conectada à tecnologia, ao planeta e às pessoas. Em suas páginas, tratamos das ações concretas que nos ajudam a aumentar a participação de mulheres na liderança, com a meta de alcançar 30% até 2025, e a avançarmos ainda mais rumo à descarbonização. Também demonstramos como podemos ser um parceiro-chave do Grupo Volkswagen para estratégias e projetos sustentáveis em mercados globais”, afirma Silene Chiconini, diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Volkswagen.
Pioneirismo ambiental
Outro destaque é a iniciativa pioneira da Volkswagen do Brasil na contratação para o uso de biometano para atender às demandas em suas fábricas de Taubaté (SP) e Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). A Volkswagen é a primeira fabricante de veículos do País a fazer uma parceria para garantir na geração o gás natural renovável (biometano) para parte de sua demanda, principalmente no processo produtivo da Pintura de carrocerias. A substituição do gás natural de origem fóssil pelo biometano, na geração, representa redução de mais de 90% nas emissões de CO2 fósseis (base GHG Protocol).
Acesse aqui o Anuário de Sustentabilidade da Volkswagen do Brasil ou no site da Volkswagen do Brasil.
Destaques
- Mesa-redonda debate atuação dos CCOs para edição 2024 da revista Valor Setorial Comunicação Corporativa
- Conferência Internacional de pesquisadores em RP abre chamada para submissão de resumos
- Comerc Energia é nova associada da Aberje
- Em lançamento da segunda edição de “Muito Além do Media Training”, autoras comentam as atualizações da obra e importância do tema
- 28% das empresas observa alcance e abrangência como principal desafio comunicacional, aponta pesquisa sobre comunicação no mercado financeiro
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias Agilidade sem perder a qualidade: desafios da comunicação contemporâneaRicardo Torreglosa Anuário da Comunicação CorporativaLuis Alcubierre Manipulação Positiva: Uma Nova Abordagem para o Sucesso ColetivoGiovanni Nobile Dias Comunicação estratégica amplifica responsabilidade coletiva sobre a sustentabilidadeTatiana Maia Lins Gestão da Reputação é um tema sério, cuidado com oportunistas de plantão