Volkswagen celebra 50 anos do SENAI VW com mais de 7 mil formados
A Volkswagen do Brasil celebra os 50 anos do Centro de Formação Profissional SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) Volkswagen. Localizada na fábrica Anchieta da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo (SP), a escola já ofereceu formação profissional de excelência a mais de 7 mil alunos.
O Centro de Formação Profissional SENAI Volkswagen tem uma estrutura completa e de padrão global. Além de instalações modernas, a escola conta com Laboratórios de Automação, de Projetos Mecatrônicos e de Tecnologia Automotiva, incluindo equipamentos avançados de IoT (internet das coisas voltada para comunicação e troca de dados de manufatura), impressora 3D e simuladores de produção. Conta também com Oficinas de Aprendizagem Automotiva, Metal-mecânica e de Eletroeletrônica & Automação.
“Celebrar os 50 anos da inauguração oficial do SENAI Volkswagen é uma grande honra para todos nós. Essa parceria de sucesso representa o compromisso da Volkswagen do Brasil em oferecer aos jovens uma formação do mais alto nível, vivenciando os desafios da indústria, além de uma oportunidade profissional na maior fabricante de automóveis do País. Ao concluir o curso, eles estão prontos para atuar no processo produtivo e contribuir de forma inovadora com a transformação da Nossa VW”, disse Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil.
Cursar o SENAI Volkswagen abre oportunidades de desenvolvimento e crescimento na empresa. Essa é a história de Douglas Pereira, ex-aluno e hoje vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul: “Há 28 anos tive a oportunidade de realizar o sonho de entrar na VW por meio desse programa de aprendizagem. Essa escola representa muito mais do que a formação profissional e técnica para o trabalho. Representa a transformação de vidas.”.
A parceria oficial entre a Volkswagen e o SENAI, com a escola dentro da unidade Anchieta, teve início em 1973, mas a empresa já oferecia outros programas de qualificação profissional desde a inauguração da fábrica, em 1959. A Anchieta é primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha, iniciando a expansão global da marca.
Formação de excelência
Atualmente, o SENAI Volkswagen oferece duas formações com propostas inovadoras. O programa de dois anos inclui os cursos de Aprendizagem Industrial (diploma de Operador de Processos de Manufatura Automotiva, no primeiro ano) e Técnico em Mecatrônica (no segundo ano). Além das aulas com foco em inovação e tecnologia, os alunos desenvolvem projetos para aprimoramento de processos industriais.
Anualmente, são cerca de 120 alunos, sendo metade formandos que estão prontos para o mercado de trabalho, após vivenciarem o dia a dia da indústria. Os alunos aprovados no curso têm a chance de serem contratados pela Volkswagen do Brasil. Para se matricular, é necessário ter 16 ou 17 anos e ser filho, irmão ou enteado de colaborador Volkswagen.
O SENAI Volkswagen também oferece o curso pós-técnico FIC (Formação Inicial Continuada), uma parceria entre a Volkswagen, a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha e a empresa Grob. Esse curso, com um ano de duração, é oferecido a colaboradores da Volkswagen e da Grob e segue o conceito de Ensino Dual, com aulas teóricas em sala e práticas diretamente no processo produtivo, incluindo o desenvolvimento de projetos para aprimoramento de processos. Os alunos aprovados recebem a certificação de Desenvolvedor Integrador de Sistemas Automatizados de Manufatura, válida internacionalmente.
“A relação entre a Volkswagen, o SENAI e a sociedade é um exemplo a ser seguido. Esse tipo de conexão é fundamental para que o setor produtivo identifique a real demanda de formação e, por outro lado, o SENAI a compreenda e a transforme em cursos de formação profissional aderentes a essa necessidade. Essa parceria de sucesso gera impacto econômico e social: a empresa recebe mão de obra qualificada e os jovens recebem qualificação de qualidade que lhes abre as portas do mercado de trabalho”, disse Ricardo Terra, diretor regional do SENAI São Paulo.
“A parceria de 50 anos entre a Volkswagen e o SENAI demonstra que a empresa acredita e investe na capacitação profissional das pessoas, tanto no desenvolvimento humano, como na formação direcionada para as necessidades específicas da fábrica. Esse elo de confiança nos dá a missão de formar jovens altamente capacitados para atuar na produção dos veículos. É um orgulho enorme fazer parte dessa história”, afirmou o diretor do SENAI Volkswagen, João Domingos Chiari Sanchez.
Diversidade & Inclusão: 50% das vagas são para mulheres
A Volkswagen do Brasil trabalha para ser uma empresa cada vez mais diversa, humana e próxima das pessoas. Em linha com esses objetivos, a diversidade é outro ponto de destaque no SENAI Volkswagen, que recebeu as primeiras alunas do gênero feminino em 1992. Hoje, 50% das vagas são destinadas às mulheres.
Destaques
- Painel de Cases do Prêmio Aberje antecipa tendências da comunicação corporativa
- Conectando dados: insights da quinta reunião do Comitê de Cultura de Dados e Mensuração de Resultados
- CEOs discutem desafios da comunicação na liderança corporativa
- Belém recebe lideranças para discutir sustentabilidade e desenvolvimento na Amazônia
- Quinta reunião do Comitê de Comunicação Interna, Cultura Organizacional e Marca Empregadora debate engajamento de colaboradores
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos DadosHamilton dos Santos O esporte na mira da crise climáticaGiovanni Nobile Dias Agilidade sem perder a qualidade: desafios da comunicação contemporâneaRicardo Torreglosa A consolidação do projeto de integração entre Comunicação e RelGov