VLI valoriza a diversidade em todas as suas portas de entrada
Na próxima quarta-feira (dia 28), uma live trará um bate-papo sobre desenvolvimento de carreira e dicas para o processo seletivo de trainee
O programa de trainee é a porta de entrada de diversas empresas e, exatamente em um desses processos seletivos da VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos –, o engenheiro químico Rafael de Jesus Lima Mattos, de 29 anos, conseguiu a tão sonhada aprovação, se tornou trainee de Planejamento e Execução e hoje é analista de Planejamento. “Desde o processo de inscrição percebi que a companhia era diferente e já me ganhou. Por tudo que foi passado e pelo cuidado conosco, vi que não era uma mera seleção. Afinal, o programa foge do convencional que estamos acostumados”, comenta.
Ele conta que nasceu em Pojuca, na Bahia, mas quando tinha 1 ano de vida se mudou para Alagoinhas (BA), onde morou até os 18 anos. “Lá tem a atuação da VLI e minha casa ficava a 200 metros da linha do trem. Cresci nesse universo e, quando surgiu essa oportunidade, não pensei duas vezes. Estar na VLI é a realização de um sonho. O processo seletivo já nos mostra as oportunidades de desenvolvimento profissional na companhia, que tem como grande diferencial o investimento nas pessoas. A VLI acredita que as pessoas são seu futuro”.
E já em sua primeira semana na VLI, Rafael Mattos foi convidado para participar do grupo de afinidade LGBTQIA+, do qual hoje é líder. “Essa é mais uma chance de fazer parte da transformação na empresa, promovendo um ambiente respeitoso e igualitário para todas as pessoas.
Diversidade
De acordo com ele, a VLI está aberta a todo o tipo de diversidade. “Estamos em um ambiente seguro e temos diversas ações que asseguram a diversidade e inclusão. Para todas elas contamos com o apoio de todas as lideranças. Todos são respeitados e ninguém é tratado de forma diferente por ser mulher, negro ou da comunidade LGBTQIA+. Esse é um grande recado da companhia para todas as pessoas. Na VLI podemos sermos nós mesmos”, destaca.
Tanto que ser você mesmo é a primeira dica dele a todos os candidatos do Trainee 2023. “O primeiro processo da minha vida, em que consegui ser eu mesmo, foi no da companhia. Valorize suas histórias. Currículos bons, todos têm. Suas vivências farão diferença, então, valorize quem você é”, Para Rafael Mattos, além de se preparar de fato, o candidato deve se conhecer bem e saber demonstrar isso.
Estudar a empresa e verificar se seus valores pessoais estão de acordo com o que ela prega, é outra orientação do trainee da VLI. Afinal, tanto o básico sobre o negócio quanto esses valores serão demandados ao longo da seleção. “O processo seletivo na companhia é leve, com momentos lúdicos, conversas e espaço para tirar dúvidas. Esteja preparado e, caso a aprovação não aconteça, não desista. Se conecte com as pessoas e com a empresa”, observa.
Live
Na próxima quarta-feira (dia 28), a VLI promove uma live, às 18h, que trará um bate-papo sobre desenvolvimento de carreira, experiências, benefícios, cultura da companhia e dicas para o processo seletivo de trainee. O prazo para inscrições no Programa de Trainee 2023 da VLI segue até às 12h do dia 6 de outubro.
O processo seletivo será totalmente digital e os interessados de todo o país podem se candidatar pelo site www.vli-logistica.com.br/trainee-2023. Podem participar pessoas de todos os cursos de bacharelado ou licenciatura; graduados entre dezembro de 2020 ou com formatura prevista para até dezembro de 2022; conhecimento intermediário em inglês; disponibilidade para mudanças e jornada diária de oito horas.
Destaques
- Missão COP30: e-book de curso preparatório para comunicadores está disponível para associadas
- Referência FC estreia na Copinha com apoio da Aberje e da Prefeitura de Embu das Artes
- Diageo Day celebra conexões no mercado de bebidas a partir de relacionamento com públicos estratégicos
- Capítulo Aberje MG e parceiros se unem em campanha contra violência de gênero
- Lab de Comunicação para Diversidade discute políticas efetivas de DEI no mercado brasileiro
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados