28 de julho de 2023

Veracel inicia a construção de uma plataforma de Agricultura Familiar para associações do Sul da Bahia

Com a ferramenta, toda a cadeia de produção dos pequenos produtores será mapeada, o que significa mais desenvolvimento nas atividades
Seu Nêgo, agricultor familiar da APRUNVE mostra a produção de hortaliças da comunidade. Foto: Ernandes Alcântara

O Dia da Agricultura Familiar, comemorado em 27 de julho, é uma data para reconhecer e valorizar a contribuição dos agricultores familiares para a segurança alimentar, o desenvolvimento sustentável e a economia do país. Com esse foco, a Veracel está dando início à construção de uma plataforma digital que reunirá informações, dados e indicadores relacionados à produção de pequenos agricultores que a empresa apoia em sua região de atuação, no Sul da Bahia. Esse recurso será uma ferramenta importante para o desenvolvimento da cadeia produtiva da região.

A plataforma irá compilar dados completos do negócio, como quantas toneladas são produzidas, de que modo os itens são beneficiados para a venda, os locais de comercialização, os custos envolvidos, quais as oportunidades de expansão de vendas, entre diversas outras informações que estruturam os detalhes relacionados à atividade dos pequenos agricultores.

O objetivo é profissionalizar todo o processo produtivo e o escoamento local dos produtos, contribuindo para o desenvolvimento econômico do território.

“Queremos que a plataforma funcione como uma rede para conectar os diversos atores envolvidos na agricultura familiar da região. Isso passa muitas vezes por organização, documentação e profissionalização dos produtores locais, e pelo fortalecimento das instituições, permitindo a atração de novos financiadores, o compartilhamento de experiências, além de gerar mais renda e autonomia para os produtores”, explica Alexandre Campbell, gerente de Responsabilidade Social e Comunicação.

Inovação

Inovação a serviço da agricultura familiar. Esse é o objetivo do projeto desenvolvido e customizado a partir das necessidades identificadas pela empresa. “Achei o projeto inovador. Ele vai reunir informações que hoje fazem falta para a tomada de decisões e o planejamento para os agricultores. A disponibilização da plataforma vai facilitar, e muito”, destacou Ado Henrique, coordenador geral da Associação 3 de Julho, que reúne pequenos agricultores da cidade de Eunápolis.

Ado e outros produtores participaram de um workshop realizado pela Veracel para falar da plataforma, oferecer orientações iniciais e tirar dúvidas de produtores, grupos de agricultores e associações. A plataforma de agricultura familiar da Veracel é um projeto que será estruturado durante três anos.

“A ferramenta também irá ajudar a Veracel a elencar indicadores sociais e a avaliar com mais precisão a eficiência do apoio que prestamos  às  associações, uma ação que faz a diferença no desenvolvimento social na região Sul da Bahia”, destaca Izabel Bianchi, coordenadora de Responsabilidade Social da Veracel.

Atualmente, a companhia apoia diversos projetos de agricultura familiar, investindo e beneficiando pessoas por meio dos coletivos rurais, das comunidades de pesca, de grupos de mulheres e de associações comunitárias.

É o caso da cozinha comunitária idealizada pela associação feminina criada dentro da área gerida pela Associação de Produtores Rurais Unidos Venceremos (APRUNVE), de Porto Seguro (BA). A Associação de Mulheres Produtoras Rurais Agroecológicas (AMPRA) conta com 25 associadas, conhecidas como Mulheres Guerreiras. Elas produzem geleias, sequilhos, bolos, pães, salgados, doces e chips, entre outros itens. Todos feitos com o que é cultivado pela comunidade e vendidos sob encomenda. Além disso, também oferecem café da manhã, almoço e lanche para eventos. Essa iniciativa se transformou em uma agroindústria, e a marca Mulheres Guerreiras agregou ainda mais valor aos produtos plantados, contribuindo para aumentar a renda das associadas.

Os recursos investidos pela Veracel em projetos como esse buscam ampliar o capital social da região, criando condições para identificar vocações, capacitar pessoas e dar o suporte necessário aos agricultores até que a autonomia e o protagonismo das comunidades sejam alcançados.

  • COMPARTILHAR: