Veracel Celulose celebra 30 anos de atuação
Localizada em Eunápolis, no Sul da Bahia, a companhia integra operações florestais, industriais e de logística em 11 municípios da região e construiu sua história de forma integrada à proteção ambiental e ao desenvolvimento socioeconômico da Costa do Descobrimento
A Veracel Celulose completa hoje 30 anos de operações com muitos motivos para comemorar. Responsável pela produção de mais de 1,1 milhão de toneladas de celulose ao ano, com área total de 198 mil hectares, 87,6 mil hectares de plantios de eucalipto, cerca de 100 mil hectares de área de preservação de matas nativas e quase 3.200 colaboradores próprios e terceiros, a companhia é um elemento-chave de desenvolvimento da região em que está localizada.
A Veracel Celulose é um empreendimento conjunto entre duas grandes empresas do setor de celulose e papel em âmbito internacional: a brasileira Suzano e a sueco-finlandesa Stora Enso, que compartilham o controle acionário da companhia, detendo, cada uma, 50% do capital acionário da empresa. Localizada em Eunápolis, no Sul da Bahia, a companhia integra operações florestais, industriais e de logística em 11 municípios da região.
“A nossa trajetória foi construída por pessoas que se dedicaram intensamente à criação de importantes parcerias e muitos aprendizados. Colocamos o diálogo no centro de nossas relações e, nesses 30 anos de história, o empreendimento não apenas se transformou, mas também adquiriu um papel importante como agente de transformação e de desenvolvimento do nosso território, seguindo um caminho de valorização e respeito às pessoas e às comunidades presentes na região em que estamos inseridos”, celebra Caio Zanardo, diretor-presidente da empresa. “Por isso, hoje, a nossa comemoração tem olhos para o futuro, pois sabemos do passado e presente que constituímos, baseados na nossa imensa satisfação por termos associado o sucesso do nosso negócio com o desenvolvimento socioeconômico da nossa região, com a proteção ambiental do nosso entorno e o cuidado genuíno com as pessoas”, ressalta Zanardo.
Inspirada nessas premissas, a Veracel lançou a campanha comemorativa de seu aniversário. Com o mote “Veracel 30 anos: Somos transformação”, a empresa celebrará o protagonismo dos seus colaboradores reconhecendo-os como centro de todas as ações e resultados, entendendo que mudanças e movimentos positivos só ocorrem graças ao foco e atuação de todos os envolvidos. O logo da empresa também se transforma durante os meses de comemoração, recebendo um selo especial que conta com o número 30 estilizado, que simboliza, em sua parte central, uma árvore de eucalipto – a sua matéria-prima. Além disso, o logo também traz as cores dos elementos fundamentais para o negócio da Veracel, como a água, o sol, o solo e o verde das plantações.
“A Veracel é uma empresa que trouxe progresso para a região. Sou de Barrolândia, um distrito de Belmonte que fica ao lado da fábrica. Eu conheci o local da fábrica antes dela existir. Acompanhei todo o seu processo de construção. Por isso, pude presenciar o desenvolvimento que ela nos trouxe. Assim que a Veracel começou a ser construída foi iniciado o calçamento e implantaram de um sistema de esgoto no povoado, algo que não existia até então. Além disso, a fábrica gerou muito emprego, renda para cidade e alavancou os municípios, melhorando a qualidade de vida, por meio de novas empresas, novas escolas e tornando a região um lugar melhor para se viver”, destaca Sandoval Nascimento Silva, colaborador da área de Compras da Veracel.
Firme no compromisso de ser responsável e de respeitar as pessoas, a Veracel busca sempre contribuir com a qualidade de vida regional. Para Dr. Mario Gontijo, diretor do Laboratório Gontijo e professor de medicina da faculdade Pitágoras de Eunápolis, a empresa trouxe mudanças importantes para o seu entorno.
“Antes da escolha de investir em nosso negócio, estudamos diversas opções de localidades que trariam retorno profissional, patrimonial e social e foi a partir da informação de que a Veracel já estaria se instalando na região, que escolhemos o município de Eunápolis para residir e investir. Na época, a cidade tinha cerca de 13% de ruas asfaltadas e 17% de rede de esgoto e, com a chegada deste empreendimento, vimos este cenário mudar: os fornecedores foram melhor qualificados, houve melhorias na infraestrutura, na educação, além da ampliação no investimento social no município. Houve uma abertura legítima de horizontes no campo industrial, econômico e empresarial na região”, destaca. “Além disso, a empresa foi a maior apoiadora financeira no primeiro projeto tripartite do estado da Bahia, modelo que conta com investimentos privados em parceria com a gestão do município e do estado da Bahia, para a construção da UTI do hospital da cidade em um projeto que se tornou referência no estado e propiciou, além do importante suporte hospitalar para a população, também a chegada de faculdades de medicina para a região e a formação de novos profissionais locais”, ressalta o médico e professor.
Além disso, a preocupação com a conservação ambiental faz parte da agenda de sustentabilidade da companhia, conforme também observa o Dr. Gontijo: “O respeito e cuidado com o meio ambiente da Veracel é algo muito presente na nossa região. Sou piloto e sobrevoo com frequência a área de plantação da Veracel, sendo possível observar como a plantação de eucalipto é intercalada com mata nativa, formando corredores de florestas nativas”, finaliza.
Ainda em linha com o seu firme compromisso de cuidar das pessoas, podemos ver o depoimento de colaboradores como Edileuza Maria Checon, Especialista em Gestão de Tecnologia da Informação, na Veracel. “Tenho muito orgulho de trabalhar nesta empresa, pois ela pauta-se sempre na ética, nutrindo muita preocupação e zelo com os seus colaboradores e pessoas da comunidade. A Veracel é uma empresa íntegra e com o foco na sustentabilidade. Tudo que fizemos até hoje foi baseado no que é certo e, dessa forma, conseguimos transformar a realidade ao nosso redor. Tanto dentro da empresa, quanto fora, procuramos constantemente atuar como agentes de transformação e, a partir daí, inspiramos outras pessoas a agirem da mesma forma” pontua a profissional.
Todos e todas são nossos convidados para essa celebração
Como forma de celebrar essas boas histórias, a Veracel Celulose criou um ambiente virtual para unir depoimentos, memórias, imagens, vídeos e a sua linha do tempo. Esse espaço é aberto para todas as pessoas, basta acessar Veracel 30 anos para acompanhar as atualizações desta campanha e ter mais informações sobre a empresa. Veja aqui o vídeo comemorativo da empresa para a data:
(Clique aqui para assistir o vídeo)
|
Principais marcos da história Veracel
A história da Veracel começou em 1991 com a plantação de seus primeiros eucaliptos. Antes mesmo da fábrica da empresa começar a operar, a Veracel se comprometeu em ser uma guardiã da biodiversidade da região Sul da Bahia e, em 1998, criou a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Estação Veracel, que inclusive abriga o manancial de água que abastece Porto Seguro.
Em 2001, entrou em operação o Terminal Marítimo de Belmonte. Vital na logística de transporte da celulose, o porto é dedicado ao escoamento da produção da Veracel. Em 2003, a companhia ampliou sua base florestal, compartilhando as oportunidades de negócio do plantio de eucalipto com produtores vizinhos.
Já 2005 marcou o início da operação da fábrica, e os investimentos sociais na região começaram a transformar a vida de comunidades inteiras. Esse foi o caso de Barrolândia, o distrito mais próximo da fábrica, onde foram realizadas melhorias na construção de instalações sanitárias nas residências; canalização e tratamento de esgoto; pavimentação de ruas; novos prédios públicos; e o combate ao maior índice de ocorrência de hanseníase do Brasil naquela época.
Outros marcos importantes ocorreram em 2005, quando a empresa recebeu a a certificação do manejo sustentável de florestas – CERFLOR, endossado pelo Programme for the Endorsement of Forest Certification (PEFC) e em 2008, com a certificação internacional de manejo florestal Forest Stewardship Council® – FSC® C017612. Ambas as certificações garantem que a companhia produz celulose respeitando o meio ambiente, sendo socialmente justa e economicamente viável. Essas titulações reforçam o compromisso da empresa com o equilíbrio entre as questões ambientais, econômicas e sociais. Já em 2011, o programa de produção da Veracel foi pioneiro na dupla certificação dos produtores florestais que passaram a cuidar da gestão da certificação por meio de sua própria entidade de classe e são autônomos nesse processo.
A partir daí a companhia cresceu e, em 2019, superou a capacidade de produção do desenho original da fábrica. O sucesso da produção veio acompanhado de um intenso trabalho ambiental e social, que contou com o apoio da comunidade e de diversos parceiros importantes para o desenvolvimento da companhia nesse processo.
Em 2020, a Veracel foi considerada um dos melhores lugares para se trabalhar na Bahia no ranking Grat Place To Work (GPTW) e uma das trinta melhores para se trabalhar no agronegócio brasileiro. Em 2021, a companhia apareceu novamente no GPTW Bahia, desta vez entre as 4 primeiras colocadas, avançando 7 posições na comparação com o ano anterior.
“Podemos sonhar grande porque acreditamos que o jeito Veracel nos levará a grandes realizações. Temos comprometimento com resultados, diálogo, transparência, preservação do meio ambiente, responsabilidade social e compromisso com pessoas. Somos uma referência sobre como fabricar celulose de alta qualidade de forma sustentável. Com muito orgulho, produzimos da Bahia para o mundo”, finaliza Zanardo.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país