Vencedores do Prêmio Petrobras de Jornalismo recebem troféus no Rio de Janeiro
A Petrobras entregou na noite desta terça-feira (30/6) os 35 troféus aos vencedores da segunda edição do Prêmio Petrobras de Jornalismo. A cerimônia, realizada na Sala Cecília Meirelles, no Centro do Rio de Janeiro, premiou 17 trabalhos na categoria nacional e 17 na categoria regional, com valores entre R$ 7.600 e R$ 18.250. A principal vencedora da noite foi a jornalista pernambucana Fabiana Moraes, do Jornal do Commercio, de Pernambuco. Ela levou o Grande Prêmio Petrobras, no valor de R$ 31.800, com a série de reportagens "Especial Casa-Grande & Senzala”, produzida em parceria com Diogo Guedes e Bruno Albertim. Ao todo, 1.104 trabalhos, de todas as regiões do país, foram inscritos. A jornalista Beatriz Thielmann, que faleceu em março deste ano, foi homenageada na cerimônia. Beatriz conduziu a cerimônia ao lado de Sidney Rezende em 2013. Este ano, George Vidor apresentou a premiação.
A matéria vencedora trata do cotidiano de jovens que, desde a infância, sofrem com a exploração sexual, tendo como gancho a mais conhecida obra de Gilberto Freyre: Casa-Grande & Senzala, que completou 80 anos. A série resultou em mudanças na gestão da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco. Fabiana dedicou o prêmio às protagonistas da reportagem. "Acredito no papel do jornalismo na defesa dos vulneráveis, e na construção de um país com mais equidade social no futuro", revelou a jornalista.
O diretor financeiro e de Relações com Investidores da Petrobras, Ivan Monteiro, representou o presidente Aldemir Bendine, e entregou o prêmio principal. Em nome da diretoria e dos funcionários da companhia, Monteiro ressaltou a importância do trabalho realizado pela imprensa. Também participaram do evento representantes de entidades ligadas ao jornalismo, como Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos (Arforc), da Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira no Brasil e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro.
Pela primeira vez a premiação foi dada também a uma reportagem internacional. A equipe da TV alemã ZDF, representada por Andreas Wunn, foi a vencedora com a reportagem “Brasil, país da saudade”, de dezembro de 2013. A reportagem associa imagens de norte a sul do Brasil a símbolos culturais como futebol, feijoada e samba, com o objetivo de retratar, através de histórias, o país anfitrião da Copa do Mundo de 2014.
A escolha dos melhores trabalhos foi feita em duas etapas. Na primeira, todos os trabalhos recebidos foram avaliados por uma comissão de pré-seleção composta por oito jornalistas. Na etapa seguinte, os trabalhos foram analisados pela comissão julgadora, composta por outros seis jornalistas, todos com grande experiência profissional. Após uma reunião final, a comissão julgadora indicou entre todos os trabalhos o vencedor do Grande Prêmio Petrobras de Jornalismo.
Lançado em maio de 2013, como uma das ações de comemoração dos 60 anos da companhia, o Prêmio Petrobras de Jornalismo tem o objetivo de reconhecer a importância dos meios de comunicação e, sobretudo, dos jornalistas que participam do processo de democratização e disseminação de informações relevantes ao país.
Veja a matéria vencedora do Grande Prêmio Petrobras de Jornalismo
Confira a lista dos vencedores das categorias Nacional e Internacional
Confira o vencedor da categoria Fotojornalismo Nacional
Destaques
- Prêmio Aberje 2024 anuncia destaques do ano: Comunicadores, CEO Comunicador, Mídias e premiações especiais
- Conecta CI promove integração e inovação na Comunicação Interna
- Comitê Aberje de Gestão da Comunicação e da Reputação Corporativas debate papel da Comunicação na gestão de crises
- Parceria inédita cria SPFC University, universidade com cursos de graduação e pós para a área esportiva
- Antônio Calcagnotto passa a integrar o Conselho Consultivo da Aberje
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados