Vencedores do Prêmio Aberje 2024 recebem troféu em noite de celebração
A cerimônia de premiação da 50ª edição do Prêmio Aberje revelou, na última segunda-feira (02), os melhores da comunicação brasileira no ano de 2024. O destaque como Empresa do Ano foi para o Grupo Boticário. O evento contou com os jornalistas Milton Jung e Débora Freitas como mestres de cerimônia e reuniu profissionais de comunicação corporativa de diversas organizações no Espaço B32, em São Paulo (SP).
O Prêmio Aberje inclui 18 categorias, organizadas nos eixos: Foco no Tema, Foco em Públicos e Foco em Meios. Na ocasião, foram anunciadas as empresas que venceram a disputa nacional das categorias competitivas do Prêmio. São os cases que mais se destacaram entre os mais de 70 projetos finalistas (vencedores regionais) de um total de 375 projetos inscritos nas cinco regiões que compõem a premiação.
Comunicadores do Ano
Todo ano, o Prêmio Aberje, em paralelo ao seu módulo competitivo, elege os Comunicadores do Ano, uma homenagem concedida a dez profissionais que mais se destacaram no exercício de suas funções. Este ano, os profissionais reconhecidos, durante a cerimônia de premiação da 50ª edição do Prêmio Aberje, foram:
Amanda Brum (Anbima); Danilo Vicente (Grupo Carrefour Brasil); Deborah Rodrigues (Cogna Educação); Karla Magalhães (Sompo); Leandro Fonseca Modé (Vale); Marcio de Meo (Uber do Brasil Tecnologia); Omar Duarte Rodrigues (Fundação Grupo Boticário); Othon de Villefort Maia (AngloGold Ashanti); Patrícia Acioli (Scania Latin América) e Rosangela Laurentina dos Santos (Eurochem Brasil).
Prêmios Especiais
Além dos Comunicadores do Ano, a premiação homenageia profissionais que se destacam na liderança de empresas. Por suas habilidades comunicacionais e liderança ativa e inovadora se destacam, seja na governança e condução dos negócios, seja na promoção de valores corporativos e na excelência comunicacional. O executivo Gustavo Werneck, CEO da Gerdau, foi reconhecido com o Prêmio CEO Comunicador do Ano.
O Prêmio Especial Vozes Influentes da Comunicação foi entregue a Milton Beck, diretor geral do LinkedIn para a América Latina. Já o Prêmio Especial – Comunicação para a Transição foi concedido a Kamila Camilo, diretora-executiva do Instituto Oyá. Já Eduardo Saron, presidente da Fundação Itaú, recebeu o Prêmio “James Heffernan” de Educador do Ano, e Simone Warmbrand Tcherniakovsky, vice-presidente de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade na Novo Nordisk, levou o Prêmio Trajetória em Comunicação.
Mídias do Ano de 2024
O prêmio Mídias do Ano é conferido anualmente pelo Prêmio Aberje a veículos e empreendimentos de mídia que se destacaram em sua esfera de atuação. Os vencedores são definidos por indicações dos membros dos Conselhos Deliberativo e Consultivo e pela diretoria-executiva da Aberje.
Por oferecer entrevistas de excelência que vêm transformando a percepção do mundo corporativo, ao destacar tanto o lado profissional quanto o pessoal de seus convidados, o Mídia do Ano, na Categoria TV, foi para o programa É Negócio – CNN + Neofeed.
Na categoria Jornal, o prêmio Mídia do Ano foi concedido ao Valor Econômico, por sua trajetória, pela qualidade de seu jornalismo e pela sua relevância nacional e internacional.
A Rádio Gaúcha, do Grupo RBS, conquistou o prêmio Mídia do Ano na categoria Mídia Regional devido ao compromisso com seus ouvintes e pelo serviço prestado em um dos momentos mais críticos da história do Rio Grande do Sul e do Brasil.
Referência no jornalismo digital brasileiro, o G1 recebeu o Prêmio Mídia do Ano na categoria Plataforma Digital, por sua contribuição para conectar o Brasil de forma ágil e confiável.
VENCEDORES NAS 18 CATEGORIAS DO PRÊMIO
Categoria | Vencedor |
Diversidade e Inclusão | Uber do Brasil (agência: Estúdio Zamunda) |
Ética, Integridade e Compliance | BRF |
Gestão de Crises Organizacionais | Americanas (agências: Cortex Intelligence; AT – Consultoria e Comunicação; Oficina Consultoria; InPress Porter Novelli; INFO4) |
Marca | Sompo Seguros |
Marca | Serasa Experian (agências: Produtora Etcetera; Mind 7; Four Hands; Cadastra; Edelman; BR Mídia) |
Memória Organizacional | Votorantim (agências: Mass media Ltda; OMZ) |
Relacionamento Internacional | Grupo Carrefour Brasil (agência: Loures Consultoria) |
Sustentabilidade Organizacional | Scania Latin América (agência: Bowler Consultoria) |
Consumidor/Cliente | ANBIMA – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (agência: Global AD) |
Imprensa | Takeda Distribuidora (agência: Kubix Estratégia e Comunicação) |
Influenciador | Cogna Educação |
Multipúblicos | EuroChem (agências: Árvore; Nó de Rosa; Prospectiva; Happy House; Ilustra; Impulsa; Nitro Histórias Visuais) |
Público Interno | Anglogold Ashanti (agências: BH Press Comunicação) |
Sociedade | Gerdau (agências: REDE Comunicação; ATAKE) |
Evento | Neoenergia (agência: Miclet’s Way) |
Mídia Audiovisual | Quartzolit (agências: Parceiro da Construção; Joy Eventos; FX Render) |
Mídia Digital | BASF (agência: Máquina da Notícia) |
Mídia Impressa | FECOMERCIOSP |
Publicação Especial | Globo (agência: Approach Comunicação Integrada) |
DESTAQUES DO ANO
Categoria | Vencedor |
Empresa do Ano | Grupo Boticário |
Mídia do Ano (TV) | É Negócio, fruto da parceria entre CNN e NeoFeed |
Mídia do Ano (jornal) | Valor Econômico |
Mídia do Ano (mídia regional) | RBS |
Mídia do Ano (plataforma digital) | G1 |
Prêmio Especial Vozes Influentes da Comunicação | Milton Beck, diretor geral do LinkedIn para a América Latina |
Prêmio Especial Comunicação para a Transição | Kamila Camilo, diretora-executiva do Instituto Oyá |
Prêmio “James Heffernan” de Educador do Ano | Eduardo Saron, presidente da Fundação Itaú |
Prêmio Trajetória do Ano | Simone Warmbrand Tcherniakovsky, vice-presidente de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade na Novo Nordisk |
CEO Comunicador | Gustavo Werneck, presidente e CEO da Gerdau |
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país