12 de dezembro de 2023

Vencedores do Prêmio Aberje 2023 recebem troféu em noite de celebração

Premiação revelou os melhores projetos de comunicação nas 18 categorias; Hospital Israelita Albert Einstein é eleita Empresa do Ano
Troféu Empresa do Ano - Créditos: João José Carniel e Tati Nolla

A cerimônia de premiação da 49a edição do tradicional Prêmio Aberje revelou, na noite desta segunda (11), os melhores da comunicação brasileira no ano de 2023. O destaque como Empresa do Ano foi para o Hospital Israelita Albert Einstein. O evento reuniu mais de 350 profissionais de comunicação corporativa no Patio Welucci, em São Paulo (SP).

Os troféus são distribuídos em 18 categorias que compõem o Prêmio Aberje, organizadas nos eixos: Foco no Tema, Foco em Públicos e Foco em Meios. Na ocasião, foram anunciadas as empresas que venceram a disputa nacional das categorias competitivas do Prêmio (conheça os projetos vencedores no especial do Prêmio da revista CE). São os cases que mais se destacaram entre os 78 projetos finalistas (vencedores regionais) de um total de 375 projetos inscritos nas cinco regiões que compõem o prêmio.

Evento recebeu cerca de 350 pessoas em sua 49ª edição

Na ocasião, Henrique Neves, diretor-geral da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein agradeceu pelo Prêmio Empresa do Ano: “Hoje é um dia de muita alegria! O prêmio é o reconhecimento do projeto de comunicação empresarial do Albert Einstein, um trabalho de anos, liderado por um grupo extremamente talentoso que conseguiu construir uma orquestração quase perfeita na organização, lidando com os públicos interno e externo e engajando as pessoas em geral com a marca do Einstein”.

+ Confira todos os vencedores do Prêmio Aberje 2023

Mídias do Ano de 2023

O Prêmio Mídias do Ano é conferido anualmente pelo Prêmio Aberje a veículos e empreendimentos de mídia que se destacaram em sua esfera de atuação. Os vencedores são definidos por indicações dos membros dos Conselhos Deliberativo e Consultivo, e pela Diretoria Executiva da Aberje.

Por entregar um jornalismo sério e de alta qualidade, tão caro ao mundo dos negócios e a sociedade de um modo geral, de maneira precisa e objetiva, nos melhores padrões da linguagem televisiva para o horário, o Mídia do Ano, na Categoria TV, foi para o Programa Conexão Globonews.

Na Categoria Inovação em Produção de Conteúdo, o Mídia do Ano foi para o projeto Todas, do jornal Folha de S. Paulo, pela pertinência da iniciativa em um dos principais veículos de comunicação do país, adicionado a outras iniciativas que visam dar perenidade à formação e o estreitamento na relação da redação com suas leitoras.

Pelo compromisso em promover práticas sustentáveis que apoiam o combate à crise climática, o Mídia do Ano, na Categoria Mídia Especializada, foi concedido ao projeto Um Só Planeta, da Editora Globo.

E, na Categoria Jornal, pela excelência do conteúdo e valorização da cultura como pilar importante do dia a dia das empresas, o Prêmio Mídia do Ano foi concedido ao Caderno EU& do jornal Valor Econômico.

Por apostar e investir em uma iniciativa jornalística que promove uma visão local cada vez mais global, e considerando sua importância regional em mais de 75 anos de história, o Prêmio Mídia do Ano, na Categoria Mídia Regional, é concedido ao projeto Amazon Liberal, do Grupo Liberal.

Prêmios Especiais

Além da parte competitiva da premiação, todo ano a premiação homenageia  alguns profissionais. Por suas habilidades comunicacionais e liderança ativa, o executivo Jerome Cadier, CEO da LATAM Airlines, foi reconhecido com o Prêmio CEO Comunicador do Ano. “É uma honra receber este prêmio! Eu estou aqui representando a LATAM. Esta premiação é o resultado de muita gente trabalhando incessantemente para mostrar o setor aéreo de uma forma diferente. É muito legal ter esse reconhecimento, que significa a gente chegou lá, conseguindo mostrar o setor aéreo, especificamente a LATAM de uma forma diferente”, disse, durante a cerimônia.

Também foram homenageados o professor José Vicente, reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, com o Prêmio “James Heffernan” de Educador do Ano; a executiva Cristiana Xavier de Brito com o Prêmio Trajetória de Comunicação; o educador e Top Voice do LinkedIn Marc Tawil, com o Prêmio Vozes Influentes da Comunicação; e a Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias, do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), com o Prêmio Especial Comunicação da Amazônia.

Comunicadores do Ano

Todo ano, o Prêmio Aberje, em paralelo ao seu módulo competitivo, elege os Comunicadores do Ano, uma homenagem concedida a profissionais que mais se destacaram no exercício de suas funções. Os nomes são definidos a partir do monitoramento da atuação profissional de cada comunicador durante o ano, por meio de rigorosa pesquisa do Centro de Memória e Referência da associação. Leva-se em conta a participação no Prêmio Aberje – a partir das notas dadas pelo júri aos projetos da empresa, do número de projetos vencedores regionalmente e nacionalmente, e da quantidade e abrangência de projetos inscritos em diferentes regiões do país – e o trabalho à frente de suas organizações que evidencia o papel estratégico da comunicação.

Como acontece tradicionalmente, os nomes foram abertos para votação popular e o escolhido pelo público, revelado durante a cerimônia, foi Pedro Torres, diretor Global de Comunicação, Marca e Relações Institucionais da Gerdau. “Estou muito feliz por ter recebido o prêmio Comunicador do Ano! Na verdade, este prêmio é de todo o time de comunicação e marca da Gerdau, de todos os nossos parceiros e de mais de 30 mil colaboradores, porque a comunicação é feita por todos nós. Esse reconhecimento da Aberje me honra muito, pela representatividade que ele tem e nos incentiva a fazer sempre mais e melhor. É um estímulo ‘combustível’ que vem de uma entidade que representa tão bem a comunicação no Brasil”, agradeceu.

Conheça abaixo todas a categorias e seus vencedores:

Vencedores nas 18 categorias do Prêmio:

Categoria Vencedor
Diversidade e Inclusão Museu do Holocausto de Curitiba
Ética, Integridade e  Compliance Unimed-Rio
Gestão de Crises Organizacionais Santa Casa BH
Marca PUCRS – Pontifícia Universidade Católica do RS
Memória Organizacional  Banco Mercantil
Relacionamento Internacional Valmet
Sustentabilidade Organizacional Klabin
Consumidor/Cliente Iveco
Imprensa DM9
Influenciador Enel Brasil
Multipúblicos PTC Therapeutics
Público Interno Vale
Sociedade Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein
Evento TOTVS
Mídia Audiovisual Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein
Mídia Digital Embratel
Mídia Impressa  Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo
Publicação Especial Cemig Distribuição

Destaques do Ano:

Empresa do Ano Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein
Mídias do Ano

 

 

Televisão: Programa Conexão Globonews

Jornal: Caderno Eu& – Valor Econômico

Mídia Regional: Amazon Liberal – Grupo Liberal

Mídia Especializada: Um Só Planeta – Editora Globo

Produção de Conteúdo: Projeto Todas – Folha de S. Paulo

Prêmio Especial Comunicação da Amazônia Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias – IBRAM (Instituto Brasileiro de Mineração)
Prêmio Especial Vozes Influentes da Comunicação Marc Tawil
 

Comunicadores do Ano

 

Alex Pereira de Morais (Sotreq)

Brunna Lopes (Banco Mercantil)

Débora Pratali (Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein)

Elis Ramos (Vale)

Jorge Görgen (Grupo Iveco)

Mariana Viel (Portonave)

Matheus Lombardi (XP Inc)

Pâmela Vaiano (Itaú Unibanco)

Pedro Torres (Gerdau) *vencedor pela votação popular           

Prêmio CEO Comunicador do Ano Jerome Cadier (Latam Airlines Brasil)
Prêmio “James Heffernan” Educador do Ano   Dr. José Vicente (Zumbi dos Palmares)
Prêmio Trajetória de Comunicação Cristiana Xavier de Brito

O Prêmio

Desde que foi criado, em 1967, o Prêmio Aberje acompanha as mudanças do setor e hoje, por meio da apresentação de cases inspiradores e do compartilhamento de experiências, ajuda a promover melhores práticas da comunicação de empresas e instituições de todo o Brasil.

Ao longo de mais de cinco décadas, foram premiados mais de 3.000 projetos e 1.000 diferentes empresas. As iniciativas vencedoras de edições anteriores podem ser consultadas no Centro de Memória e Referência da Aberje, assim como nos livros publicados pela Editora Aberje com os resumos dos cases premiados, tanto regionais, quanto nacionais.

  • COMPARTILHAR: