Vedacit se certifica como empresa B e reafirma compromisso com a construção de um legado de impacto positivo para sociedade e o Meio Ambiente
A Vedacit agora faz parte da comunidade global de Empresas B. A certificação atesta que a empresa atende aos altos padrões de desempenho social e ambiental, transparência e responsabilidade do Sistema B. O reconhecimento mostra que a Jornada de Sustentabilidade desenvolvida pela empresa desde 2018 está alinhada com a comunidade global.
A Vedacit obteve 87,6 pontos na Avaliação de Impacto B, que exige, no mínimo, 80 pontos. O questionário olha para cinco âmbitos da empresa: comunidade, clientes, trabalhadores, meio ambiente e governança. “Como uma Empresa B na indústria da Construção Civil estamos entre as companhias que lideram um movimento por uma economia inclusiva, equitativa e regenerativa, ressaltando nosso compromisso continuado com a iniciativa e os Princípios do Pacto Global sobre direitos humanos, sociedade, trabalho e meio ambiente”, afirma Marcos Bicudo, presidente da Vedacit.
O Sistema B é uma organização parceira do B Lab desde 2012, responsável pelo engajamento, divulgação e promoção local de todo movimento B no Brasil e América Latina. Ele articula um movimento global de pessoas que usam os negócios para a construção de uma economia mais inclusiva, equitativa e regenerativa para as pessoas e para o planeta. No centro deste movimento estão as Empresas B, que compartilham um perfil de negócio que equilibra propósito e lucro, considerando o impacto de suas decisões em seus trabalhadores, clientes, fornecedores, comunidade e meio ambiente. Mais do que certificar empresas, o Movimento B promove a mudança articulando e construindo um novo sistema econômico se unindo a atores sociais como governos, universidades, coalizões e outras instituições.
“A construção civil é um importante setor na economia brasileira. Ao ter uma empresa como a Vedacit se certificando, conseguimos ampliar o alcance de mensagens importantes para que possamos influenciar na construção de uma economia mais humana, atenta a temas como desigualdade social, inclusão e produção responsável, buscando criar um impacto ambiental positivo e justiça social. Esse futuro só será alcançado com a união de diversos setores. A Vedacit tem muito a somar para o movimento e estamos ansiosos com as trocas”, afirma Rodrigo Santini, diretor Executivo do Sistema B Brasil.
A Vedacit iniciou sua Jornada de Sustentabilidade em 2018 e desde então conduz um plano estratégico bem desenhado, que conecta conceitos e práticas com metas públicas de sustentabilidade até 2025. Entre as ações já realizadas, as que se destacaram nos cinco pilares da Avaliação de Impacto B são as seguintes:
Meio Ambiente
- Práticas de gestão ambiental, com uma política transparente e metas públicas de ESG (Governança ambiental, Social e Corporativa)
- Avaliação das práticas de sustentabilidade dos fornecedores
- Zero resíduo da produção enviado a aterro
- 100% de eletricidade renovável em São Paulo e Itatiba
- 100% de tratamento de efluente doméstico em São Paulo
- Reaproveitamento de efluente tratado para irrigação de jardim em São Paulo
- Emprego de materiais sustentáveis no novo Centro de Distribuição em Itatiba, com iluminação de espaços fechados com luz natural e ventilação natural através de aberturas no telhado
- Implantação da coleta seletiva
Colaboradores
- Satisfação de colaboradores acima de 81%
- Práticas de promoção de diversidade (Grupos de afinidade para Diversidade & Inclusão; Programa de desenvolvimento de liderança feminina)
- Melhoria nas práticas de remuneração e de benefícios aos colaboradores (licenças maternidade e paternidade estendidas, auxílio alimentação, auxílio academia, dentre outros);
- Práticas de saúde e segurança nas operações (melhoria da ergonomia nas linhas produtivas);
- Licença remunerada para trabalho voluntário
Governança
- Avanço nas práticas de proteção de dados
- Auditoria das Demonstrações Financeiras por Big Four (as quatro maiores empresas contábeis especializadas em auditoria e consultoria do mundo)
- Metas ESG nos contratos de gestão da liderança
- Demonstrações Financeiras Elaboradas de acordo com norma brasileira espelhada nas Normas Internacionais de Relatório Financeiro (IFRS, na sigla em inglês)
- Relatório de Sustentabilidade demonstrando transparência sobre indicadores, metas e práticas
Clientes
- Transparência sobre satisfação do cliente
- Melhoria constante no tempo de resposta aos consumidores
- Embalagens com QR Code para descarte
- Ponto de Entrega Voluntária de Embalagem
Comunidade
- Contratação de fornecedores nacionais e locais (próximos às plantas da Vedacit) para fomentar as economias locais
- Ações de voluntariado estimulando os colaboradores a exercerem a sua cidadania, gerando impacto e transformando a realidade das comunidades.
- Programa visando a saúde da residência dos colaboradores, beneficiando-os com a reforma de cômodos que estão em situação insalubre. Ao todo já foram 11 contemplados.
- Desde a fundação do Instituto Vedacit, mais de 200 casas já foram reformadas com o seu auxílio. As ações do Instituto já impactaram mais de um milhão de vidas.
“Nesses 87 anos passamos por muitas transformações, mas o nosso propósito, de ‘transformar a vida de milhões de pessoas melhorando as condições de habitação, fazendo da sua casa a nossa causa’, sempre esteve à frente das ações”, ressalta Luis Fernando Guggenberger, executivo de Marketing, Inovação e Sustentabilidade da Vedacit. “A intenção de integrar a comunidade de Empresas B na Vedacit é mais uma forma de manifestar nosso compromisso em gerar valor compartilhado para os stakeholders. É um caminho a ser construído diariamente, com o aprimoramento constante das práticas de sustentabilidade. Este é apenas um passo de toda a jornada que iremos percorrer, para contribuir com a criação de um ecossistema mais viável para o mundo e os negócios, e para nós a certificação é uma sinalização da sociedade sobre a nossa jornada”.
Destaques
- Confiança Corporativa na Era da Policrise: Desafios e Oportunidades para Empresas
- Mesa-redonda debate atuação dos CCOs para edição 2024 da revista Valor Setorial Comunicação Corporativa
- Conferência Internacional de pesquisadores em RP abre chamada para submissão de resumos
- Comerc Energia é nova associada da Aberje
- Em lançamento da segunda edição de “Muito Além do Media Training”, autoras comentam as atualizações da obra e importância do tema
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias Agilidade sem perder a qualidade: desafios da comunicação contemporâneaRicardo Torreglosa Anuário da Comunicação CorporativaLuis Alcubierre Manipulação Positiva: Uma Nova Abordagem para o Sucesso ColetivoGiovanni Nobile Dias Comunicação estratégica amplifica responsabilidade coletiva sobre a sustentabilidadeTatiana Maia Lins Gestão da Reputação é um tema sério, cuidado com oportunistas de plantão