15 de dezembro de 2020

Valor Setorial Comunicação Corporativa 2020 aborda o pacto social das empresas

A publicação é uma parceria de 13 anos da Aberje com o Valor Econômico; Meio ambiente, questões sociais e boa governança fazem parte da agenda

A publicação é uma parceria de 13 anos da Aberje com o Valor Econômico; Meio ambiente, questões sociais e boa governança fazem parte da agenda

A edição de 2020 da publicação bilíngue (português e inglês) do Valor Setorial Comunicação Corporativa marca 13 anos de parceria entre a Aberje e o jornal Valor Econômico. O tema central da revista aborda o pacto social das empresas. Se o compromisso por uma atuação sustentável já estava na agenda de algumas empresas, novos movimentos pressionam todas as companhias por uma atuação baseada em critérios de boa governança, responsabilidade ambiental e inclusão e diversidade social. A publicação passa a circular aos assinantes do Valor a partir do dia 15 de dezembro. Os associados da Aberje também receberão a publicação posteriormente.

Como acontece todos os anos, a reportagem de capa do Valor Setorial Comunicação Corporativa é fruto de uma mesa-redonda, em que participam diretores de comunicação das maiores empresas que atuam no país. Este ano, o encontro foi realizado 100% online e foi mediado por Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor Titular da ECA-USP. A mesa-redonda ‘Olhar atento às demandas sociais’ contou com a participação de: Cristiana Brito, diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade para América do Sul da BASF; Eliane Uchoa, diretora de Comunicação da Cargill Brasil e Negócio Agrícola na América do Sul; Julio Gama, diretor Global de Comunicação da Vale; Malu Weber, diretora Sênior de Comunicação Corporativa da Bayer; Matheus Lombardi, head de Relações Públicas da XP Investimentos; Odete Duarte, diretora de Reputação e Comunicação de Negócios – América Latina da Rhodia Solvay; Pedro Torres, head Global de Comunicação Corporativa e Marca Institucional da Gerdau e Viviane Mansi, diretora de Comunicação, RP e Sustentabilidade para América Latina e Caribe da Toyota.

“Esta parceria da Aberje e do Valor resulta há 13 anos em um acervo memorável das melhores práticas e do pensamento de vanguarda da Comunicação Corporativa brasileira. A expressão disso é que essa memória é fonte de referência para inúmeras pesquisas de mestrado e doutorado, a partir de vários recortes. No campo profissional, tem contribuído para o desenvolvimento de uma nova visão dos administradores, principalmente do C-Level e dos Conselhos de Administração, sob a importância estratégica da Comunicação das empresas e instituições para os negócios e para a sociedade”, diz o presidente da Aberje, Paulo Nassar.

Além desse tradicional encontro de diretores, desde 2019 é também realizada uma mesa-redonda com CEOs de grandes corporações onde debatem sobre suas visões de comunicação, sobre como se comunicam interna e externamente, sua relação com a diretoria de comunicação, entre outros tópicos. Este ano, a mesa-redonda intitulada ‘A Voz dos Líderes’ foi realizada no dia 9 de novembro com a participação de: Paulo Camargo, presidente da Arcos Dorados (McDonald’s) no Brasil; Antonio Filosa, CEO da FCA – Fiat Chrysler Automobiles; Gisselle Ruiz Lanza, diretora geral da Intel Corporation no Brasil; Luiza Trajano, presidente do Conselho de Administração da Magazine Luiza; Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil, mediada por Hamilton dos Santos, diretor geral da Aberje.

“O compromisso para uma atuação sustentável, baseada em critérios de governança, de responsabilidade ambiental e de inclusão e diversidade social, já fazia parte da agenda de algumas empresas, quando novos movimentos começaram a pressionar por uma sociedade mais justa. À certificação de companhias pelo Sistema B, em âmbito global, foram incorporados outros sistemas de autenticação de compromissos corporativos, que ultrapassaram o âmbito dos colaboradores internos para toda a cadeia de valor das organizações. Combinar resultados financeiros com prosperidade social é a base de iniciativas como Capitalismo Consciente, Capital Ético, entre outras”, diz a Carta ao Leitor da edição.

Neste ano excepcional, além dessa publicação, as instituições organizaram pela primeira vez o Fórum Aberje Valor Econômico de Comunicação Corporativa, uma série de quatro sessões online (disponíveis no canal da Aberje no Youtube), a fim de discutir sobre reinvenção da Comunicação Corporativa e das novas estratégias de negócios em um mundo transformado pela pandemia. O Fórum contou com a participação de diferentes especialistas, CEOs, diretores e vice-presidentes de Comunicação de renomadas empresas do Brasil. Os encontros foram realizados em setembro e outubro, e transmitidos pelo canal da Aberje no YouTube e pelas redes sociais do Valor.

Os associados da Aberje receberão a revista em breve. Assinantes do Valor podem acessar a versão online neste link.

As edições anteriores do Valor Setorial podem ser consultadas no Centro de Memória e Referência da Aberje.

  • COMPARTILHAR: