Valor Econômico premia as empresas mais inovadoras do Brasil
No dia 6 de julho, o jornal Valor Econômico realizou a cerimônia de entrega do Prêmio Inovação Brasil 2015. Foram homenageadas as 10 empresas mais inovadoras do país, a partir de um ranking elaborado em parceria com a consultoria Strategy &, que publica há dez anos uma das mais renomadas pesquisas sobre o tema no mundo.
As top 10 melhores em inovação, na ordem, são: Whirlpool, 3M, Natura, Braskem, Totvs, Grupo Boticário, Weg, Basf, Itaú Unibanco e Cielo.
Para compor o ranking, foram avaliadas empresas com faturamento anual superior a R$ 750 milhões e participação de capital privado de, no mínimo, 5%. As empresas se inscreveram por meio de um formulário no site do Valor Econômico, descrevendo suas práticas inovadoras e relatando os investimentos em P&D. Entre os critérios de seleção, foram considerados: percentual da receita direcionado para inovação; criação de novos produtos, processos e estruturas; número de lançamentos bem-sucedidos; maturidade dos processos de inovação; e a implantação de uma cultura voltada para essa área.
O evento aconteceu no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. Fernando Fernandes, sócio vice-presidente da Strategy &, falou sobre o conceito de inovação e explicou a metodologia da pesquisa. Na sequência, Glauco Arbix, professor da USP e coordenador do Observatório de Inovação e Competitividade do Instituto de Estudos Avançados, abordou as políticas de inovação no Brasil.
As 100 empresas mais inovadoras compõem um anuário que circula na edição de 7/7 do Valor Econômico, com reportagens e perfis das dez primeiras colocadas, e as cinco melhores classificadas em nove setores de atividade: indústria, bens de consumo, TI e telecom, bens de capital, serviços financeiros, infraestrutura e logística, serviços, comércio e farmácia e life sciences.
Sobre a Strategy& – A Strategy& é a nova marca da anterior Booz & Company, que passou a integrar o Network de firmas PwC em abril de 2014. Com um legado de 100 anos de experiência em solucionar os problemas mais complexos de clientes e uma equipe formada por estrategistas práticos, a Strategy& agora soma sua expertise aos 150 anos de história da PwC no mundo, marcados por alta capacidade técnica e relacionamentos de longo prazo.
A Strategy& possui uma das mais tradicionais e renomadas pesquisas de inovação em todo o mundo, a The Global Innovation 1000, que avalia as 1000 empresas de capital aberto do globo que mais investem em processos de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D). O estudo já está em sua 10ª edição e é realizado anualmente trazendo, a cada ano, um tema de destaque.
Sobre o Valor Econômico – Fundado em maio de 2000, o Valor Econômico é o resultado da união dos grupos Folha de S. Paulo e Globo. Com abrangente cobertura de economia, carreira, legislação e finanças, o Valor é referência para quem procura por notícias que geram negócios.
O conteúdo do Valor Econômico apoia as melhores decisões de um grupo seleto de leitores: os principais executivos e líderes do país. Além do jornal, são mais de 100 suplementos e 20 revistas e anuários por ano, com análises aprofundadas sobre temas que impactam no cenário econômico. Todo esse conteúdo está disponível nas plataformas digitais – internet, smartphones e tablets – para ser acessado a qualquer hora e em qualquer lugar.
Sobre o Valor PRO – O Valor PRO é o serviço de informação em tempo real do Valor Econômico que traz notícias, análises, informações de bastidores, cotações e gráficos, além de um completo banco de dados de empresas brasileiras de capital aberto e fechado. Tudo isso integrado em um único sistema.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Patricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025Thais Andreoli Gestão de crises: transparência ou discrição?