17 de abril de 2023

USP é a nova associada e parceira da Aberje

Entidades firmam termo de parceria em cerimônia oficial no salão nobre da reitoria
Paulo Nassar, Carlos Gilberto Carlotti Jr. e Eugênio Bucci (Créditos: Anderson Rodrigues)

A tradicional e renomada Universidade de São Paulo – USP, é a mais nova associada da Aberje. A cerimônia de assinatura do termo de parceria entre as instituições foi realizada na tarde do dia 17 de abril, no Salão de Atos-Gabinete do Reitor da USP. Carlos Gilberto Carlotti Jr., reitor da Universidade de São Paulo; e Paulo Nassar, professor-titular da ECA-USP e diretor-presidente da Aberje assinaram o termo de parceria. Eugênio Bucci, superintendente de Comunicação Social da USP e Hamilton dos Santos, diretor-executivo da Aberje, também assinaram na condição de testemunhas. 

Com a parceria, a Escola Aberje de Comunicação passa a ser uma aliada dos esforços de profissionalização da comunicação da USP ao ofertar programas de capacitação em diversos temas da área como: gestão, mensuração, sustentabilidade, reputação, comunicação digital, comunicação pública e diversidade e inclusão.

“Este acordo de aproximação entre a USP e a Aberje coloca a Universidade de São Paulo entre os associados da Aberje como uma instituição sem fins lucrativos que vai permitir qualificação das nossas pessoas, o acompanhamento de atividades de formação, troca de informações, acesso a conhecimentos, e isso vai melhorar ainda mais a comunicação institucional na USP”, disse Eugênio Bucci. “A universidade é feita pelos professores, alunos e pesquisadores e isso é algo que acontece com investimento em mudança de cultura, quando entendermos que cada um de nós faz parte da comunicação da USP”, completou.

Hamilton dos Santos, Paulo Nassar, Carlos Gilberto Carlotti Jr. e Eugênio Bucci (Créditos: Anderson Rodrigues)

Na oportunidade, Paulo Nassar destacou que a USP sempre foi parte da trajetória da Aberje por ser pioneira na formação dos grandes pensadores do campo da Comunicação do país e que a Aberje sempre foi parte da história da universidade, sendo considerada por importantes autores do campo científico como o embrião da comunicação organizacional brasileira. “Agora com a assinatura do termo, este laço se expande também para os servidores técnicos e administrativos da universidade que atuam nas áreas de comunicação”, ressaltou.

Nassar frisou que a assinatura deste convênio é a coroação de um relacionamento que possui profundos reflexos no mercado, na profissionalização e no pensar do campo da comunicação. “A excelência só pode ser atingida a partir do estabelecimento de uma relação harmoniosa e frutífera entre pesquisa e prática. Tenho certeza de que neste contexto encontram-se aqui duas entidades de nível global, que primam por resultados baseados em valores comuns”, disse.

“A assinatura deste convênio em nosso salão nobre é uma demonstração da importância que a universidade dá para essa parceria que nós estamos estabelecendo. O profissionalismo, a formação continuada e o contato com o grupo de pessoas que são especialistas em comunicação vão dar qualificação ao que nós já estamos fazendo, que é aperfeiçoar nossa comunicação com a sociedade e público externo, inclusive no quesito de comunicação interna, onde temos um déficit grande, junto os nossos professores e alunos, com os nossos servidores técnicos e administrativos”, enfatizou Carlotti, reitor da USP.

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