Uso do débito na Uber cresce e inclui milhares de brasileiros no mundo digital
Em fevereiro de 2017, Uber e Visa iniciaram um projeto para incluir o cartão de débito no leque das opções de pagamento no aplicativo. O objetivo era levar o serviço da empresa para mais brasileiros e incluir digitalmente pessoas que não tinham cartões de crédito ou que queriam usar uma solução a mais do que o dinheiro em papel. Uber é associado da Aberje.
Hoje, pouco mais de um ano após o lançamento do projeto, os números mostram um crescimento vertiginoso do cartão de débito e uma queda na participação do dinheiro em papel. Mais de 550 mil portadores Visa cadastraram seu cartão de débito na plataforma. Entre eles, 72% das viagens foram pagas por um meio digital, sendo 50% por débito.
Para tornar isso possível, a Uber se uniu com a Visa e com emissores brasileiros para disponibilizar o débito de uma forma que fosse segura e que oferecesse uma excelente experiência de usabilidade, além de inclusão digital. Foi então implementada a tecnologia, tornando a Uber uma das primeiras empresas no País a oferecer, em larga escala, pagamentos com débito sem maquininha, direto no app, sem necessidade de reinclusão de senha a cada operação. “Há um ano, a Uber começou a aceitar pagamento em dinheiro e viu o número de viagens aumentar principalmente nas periferias, em um fenômeno que, para mim, prova a capacidade da nossa plataforma de mudar a mobilidade das nossas cidades”, diz Guilherme Telles, diretor-geral da Uber no Brasil. “A nossa expectativa é a de que esse processo continue, agora com parceiros como a Visa e com meios de pagamento mais modernos, como o débito online, tornando a Uber uma opção cada vez melhor para cada vez mais pessoas.”
Esse crescimento do débito em detrimento a outras formas de pagamento, como o dinheiro em espécie, está em linha com o resultado do estudo independente encomendado pela Visa à Roubini ThoughtLab: Cidades sem dinheiro em espécie: Compreendendo os benefícios dos pagamentos digitais. “Este estudo demonstrou que existem vantagens substanciais para consumidores, empresas e governos à medida que as pessoas aumentam a adoção de pagamentos digitais, como elevação do crescimento econômico, queda da criminalidade, aumento do nível de emprego, alta de salários e aumento da produtividade dos trabalhadores”, diz Edson Ortega, diretor de Risco da Visa do Brasil.
O estudo estima que o aumento no uso de meios eletrônicos de pagamento, como cartões e pagamentos móveis, poderia gerar um benefício líquido de até US$ 470 bilhões por ano nas 100 cidades estudadas – o equivalente a cerca de 3% do PIB médio de todas essas cidades. Se considerarmos São Paulo e Brasília, esse benefício chegaria a US$ 13 bilhões nas duas cidades juntas.
Para utilizar o débito Visa na Uber, os usuários que não usam cartões ao viajar com o app deverão cadastrar os seus na seção “Pagamentos”. Os que já utilizam o plástico, poderão optar pelo débito em vez do crédito quando quiserem, desde que os cartões sejam múltiplos, ou seja, aceitem as duas formas de pagamento (crédito e débito).
Destaques
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