06 de abril de 2021

Unimed Vitoria lança campanha de combate às fake news

Movimento contra fake news é lançado pela Unimed Vitória

Movimento contra fake news é lançado pela Unimed Vitória

Cooperativa alerta que as notícias falsas induzem a população ao erro e fazem mal também à saúde

A proliferação de fake news, não somente no Brasil, mas em todo o mundo, vem ganhando proporções cada vez maiores durante a pandemia. Nem mesmo o colapso na Saúde e as milhares de mortes registradas dia após dia têm impedido que verdadeiras fábricas de notícias falsas continuem trabalhando em favor da desinformação.

Uma notícia falsa por si só pode causar transtornos à vida das pessoas, imagine quando envolve dados incorretos sobre a saúde, por exemplo. Nós precisamos combater as fake news. Não podemos repassar um conteúdo sem a confirmação de que é verdadeiro. Informações de fontes comprovadamente confiáveis podem salvar vidas nesses dias críticos que vivemos”, alerta o diretor-presidente da Unimed Vitória, Fernando Ronchi.

E é com o propósito de conscientizar e orientar a sociedade sobre os malefícios das fake news que a Unimed Vitória lança neste sábado (3), no Dia Nacional de Combate às Fake News, o movimento #Livredementiras.

A ideia é desmistificar o termo e deixar claro para a sociedade que cada vez que uma fake news é passada à frente, uma mentira começa a ser propagada. “Quando o cidadão consome notícias que trazem inverdades, muitas vezes inocentemente ele passa adiante mentiras, e, em vez de ajudar a família, os amigos, os grupos com os quais convive, ele compartilha desinformação”, salienta Ronchi.

Por meio de conteúdos impactantes, vídeos e peças esclarecendo notícias falsas da área da Saúde nas redes sociais, entre outros canais de comunicação, a campanha também trará orientações sobre como se certificar sobre a veracidade de uma notícia antes de compartilhá-la. O momento é propício para mostrar a importância da checagem dos fatos, já que estamos consumindo, cada dia mais e o tempo todo, um grande volume de informações.

O movimento da Unimed Vitória conta com o apoio da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), que também tem feito esforços para colocar o assunto em pauta. “As grandes empresas do país têm discutido muito sobre o tema e planejam um esforço coletivo de combate às fake news. Sensibilizar toda a população é o primeiro passo. Precisamos despertar o senso crítico e a alfabetização digital, armas importantes para detectar informações falsas. Essas ações precisam partir das empresas, da grande imprensa, dos professores, da05 família, de todos os lados”, ressalta o diretor do Capítulo Aberje Espírito Santo e gerente de Comunicação da Unimed Vitória, Breno Arêas.

O movimento de combate às fake news conta com a participação da Unimed Federação ES e das demais Unimeds do Estado: Sul Capixaba, Noroeste, Norte e Piraqueaçu.

  • COMPARTILHAR: