Um em cada seis profissionais de RH preveem redução do investimento na festa de fim de ano em 2023, aponta Ticket
Pesquisa feita pela Ticket, marca da Edenred Brasil de vale-refeição e vale-alimentação, com 130 profissionais de recursos humanos revelou que 15% – quase um em cada seis – das empresas pretendem reduzir custos com as festas de fim de ano em 2023. Em 2022, este índice era de 7%. O levantamento mostrou, ainda, que 52%, manterão o montante investido (ante 63% ano passado) e 33% o aumentarão (versus 30% em 2022).
Apesar de ter aumentado a porcentagem de pessoas de RH que preveem cortes de orçamento, cerca de 75% afirmam que terão uma festa presencial de confraternização este ano. O dado representa um crescimento de 7% em relação a 2022. No levantamento realizado com pessoas trabalhadoras, apenas 28% optariam por uma festividade de fim de ano, se pudessem escolher, enquanto o recebimento de um cartão-presente para uso pessoal é a ação mais desejada, com 42%.
“Pesquisas com empresas e pessoas trabalhadoras são um importante termômetro para o alinhamento de expectativas em relação às ações previstas pelas equipes de RH no fim de ano, uma vez que essas iniciativas estão conectadas ao engajamento do público interno”, avalia Tatiana Romero, Diretora de Recursos Humanos da Ticket.
Entre os 26% das empresas que não farão festa este ano, 58% disseram que vão substituir a comemoração presencial por outras iniciativas, como valores em premiações e bônus (28%) e valores em dinheiro para custear almoços comemorativos para as equipes (13%). “O cartão-presente é uma excelente opção, pois permite que as pessoas colaboradoras comprem o que desejam, sendo aderente às legislações vigentes. Além disso, a Ticket oferece uma versão digital da solução, o Ticket Presente Perfeito Virtual, aceito nacional e internacionalmente. As companhias estão cada vez mais cientes da importância das ações de fim de ano na motivação, retenção e produtividade dos colaboradores. Este ano, 90% disseram entender essa relevância, 3% pontos percentuais a mais que em 2022”, finaliza a executiva.
Destaques
- Mesa-redonda debate atuação dos CCOs para edição 2024 da revista Valor Setorial Comunicação Corporativa
- Conferência Internacional de pesquisadores em RP abre chamada para submissão de resumos
- Comerc Energia é nova associada da Aberje
- Em lançamento da segunda edição de “Muito Além do Media Training”, autoras comentam as atualizações da obra e importância do tema
- 28% das empresas observa alcance e abrangência como principal desafio comunicacional, aponta pesquisa sobre comunicação no mercado financeiro
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias Agilidade sem perder a qualidade: desafios da comunicação contemporâneaRicardo Torreglosa Anuário da Comunicação CorporativaLuis Alcubierre Manipulação Positiva: Uma Nova Abordagem para o Sucesso ColetivoGiovanni Nobile Dias Comunicação estratégica amplifica responsabilidade coletiva sobre a sustentabilidadeTatiana Maia Lins Gestão da Reputação é um tema sério, cuidado com oportunistas de plantão