TV Cultura e Itaú Social fecham parceria e lançam Lugar de Livros
A TV Cultura e o Itaú Social lançam, em parceria, a série de interprogramas Lugar de Livros. São 60 módulos audiovisuais, de cinco minutos cada, que serão exibidos ao longo de três meses na programação da emissora. A estreia está prevista para esta segunda-feira (7/12).
O programa é composto por três quadros. Um deles é o Saberes da Família, que apresenta a importância da leitura desde cedo, mediada por um adulto, por meio das histórias de famílias leitoras.
A segunda parte do interprograma é o Territórios da Leitura. O quadro mostra diferentes iniciativas em todo o Brasil que incentivam a leitura. E o último quadro, Mediações, dá dicas de livros para o público infantil, em especial de zero a seis anos, com um escritor ou mediador lendo um trecho de uma obra e convidando o adulto para ler para e com uma criança.
A importância da leitura
O Lugar de Livros busca sensibilizar as famílias para a importância da leitura na primeira infância, disseminar boas práticas e ampliar o repertório literário de crianças. Com a leitura desde os primeiros anos de vida, meninas e meninos se reconhecem, compreendem tempos e espaços, criam vínculos e constroem memórias afetivas por meio da palavra. Além da aquisição da linguagem, domínio das palavras e seus significados, construindo, dessa maneira, conhecimento.
Ao apresentar as histórias e personagens às crianças, a literatura exerce um papel fundamental na construção de significados. Elas passam a usar a imaginação, a criatividade e a empatia para lidar com sentimentos e emoções, enriquecendo e ampliando suas experiências com os outros e com elas mesmas.
Atuação do Itaú Social no campo da leitura
O Itaú Social entende o tema da leitura a partir dos diferentes tipos de letramento que o ser humano tem direito de acessar. Neste sentido, atua em diferentes frentes para apoiar gestores públicos, escolas, organizações da sociedade civil e bibliotecas comunitárias na garantia do acesso a esse direito básico à população.
O Lugar de Livros é desdobramento do programa Leia para uma Criança, outra ação do Itaú Social no campo da leitura. O programa está completando 10 anos e, desde a sua criação, já distribuiu mais de 57 milhões de livros físicos pelo país, destinados a organizações da sociedade civil, redes públicas de ensino e pessoas físicas. Mais informações no site do projeto.
Destaques
- Painel de Cases do Prêmio Aberje antecipa tendências da comunicação corporativa
- Conectando dados: insights da quinta reunião do Comitê de Cultura de Dados e Mensuração de Resultados
- CEOs discutem desafios da comunicação na liderança corporativa
- Belém recebe lideranças para discutir sustentabilidade e desenvolvimento na Amazônia
- Quinta reunião do Comitê de Comunicação Interna, Cultura Organizacional e Marca Empregadora debate engajamento de colaboradores
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos DadosHamilton dos Santos O esporte na mira da crise climáticaGiovanni Nobile Dias Agilidade sem perder a qualidade: desafios da comunicação contemporâneaRicardo Torreglosa A consolidação do projeto de integração entre Comunicação e RelGov