Transformação digital chega a indústria farmacêutica e aumenta o engajamento em plataformas proprietárias
Por mais inovador que seja em pesquisas e desenvolvimento de produtos, o setor de saúde, incluindo profissionais, indústrias e associação, é historicamente tradicional. Entretanto, o viés tecnológico, sobretudo na forma de se comunicar, veio para ficar. É um caminho sem volta. A APSEN Farmacêutica, com mais de 50 anos de mercado, acelerou muito mais esse processo, que teve início em 2019, com a pandemia do Coronavírus. A empresa transformou sua forma de se comunicar com praticamente todos os públicos e intensificou sua presença digital. O objetivo dessa mudança foi estar mais próximo dos seus colaboradores, médicos, pacientes e parceiros.
Como ponto de partida a companhia lançou um manifesto destacando seu propósito: o cuidado que transforma.
Quebrando barreiras geográficas
Como todas as indústrias do setor que atuam da maneira tradicional, a APSEN
enfrentava desafios para se relacionar com profissionais, médicos e representantes, de regiões afastadas dos grandes centros e de atender outras pessoas que influenciam no tratamento do paciente, como família e cuidadores. Tudo mudou, e melhorou, com essa transformação digital. Contando todas as plataformas e possibilidades, nesses quatro meses já foram realizados mais de 320 eventos online, uma média de dois por dia, e mais 730 estão previstos até o final do ano.
Nesse período, a companhia também promoveu 14 webinars que contaram com
especialistas das mais diversas especialidades. Para os encontros voltados para o
pessoal de varejo (das farmácias) que abrangeu temas como receita digital, foram cerca de 3.000 inscritos. No total, as transmissões atraíram mais de 12.000 pessoas.
Para o público final
Com essa transformação digital a APSEN passou a investir em um novo site, em
podcasts, o ApsenCast, e em vídeos para o público final tratando de cuidados com a saúde. Na série “Papo de Doutor”, duas vezes por semana, um médico da farmacêutica recebe um especialista para tratar de temas que vão desde saúde mental, bem-estar até doenças comuns do sistema digestivo. Com a realização dos eventos, entre maio e julho os vídeos somaram quase 19 mil visualizações.
Mudanças nos canais proprietários
Com maior investimento em conteúdo em seus canais, a APSEN já alcançou bons
resultados como fruto dessa transformação digital na forma de se comunicar. Já são mais de 221.000 fãs no Facebook, 147.000 seguidores no LinkedIn, 13.600 seguidores no Instagram e 2.100 reproduções nos podcasts.
Transformação para dentro de casa também
Os colaboradores da Apsen não ficaram de fora da transformação digital. Eles têm agora um aplicativo com rede social própria, o “Nação Azul”. O dispositivo conta com feed de notícias, onde o usuário pode postar conteúdos, reagir e comentar posts de outros colegas; uma galeria onde ficam armazenadas as imagens dos colaboradores, conteúdos de campanhas e todos os post da marca Apsen; abas de Pesquisa e Quiz, que são usadas tanto para testar conhecimentos quanto captar ideias dos colaboradores, de acordo com determinada campanha; um Ranking, onde é possível saber quem são os usuários mais ativos e engajados na plataforma; e muito mais.
Outra iniciativa focada no público interno foi o Papo Digital, rodas de conversas
multitemáticas, sempre com a presença de especialistas para enriquecer o debate e trazer novas perspectivas. Entre os temas, foram abordadas Oportunidades na Jornada Contato, com Ricardo Rocha, CEO da SoftBox/Luiza Labs; o músico e compositor Daniel Maudonnet trouxe dicas sobre Saber Ouvir; já os Desafios da Comunicação foram abordados pelo especialista em comunicação Ricardo Ventura; a jornalista Leda Nagle trouxe ajudou o público interno a Criar Momentos Especiais Através das Perguntas e, por fim, o CEO da Amana-Key, Oscar Motomura, trouxe inspiração em sua palestra Todos Somos Líderes.
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