Ticket promove reflexão sobre fatores sociais, estéticos e afetivos da alimentação
A Ticket, associado da Aberje, promoveu a reflexão sobre os aspectos sociais, estéticos, afetivos e que envolvem a alimentação. Merendeiras de creches da capital paulista, que atuam no preparo da alimentação escolar para crianças entre zero a 4 anos, receberam formação cultural voltada ao universo do alimento no evento Arte & Sabor. Promovido pelo Instituto Tomie Ohtake e a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, o programa contou com o patrocínio da Ticket, através da Lei de Incentivo à Cultura e beneficiou indiretamente mais de 15 mil crianças atendidas pelas creches. O evento também teve o apoio da Coordenadoria de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (Codae).
O programa promoveu visitas a instituições de cultura para o contato com obras e experiências artísticas ligadas à gastronomia, e em encontros multidisciplinares com artistas, educadores e chefs de cozinha, criando espaços de prática e reflexão sobre os aspectos sociais, estéticos e afetivos que envolvem a cultura da alimentação. “Foi uma experiência gratificante, pois, em toda nossa trajetória, buscamos transformar a relação das pessoas com a refeição e a cultura”, destaca a Diretora Geral da Ticket, Marília Rocca. “A alimentação saudável e o desenvolvimento social fazem parte dos pilares da diretriz mundial de sustentabilidade da Edenred, grupo detentor da marca Ticket e um de nossos propósitos é multiplicar os benefícios das mais diversas formas. Dentro do projeto Arte & Sabor pudemos conectar pessoas a novas experiências, multiplicar o conhecimento e fortalecemos uma causa que deixa um legado à sociedade”, complementa Marília.
A Ticket investe em cultura e alimentação saudável para transformar o futuro. O patrocínio a esse evento levou experiências positivas e enriquecedoras. Entre os temas abordados no evento, estiveram a questão do desperdício e das novas formas de utilizar integralmente os alimentos, apresentados na palestra da ONG Banco de Alimentos, convidada pela Ticket. “É um projeto que está olhando para a formação das merendeiras, que tem um papel fundamental na educação das crianças. A formação aborda aspectos ligados à cultura do alimento, tanto os afetivos, estéticos, rituais, sociais, como a parte mais nutricional ligada às receitas. É também um aprendizado sobre a cozinha e suas práticas técnicas”, explica Felipe Arruda, Diretor do Núcleo de Cultura e Participação Instituto Tomie Ohtake.
O projeto Arte & Sabor atendeu 71 profissionais entre os meses de novembro e dezembro. “O projeto mudou a minha maneira de trabalhar e de rever o desperdício de alimentos, auxiliando a alimentar melhor as crianças”, comenta Iolanda de Santana, umas das merendeiras participantes do projeto.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país