Tendências e novos cenários para comunicação, relações públicas e negócios para 2023
O Guia Oficina 2023 – Tendências de relações públicas, comunicação e cenários da economia criativa, e-book lançado pela Oficina Consultoria, apresenta as macrotendências em um cenário de polarização política, de conflitos geopolíticos mundiais e problemas climáticos, com forte protagonismo das pautas sociais, visão de mundo pluridiverso e de equidade das relações. Nas comunicações, o guia indica que os executivos e C-Levels terão que lidar com um cenário disruptivo de inovação tecnológica.
“A nossa recomendação é de renovação na aposta genuína na agenda ESG (ambiental, social e de governança, na sigla em inglês). É o tripé virtuoso e inevitável dos negócios sustentáveis, os únicos capazes de geração de valor a longo prazo”, explica Patrícia Marins, sócia-diretora da Oficina Consultoria, empresa realizadora do Guia. Ela acredita que há espaço para otimismo sobre o que está por vir.
Nas comunicações, o desafio será o domínio da Inteligência Artificial por demanda e baseada em dados, que vai abrir novas fronteiras tecnológicas. “A inteligência artificial generativa virá como um turbilhão para os negócios da área de comunicação criativa, que podem se beneficiar com essa parceria homem-máquina inteligente. Novos aplicativos de IA despontam poderosos, com infinitas possibilidades”, destaca Marins. Para ela, as corporações terão que entender a profundidade da IA e as aplicações em cada ação de comunicação e de relações públicas.
Em um contexto de “cybertopia”, a consultoria orienta as corporações a se manterem no tripé da transparência, da rastreabilidade e da sustentabilidade para conquistar e manter a confiança junto a seus públicos, além da construção das habilidades e de alfabetização digital, de consultoria e de desenvolvimento estratégico, de gestão da reputação com as partes interessadas e de comunicação de crise.
“As inovações na esfera da comunicação e de relações públicas trazem a importância de aprimoramento em torno de soft skills (habilidades comportamentais), letramento digital, consultoria, desenvolvimento estratégico e gestão de reputação com os públicos, além da comunicação de crise”, explica, lembrando que, em qualquer tempo, os negócios devem trabalhar para manter a confiança do público, com foco nas pessoas e no planeta, de modo a se tornarem promotoras de equilíbrio.
Os consumidores, segundo Marins, serão cada vez mais exigentes, buscando experiências híbridas que combinem a fluidez digital da pandemia com a familiaridade e intimidade de tempos anteriores.
O Guia Oficina 2023, que pode ser acessado gratuitamente no site da Consultoria, apresenta ainda as tendências de diversificação de canais de comunicação, novos comportamentos do consumidor, relações de impactos da economia, desenvolvimento de novas tecnologias, evolução do uso de dados e perfil de consumidores, entre outros. O e-book é leitura importante neste final de ano para executivos e C-Levels que querem estar conectados com as tendências e o futuro do mercado e da comunicação.
Acesse o Guia neste link
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país