Suzano, Ambev, Ambipar e Colgate-Palmolive se unem em prol da sustentabilidade para projeto de coleta e reciclagem de resíduos pós-consumo
Sistema automatizado drop ‘n’ go será disponibilizado pelas empresas para descarte de materiais recicláveis, que geram créditos convertidos em descontos para transporte, luz, livraria e celular
A Suzano, a Ambev e a Colgate-Palmolive estabeleceram uma parceria para um projeto de coleta e reciclagem de resíduos, a partir da contratação da Triciclo, empresa do Grupo Ambipar. A ideia é fortalecer a economia circular e diminuir a quantidade de materiais pós-consumo dispostos em aterros sanitários, como vidros, papéis, plásticos e sucatas metálicas.
A Triciclo desenvolveu um sistema automatizado drop ‘n’ go, conhecido como Deixaki, que gera tricoins aos usuários, ou seja, créditos que são convertidos em descontos para bilhetes de transporte público, recarga de celular, desconto em livrarias e, até mesmo, redução na conta de energia Ecoenel, projeto da Enel para clientes que fazem o descarte correto de resíduos. Após o descarte dos resíduos dentro de uma ecobag, o Deixaki confere peso aos materiais e envia as informações ao sistema para que a conta receba as tricoins, calculadas por quilograma de resíduo entregue.
Para acumular créditos, é preciso baixar o aplicativo Triciclo, disponível nos sistemas Android e iOS. Ao realizar o cadastro, o usuário tem acesso a uma opção de ecobag retornável para ser utilizada no descarte dos materiais no Deixaki. Para adquiri-la, o usuário deve se dirigir até um dos caixas dentro do estabelecimento onde está localizado o ecoponto e retirar a ecobag. E, a partir do mês de novembro, as ecobags serão disponibilizadas diretamente no ecoponto. O Deixaki possui três grandes gavetas disponíveis, separadas por tipo de material, cada uma com seu respectivo QR Code a ser escaneado pelo aplicativo antes de realizar o depósito.
A população poderá descartar os materiais e receber suas tricoins no ecoponto em forma de contêiner que está disponibilizado em São Bernardo do Campo, cidade localizada na Grande São Paulo.
Felipe Cury, sócio fundador e diretor executivo da Triciclo, empresa adquirida pela Ambipar e desenvolvedora do sistema automatizado Deixaki, afirma que o projeto é inovador e promove a economia circular de resíduos pós-consumo, garantindo acessibilidade ao descarte de materiais complexos.
“Nós acreditamos que iniciativas que engajam a população são fundamentais para construirmos, juntos, o futuro sustentável que queremos. Como uma empresa que tem sua essencialidade a partir de uma matéria-prima renovável, reciclável e biodegradável, temos buscado cada vez mais parcerias com empresas que estejam alinhadas ao nosso direcionador de gerar e compartilhar valor”, diz Fabio Almeida, Diretor Executivo de Papel e Embalagens da Suzano.
Para a Gerente de Sustentabilidade da Ambev, Nayara Baccan, “entre as nossas ambiciosas metas ambientais, está o nosso compromisso de ter 100% dos nossos produtos em embalagens retornáveis ou feitos majoritariamente de conteúdo reciclado, até 2025. Para isso, a reciclagem é peça essencial nessa jornada e a participação do consumidor é fundamental. Contamos com diversas iniciativas e ações neste sentido, sempre em parceria com o nosso ecossistema. Somar mais este projeto para que o consumidor tenha acesso fácil a pontos de troca, em parceria com a Triciclo e outras empresas, é uma honra pela possibilidade de caminharmos juntos para um mundo mais sustentável”.
“Na Colgate-Palmolive temos o compromisso global de até 2025 ter 100% de todo o portfólio feito de embalagens recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis. A nossa estratégia de sustentabilidade e impacto social tem o objetivo de obter a Certificação Lixo Zero para operações globais e a construção de 100% das novas fábricas com certificado LEED (para construções sustentáveis). Além das nossas iniciativas internas, a parceria com indústrias que tem como objetivo a busca por um futuro mais sustentável junto a sociedade civil tem todo o nosso incentivo. Por isso, projetos que visam a diminuição de resíduos pós-consumo, como o Deixaki, são de extrema importância e estão alinhados aos nossos pilares”, destaca Nelson Malta, diretor de Marketing na Colgate-Palmolive do Brasil.
O ecoponto de coleta está disponível a partir de hoje, dia 04 de outubro, no Makro do município de São Bernardo do Campo e permanecerá pelos próximos 12 meses. As pessoas podem descartar uma série de itens, como materiais de vidro, alumínio, papel, papelão e embalagens em geral, de uso mais comum. Só não podem ser descartados no Deixaki resíduos tóxicos, madeira, objetos cortantes, lâmpadas, tintas, espelhos, cerâmica, isopor, pilhas e baterias.
Destaques
- Painel de Cases do Prêmio Aberje antecipa tendências da comunicação corporativa
- Conectando dados: insights da quinta reunião do Comitê de Cultura de Dados e Mensuração de Resultados
- CEOs discutem desafios da comunicação na liderança corporativa
- Belém recebe lideranças para discutir sustentabilidade e desenvolvimento na Amazônia
- Quinta reunião do Comitê de Comunicação Interna, Cultura Organizacional e Marca Empregadora debate engajamento de colaboradores
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos DadosHamilton dos Santos O esporte na mira da crise climáticaGiovanni Nobile Dias Agilidade sem perder a qualidade: desafios da comunicação contemporâneaRicardo Torreglosa A consolidação do projeto de integração entre Comunicação e RelGov