Stellantis promove igualdade de gênero em todos os seus negócios globais
Desde a criação da Stellantis, há três anos, a empresa segue melhorando a representação das mulheres em todos os negócios, além de promover a diversidade e a inclusão, alcançando a 33ª posição no Índice de Diversidade e Inclusão do FTSE, do ano passado, subindo 55 posições em relação ao ano anterior. Nos últimos três anos, o número de mulheres em cargos de liderança duplicou, chegando a 30% globalmente, e a Empresa está indo bem no caminho para cumprir o compromisso do Dare Forward 2030. Especificamente, enquanto as mulheres figuram em 21% da base global de empregados, nas posições de vice-presidente sênior e vice-presidente, as mulheres são 24%, com a meta de atingir 27% até o final deste ano.
Além disso, 31% das novas contratações em 2023 foram mulheres, aumentando para 42% para cargos de líderes executivos, e o número de mulheres na liderança executiva na Manufatura aumentou 15%, ilustrando ainda mais o compromisso da Empresa em identificar os melhores talentos femininos para ajudar a impulsionar o crescimento da Empresa.
“Aumentar a representação das mulheres em cargos de liderança não é apenas parte da nossa estratégia de Recursos Humanos, mas também uma pedra fundamental do nosso desenvolvimento futuro”, afirmou Xavier Chéreau, Stellantis Chief Human Resources & Transformation Officer. “Estamos fortalecendo a atratividade da Empresa para perfis femininos por meio de oportunidades de desenvolvimento de carreira, bem como de contratos de trabalho flexíveis e remotos oferecidos pela Empresa. Trinta por cento é um começo e vamos mais longe.”
Em um setor que historicamente as mulheres têm baixa representação, o desafio é atrair e desenvolver talentos femininos em todos os níveis da empresa. A Stellantis está impulsionando a agenda por meio de muitas atividades em todo o mundo, inclusive aproveitando o grupo de trabalho “Women of Stellantis” para realizar iniciativas importantes em todo o mundo.
A estratégia de desenvolvimento de talentos femininos na Stellantis complementa outras iniciativas globais de diversidade e inclusão empreendidas desde a formação da empresa. As iniciativas incluíram formação em liderança para mulheres, a assinatura dos Princípios de Empoderamento das Mulheres das Nações Unidas, uma campanha de formação para eliminar preconceitos de gênero e uma abordagem sistemática para promover o equilíbrio de gênero no recrutamento e na seleção.
O Índice de Diversidade e Inclusão da FTSE classifica mais de 12.000 empresas em todo o mundo e identifica as 100 principais empresas de capital aberto com os locais de trabalho mais diversos e inclusivos, conforme mensurado por 24 métricas separadas em quatro pilares principais.
A responsabilidade ética está no cerne da Stellantis para garantir um futuro sustentável de mobilidade para os clientes, funcionários e para o planeta. Como parte do pilar “CARE” no Dare Forward 2030, a Stellantis pretende ter mais de 35% dos cargos de liderança ocupados por mulheres até 2030.
Destaques
- Prêmio Aberje 2024 anuncia destaques do ano: Comunicadores, CEO Comunicador, Mídias e premiações especiais
- Conecta CI promove integração e inovação na Comunicação Interna
- Comitê Aberje de Gestão da Comunicação e da Reputação Corporativas debate papel da Comunicação na gestão de crises
- Parceria inédita cria SPFC University, universidade com cursos de graduação e pós para a área esportiva
- Antônio Calcagnotto passa a integrar o Conselho Consultivo da Aberje
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos DadosHamilton dos Santos O esporte na mira da crise climática