Stellantis aposta na simplicidade em campanhas de comunicação interna
A Academia Aberje de Marcas trouxe, no dia 18 de outubro, o case da Stellantis, empresa criada a partir da fusão das montadoras FCA e PSA, e que nasceu em janeiro de 2021. A Stellantis já teve outro encontro realizado no dia 14 de junho para debater sobre o papel estratégico da Comunicação na formação da companhia.
Na oportunidade, Ubirajara Teixeira, coordenador de Comunicação Interna da Stellantis para o Brasil, e Victor Bialski, head de Comunicação Interna da Stellantis para a América do Sul, compartilharam as etapas da campanha de comunicação interna realizada para estruturar uma nova cultura em torno do seu novo propósito e valores. A moderadora foi a instrutora da Aberje, Cynthia Provedel.
Ao apresentar o case A Simplicidade em campanhas de comunicação interna: o Case da Stellantis, Victor Bialski frisou a importância da comunicação interna para manter uma voz unificada dentro de uma nova cultura na Stellantis – empresa criada em 2021 pela fusão das montadoras FCA e PSA. São 14 marcas icônicas como Fiat, Citröen e Jeep, entre outras. A empresa é a primeira empresa na América Latina no setor automotivo e a quarta maior no mundo.
Com presença forte na América do Sul, principalmente no Brasil, na Argentina e no Chile, a Stellantis conta com cerca de 27 mil empregados. “O desafio interno é muito grande, são milhares de colaboradores que vivem em locais diferentes com línguas diferentes”, comenta. “Nosso grande desafio após a fusão é construir uma cultura única, uma cultura forte e de uma voz só em que todos possam se sentir representados”.
O executivo conta que esse desafio da cultura única encontrou uma grande oportunidade que é a diversidade de pessoas e de marcas que a companhia possui. “Isso do nosso ponto de vista torna a campanha mais desafiadora, mas também é um grande patrimônio que temos”, diz, argumentando que o caminho da comunicação é a simplicidade. “Para nós a simplicidade é o último grau de sofisticação. Para ser simples, é preciso ser criativo, pois não é fácil fazer campanhas de simples assimilação, mas para nós isso é fundamental”, salienta.
A simplicidade, prossegue Bialski, conta com elementos simples mas ao mesmo tempo potentes e unificadores. “São elementos em que as pessoas se identificam de imediato, que têm grande simbolismo e que demonstram coerência”, explica.
A força de um time
Ao contar um pouco sobre o desafio de fusão de culturas, Ubirajara Teixeira frisou que, diante de tantas marcas do grupo, a comunicação interna assume um dos papéis mais relevantes, porque é um dos poucos entes de comunicação que se comunica unicamente como Stellantis. “Esse desafio de troca de nome e de culturas que não toca tanto as marcas – que possuem sua própria trajetória –, em comunicação interna, tem um impacto muito grande”, ressalta.
“A força do clichê ‘Somos Stellantis’ e do conceito de ‘vestir a mesma camisa’ deixa claro o team spirit, pois era fundamental que os empregados se enxergassem como um único time”, acentua o executivo.
A primeira fase da campanha da Stellantis para a América do Sul, realizada em 2021, contou com a participação do presidente em diversos encontros onlines – visto que a fusão aconteceu durante a pandemia – com os colaboradores. “É muito importante esse estímulo à liderança e contar com líderes à frente da empresa que acreditem, que apostem e que investem nisso. Se uma liderança não incentiva, dificilmente ela vai se opor; nenhuma campanha de comunicação aqui seria eficiente se nós não tivéssemos os nossos líderes e a nossa alta liderança assumindo esse protagonismo”, salienta.
A segunda fase da campanha – que começou em 2022 e se estenderá até 2023 – tem foco na família do colaborador. “Nessa fase a gente manteve os encontros da liderança junto aos colaboradores. É importante que as lideranças locais também possam transmitir a mesma coisa para que todos sintam orgulho do que é ser parte dessa equipe e vestir a camisa Stellantis”, explica Bialski. “Começamos a fazer vídeos curtos com foco nas pessoas e nas famílias; vídeos sobre as áreas da empresa com histórias pessoais ”, completa.
Assista à live na íntegra:
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