16 de novembro de 2021

Sonia Consiglio Favaretto apresenta #vivipraver: A história e as minhas histórias da sustentabilidade ao ESG

Reconhecida pela ONU por seu trabalho pela promoção dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), a autora relata em livro 50 histórias dos bastidores em que viveu trabalhando pela Sustentabilidade e ESG no Brasil e no mundo. É uma narrativa  repleta de curiosidades, lições e reflexões.

Com mais de vinte anos de carreira como executiva de grandes empresas nos setores financeiro e de capitais, liderando áreas de Sustentabilidade, Comunicação e Investimento Social Privado, a jornalista Sonia Consiglio Favaretto compartilha agora toda essa experiência em “#vivipraver: A história e as minhas histórias da sustentabilidade ao ESG. Publicado pela editora Heloisa Belluzzo, com ações de lançamento em novembro e dezembro, o livro traz revelações inéditas e reflexões da autora em 50 histórias, num bate-papo intimista e bem-humorado permeado por registros históricos, documentos e fotografias. Será disponibilizado em dois formatos: impresso em papel certificado e em ebook, em português e inglês.

Na obra, a autora relata sua jornada versátil e pioneira como locutora, repórter, executiva, conselheira de administração e especialista em sustentabilidade, trazendo forte mensagem de empoderamento feminino e retratando a criação do ESG no Brasil e no mundo. O seu pioneirismo começa no radiojornalismo, como única mulher da Rádio Antena 1 de Atibaia/SP e, depois, no primeiro time da Rádio Alpha FM (SP), que inovou com apenas mulheres na locução, nos anos 2000. Esse pioneirismo se completa ao ser reconhecida pela ONU, em 2016, como “SDG Pioneer” (Pioneira para os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), uma das 10 pessoas do mundo que trabalham pelo avanço dos ODS. “O #vivipraver mostra as lições que aprendi e vivenciei ao longo da minha jornada na tentativa de ajudar a explicar o momento atual de visibilidade do ESG bem como inspirar outras pessoas a viverem da melhor forma seus próprios dilemas e vitórias no tema”, explica Sonia. Essa reportagem-viva tem como fio condutor os ODS e uma linha do tempo da sustentabilidade no Brasil e no mundo, que tem na histórica conferência das Nações Unidas em Paris em 2015, a COP 21, um dos seus pontos altos. A caminho da Conferência, Sonia teve o seguinte insight sobre si mesma: “Eu não tive filhos. Mas trabalho para deixar um mundo melhor para os filhos do mundo”.

Apaixonada por falar e escrever, a comunicação sempre foi sua base de atuação: “A comunicação é crucial para o avanço consistente da agenda ESG. Estamos falando de uma mudança de modelo de mundo, e isso não vai acontecer do dia para noite. É preciso habilidade para explicar esse novo contexto, ouvir e dialogar. Ninguém ‘dorme e acorda sustentável’”#vivipraver concretiza essa sua paixão por relatar histórias e compartilhar vivências, pensamentos e sonhos.

#vivipraver: A história e as minhas histórias da sustentabilidade ao ESG  é o seu primeiro livro, com prefácio de Fabio Barbosa, ex-presidente do Banco Real/Santander e membro do Conselho da United Nations Foundation.

  • COMPARTILHAR: