Santos ingressa na Rede Cidades Criativas da Unesco
Santos é a única do Brasil e uma das oito cidades criativas no mundo em cinema da rede da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). O Município foi anunciado sexta (11) pela instituição internacional entre os 47 novos integrantes, de 33 países, em sete campos criativos (cinema, artesanato e arte popular, design, gastronomia, literatura, artes de mídia e música).
Lançada em 2004 e agora com 116 membros, a Rede de Cidades Criativas da Unesco visa promover a cooperação internacional entre locais que investem na criatividade como motor de desenvolvimento urbano sustentável, inclusão social e vitalidade cultural.
"A Rede representa um imenso potencial para afirmar o papel da cultura como facilitador do desenvolvimento sustentável. Gostaria de reconhecer as novas cidades e seus países que estão a enriquecê-la com a sua diversidade", declarou a diretora geral da Unesco, Irina Bokova.
RECONHECIMENTO
Para o prefeito Paulo Alexandre Barbosa, a conquista internacional coloca a cidade em rol muito seleto, sendo um reconhecimento ao trabalho de todos os apaixonados pela sétima arte: artistas, produtores, diretores, empresários, professores, gente de todas as classes sociais que ajuda a fazer e oferecer cinema em Santos.
“Implantamos o segundo cinema público da Cidade e o primeiro da Zona Noroeste. E mais três estão previstos a partir de 2016. A certificação é como um Oscar para a Cidade de Santos, um prêmio que fica para a história”, destaca o prefeito. As novas salas públicas funcionarão nos centros culturais da Vila Progresso e do Morro da Penha, em construção, e no Cine Escola Querô, que ficará em anexo do Mercado Municipal (Região Central).
Cidades criativas da Unesco (cinema)
Santos (Brasil)
Roma (Itália)
Bitola (Macedônia)
Sofia (Bulgária)
Galway (Irlanda)
Sydney (Austrália)
Busan (Coréia do Sul)
Bradford (Inglaterra)
Para a inscrição na Rede de Cidades Criativas, a Prefeitura criou em 2014 um grupo de trabalho com integrantes do Gabinete do Prefeito, secretarias de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Cultura, Turismo, Desenvolvimento Urbano, Educação, Defesa da Cidadania e Fundo Social, que atuou em conjunto com produtores locais e representantes de coletivos de audiovisuais e de universidades.
No pleito foram avaliados 13 quesitos: compromisso com a Rede, Cooperação Internacional, Centros de Rereferência Municipal, eventos em nível nacional e internacional, qualificação e formação profissional, plataformas online, espaços culturais públicos e privados, meio acadêmico e pesquisas, mídia e comunicação, disponibilização dos ativos culturais para a rede, stakeholders, sustentabilidade do setor, ações de fomento municipal.
Setor audiovisual envolve a Cidade
A cidade possui 22 salas comerciais e três salas públicas de cinema: o Posto 4 Cine Arte (praia do Gonzaga), o Cine ZN (Centro Cultural da Zona Noroeste) e o Museu da Imagem e do Som de Santos (Miss). Além de exibir conteúdo audivisual, produz em grande quantidade. Santos conta com festivais culturais ao longo do ano, como o Curta Santos, que promovem o intercâmbio cultural entre os artistas locais e de outras partes do Brasil e do mundo.
Também possui a Santos Film Commission, facilitadora de produtoras criada pela Prefeitura em outubro de 2007. A Cidade já foi cenário de mais de 300 produções audiovisuais, entre filmes publicitários, novelas, longas-metragens, entre outras, que movimentaram mais de R$ 7 milhões da economia local. Além disso, o município abriga cineclubes, projeto de cinema itinerante e cursos de graduação e pós graduação em audiovisual.
DEPOIMENTOS
“O reconhecimento da Unesco deve atrair mais investimentos e, por consequência, fortalecerá o segmento cinematográfico da cidade”.
Raquel Pellegrini, coordenadora de cinemas da Secretaria Municipal de Cultura.
“Com esta projeção, Santos entra na rota do cinema internacional e este mercado de trabalho deverá ter um aprimoramento”.
Niedja Santos, chefe do Departamento de Empreendedorismo e Emprego da Prefeitura.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país