Santos Brasil é a mais nova associada da Aberje
A Santos Brasil, prestadora de serviços portuários e logísticos completos, é a mais nova associada da Aberje. Referência na operação de contêineres no país, a Santos Brasil foi criada há 23 anos para operar o Terminal de Contêineres de Santos (Tecon Santos), o maior terminal da América do Sul.
Listada no Novo Mercado da B3, a Companhia já investiu mais de R$ 5 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos e tecnologia e colaborou significativamente para aumentar a capacidade logística portuária do País.
Além do Tecon Santos, a Santos Brasil opera mais dois terminais de contêineres – Vila do Conde (PA) e Imbituba (SC) -, um terminal de carga geral (TCG em Imbituba) e um terminal de veículos (TEV) no Porto de Santos. Conta também com uma operadora logística, a Santos Brasil Logística, que atua de forma integrada aos terminais viabilizando o atendimento ao cliente em todas as etapas da cadeia logística do porto até a porta.
A empresa atende mais de 8 mil clientes dos diversos segmentos econômicos, tais como químico, automotivo, farmacêutico, alimentício, bens de consumo e agronegócios entre outros e responde por cerca de 16% da movimentação de contêineres do Brasil.
Apesar da crise provocada pelo Covid-19, a Santos Brasil manteve seus investimentos estratégicos e deve investir entre 180 milhões e 220 milhões em 2020.
A Santos Brasil é signatária do Pacto Global da ONU, que mobiliza empresas para o avanço relacionado à sustentabilidade. O documento é referência para sua estratégia, que está direcionada a quatro eixos principais: saúde e segurança; transparência e práticas anticorrupção; redução de emissões de CO2, água e resíduos; e desenvolvimento humano.
COMUNICAÇÃO – A área de comunicação corporativa e sustentabilidade da Santos Brasil é considerada estratégica na Companhia e está diretamente ligada ao presidente. Conta com uma equipe de 09 pessoas, mais o apoio de agências especializadas, e é liderada pela executiva franco-brasileira Beatrice de Toledo Dupuy. É responsabilidade da área zelar pela boa reputação da marca, pela transparência e estreitamento da relação da Companhia com todos os seus stakeholders, e pelo fortalecimento dos seus valores e da sua cultura organizacional, fortemente marcada pela inovação.
A Santos Brasil está presente nas redes sociais por meio de seus perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin que são abastecidos de informação diariamente e contam com milhares de seguidores. Tem também um relacionamento bastante próximo com a imprensa e é fonte dos principais jornalistas do setor.
Na comunicação interna, o APP Viva Voz, criado em 2017, ocupa importante papel e é utilizado por 74% dos cerca de 3 mil funcionários. Pelo aplicativo, é possível ficar por dentro das principais novidades da empresa, tirar dúvidas, consultar políticas e procedimentos, e também acompanhar indicadores diversos. Destaca-se também o Viva Voz ao Vivo, conversas abertas e transparentes dos profissionais com a liderança sobre resultados e indicadores para esclarecer dúvidas e transmitir mensagens-chave.
Mais recentemente, nesta fase de distanciamento social decorrente do Covid-19, a área lançou o SB Conecta, com lives para funcionários e familiares com o objetivo de compartilhar conteúdo de qualidade sobre temas como saúde, finanças, filhos, trabalho.
Para Béatrice, ao se associar a Aberje – uma instituição que promove o debate das principais questões da comunicação – a Santos Brasil passa a fazer parte de uma rede de empresas que fomentam o compartilhamento das melhores práticas e reforçam o papel estratégico da área. “Em um momento de rápida transformação, como o que estamos vivendo, a troca de experiência e conhecimento são fundamentais para acompanhar a evolução do modo como a sociedade se relaciona e das tecnologias de forma que possamos sempre desenvolver soluções inovadoras”, diz.
Destaques
- Comunicadores homenageiam a memória de 38 anos de Anna Challa junto à Aberje
- Anna Chala, ex-funcionária da Aberje, falece aos 90 anos
- Adaptação radical marca o cenário de gestão da reputação em 2025
- Rochelle Ford assume liderança da Page Society com visão inovadora para a comunicação global
- Aberje publica relatório de participação na Plataforma Ação para Comunicar e Engajar (PACE), do Pacto Global
ARTIGOS E COLUNAS
Luis Alcubierre O viés de confirmação interpretativaCarlos Parente As sutilezas no ofício da comunicação, para não ofuscar o Rei SolPaulo Nassar Anna ChalaPatricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025Thais Andreoli Gestão de crises: transparência ou discrição?