Santander apresenta Fieeld, dispositivo para deficientes visuais seguirem jogos de futebol
O Banco Santander, associado da Aberje, apresentou ao mercado o Fieeld, um dispositivo original com o qual os deficientes visuais podem seguir futebol com as pontas dos dedos como nunca haviam feito antes. O Fieeld é o primeiro sistema táctil de retransmissão de eventos esportivos em diferido que permite seguir os movimentos da bola e a trajetória das jogadas usando as pontas dos dedos. É uma inovação tecnológica criada pelo grupo Havas e desenvolvida em conjunto com o Banco Santander.
O aparelho converte os dados recolhidos seguindo os jogadores e replica cada jogada. É uma tecnologia que leva a posição da bola às mãos. Agora, o projeto abriu um período para buscar um sócio tecnológico a fim de ampliar seu desenvolvimento e, posteriormente, uma possível comercialização.
Juan Manuel Cendoya, diretor geral de Comunicação, Marketing Corporativo e Estudos do Banco Santander, afirmou: “O Fieeld é um claro exemplo de como os avanços tecnológicos e o futebol podem exercer um impacto positivo na sociedade e melhorar a vida das pessoas. Por isso, desenvolvemos esse projeto. No Santander, apoiamos o esporte porque estamos comprometidos com o progresso da sociedade”.
O Fieeld conta com o apoio da Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA). O IBSA, que faz parte do Comitê Paralímpico Internacional, tem sócios em 120 países e lidera o desenvolvimento de esportes para pessoas com deficiência visual.
Para difundir o Fieeld, o Santander lançou um vídeo cujo protagonista é Nicko, um menino brasileiro deficiente visual, torcedor do Palmeiras, para quem a mãe narra todos os jogos aos ouvidos. Essa história comovente recebeu da FIFA o prêmio para os melhores torcedores na sua última gala anual, em setembro deste ano. Agora, com o Fieeld, Nicko viverá uma experiência única: poder sentir com as pontas dos dedos os gols da Libertadores, competição mais importante da América Latina.
Em relação ao jogo Flamengo e River Plate, o Santander organizou vários eventos no Brasil, Argentina e Peru esta semana para divulgá-lo. O evento do Brasil contou com a presença de Ronaldo Nazário, embaixador do Santander e dos protagonistas do vídeo: Silvia Grecco e Nicko. No da Argentina, estarão os jogadores da Seleção Argentina de Cegos, os “Murciélagos”.
Com esse projeto, o Santander deu mais um passo na aposta para mostrar como o futebol pode exercer um impacto na sociedade e melhorar a vida das pessoas, com uma maior e melhor inclusão. Faz parte da #FootballCan, uma estratégia do Santander que aposta no impacto positivo que o futebol exerce na sociedade.
O Banco Santander patrocina as melhores competições de clubes de futebol do mundo: a Copa Libertadores há 12 anos, a UEFA Champions League e LaLiga Santander na Espanha.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país