Rhodia celebra 100 anos de atividades no Brasil e investe em sustentabilidade
A Rhodia, empresa do Grupo Solvay associada da Aberje, está completando 100 anos de atividades no Brasil e anuncia investimentos em projetos para ampliar a sustentabilidade nos seus processos produtivos e o desenvolvimento de inovações sustentáveis para os diversos mercados em que atua na região.
Graças a uma série de ações realizadas nas últimas décadas, com a adoção de tecnologias e equipamentos e melhorias em eficiência energética, a Rhodia está anunciando que já neutraliza 96% de suas emissões de carbono do conjunto industrial de Paulínia (SP), um dos maiores complexos químicos da América Latina.
O conjunto de Paulínia abrange 27 unidades de produção, com capacidade para fabricar 1,2 milhão de toneladas por ano de diversos produtos empregados por outras indústrias, em um amplo leque de itens do dia a dia das pessoas, como automóveis, roupas e calçados, produtos de cuidados pessoais e com a casa, tintas e vernizes, embalagens, alimentos, agro e para nutrição animal, entre outros.
Para avançar em sustentabilidade em Paulínia, a empresa está iniciando uma série de projetos, como a implantação de sistema de energia renovável em algumas áreas de produção, com a instalação de placas fotovoltaicas de última geração para captação de energia solar. E intensificará o reflorestamento de algumas áreas do conjunto com vegetação nativa.
Ao mesmo tempo, serão aplicadas melhorias no processo operacional da instalação industrial de abatimento de gás de efeito estufa, que a empresa mantém voluntariamente em Paulínia desde 2007, e elimina da atmosfera anualmente cerca de 5 (cinco) milhões de toneladas de CO2 equivalente – uma quantidade correspondente ao que é emitido no mesmo período por uma frota de 1,2 milhão de veículos movidos a combustível fóssil.
A empresa avalia, ainda, um projeto para a mudança da matriz de combustível utilizado em suas caldeiras de vapor, passando do uso atual de gás natural para biomassa, aproveitando o potencial único do Brasil nesse campo.
SUSTENTABILIDADE – Em todas as unidades da empresa no País, a Rhodia tem avançado na questão da sustentabilidade, em linha com os compromissos assumidos mundialmente pelo Grupo Solvay.
A fábrica de Santo André, na região do ABC, que produz fios e fibras têxteis funcionais e sustentáveis de poliamida, foi a pioneira no Brasil na adoção de processos de reuso de água, com o processo produtivo em sistema de circuito fechado, e tem realizado uma série de projetos voltados para o avanço em direção à economia circular, que valoriza o uso de recursos de fontes renováveis e o consumo consciente.
Em Itatiba (SP), onde a empresa produz diferentes tecnologias de especialidades químicas, tendo em vista a atuação em mercados-alvo, tais como Agro, Home e Personal Care, Coatings, Petróleo e Gás e mercados industriais, os processos produtivos são de baixo impacto ambiental. A unidade é autossuficiente em termos de uso de água e tem zero emissão para o meio ambiente. Parte desta água é componente para nossos produtos e o restante retorna ao processo industrial após tratamentos específicos.
A fábrica de Taboão da Serra (SP), cujo portfólio de produtos é composto de ingredientes aplicados principalmente em formulações de skin care, possui um processo produtivo de cadeia totalmente “verde” – desde suas matérias-primas, que na absoluta maioria são de fontes vegetais e renováveis, passando por um processo fabril de baixíssimas emissões até a biodegradabilidade dos produtos finais.
FUTURO – Os investimentos em ações de sustentabilidade reforçam o compromisso da empresa com a melhoria da qualidade de vida das pessoas e com o planeta, diz a presidente do Grupo Solvay na América Latina, Daniela Manique. “Há muito tempo a indústria química mundial já entendeu que nenhuma empresa ou negócio pode crescer às custas do planeta. Por isso, estamos empenhados em construir a Química Sustentável, que utiliza de forma responsável os recursos de que dispõe e valoriza os recursos renováveis em seus processos e no desenvolvimento dos produtos que usamos no nosso cotidiano”, afirma.
Segundo Daniela Manique, a empresa continuará a investir em suas operações locais. Nos últimos cinco anos, o Grupo Solvay investiu em torno de 1 bilhão de reais em aquisições, ampliação de produção, implantação de tecnologias e desenvolvimento de novos produtos para os diferentes mercados em que atua na região.
A unidade industrial mais recente da empresa instalada no Brasil é voltada à produção dos solventes de fonte renovável, uma inovação criada no Brasil e que está conquistando seguidamente novos mercados no país e no Exterior. Inaugurada em Paulínia (SP) no final de 2018, a fábrica de Augeo está recebendo investimentos para uma nova linha de produção que deverá entrar em operação em meados de 2020. “Ao longo de 100 anos de atividades no Brasil, a Rhodia construiu uma história de sucesso e esse é um patrimônio do qual o Grupo Solvay não abre mão. A Rhodia tem dado uma enorme contribuição para o desenvolvimento da indústria brasileira e criou raízes profundas com a sociedade brasileira. E nós vamos prosseguir no caminho da construção da Química Sustentável”, conclui a presidente do Grupo Solvay na América Latina.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país