Revista Interfaces da Comunicação, nova publicação científica da USP, é lançada no dia 4

A plataforma de revistas científicas da Universidade de São Paulo está prestes a ganhar mais uma publicação em seu acervo, a “Interfaces da Comunicação – revista do Grupo de Estudo de Novas Narrativas/GENN”, ligada à Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). Os editores da revista são os professores Paulo Nassar, que também é coordenador do GENN e diretor-presidente da Aberje, e Luiz Alberto de Farias.
A edição 1 da revista conta com uma entrevista com Roberto DaMatta, um dos maiores antropólogos do país. Além disso, entre os textos que compõem a revista, no espírito das interfaces da comunicação, Ricardo Souza Barreto fala sobre “Comunicação e suas novas narrativas: desafios e oportunidades no acesso aos serviços emergenciais 190 pelas pessoas com deficiência auditiva ou surdez”; Carolina Frazon Terra e João Francisco Raposo discutem “Relações Públicas e comunicação orientadas aos dados: realidade ou necessidade contemporânea?”; “Quando Paulo Freire e o Marco Legal da Primeira Infância dialogam: novas narrativas de comunicação de direitos e emancipação de vozes de crianças no Brasil”, de Paulo Nassar Ana Claudia Pompeu Torezan Andreucci e Luiz Alberto de Farias; “Visibilidade, influência e consumo: o processo de formação da opinião pública de marcas por meio das redes de hiperconexão digital”, de Daniel Dubosselard Zimmermann, Eneus Trindade e KKarla de Melo Alves Meira, entre outros autores.
“A abrangência dos desejos editoriais do grupo de pesquisadores responsáveis pela Revista Interfaces da Comunicação poderia ser representada pela expressão matemática n+1. Uma álgebra que lembra Sherazade sempre puxando de um assunto um novo tema, nascido no diálogo entre muitos corpos falantes. O n representando todos os números do universo que, somados ao 1, transforma-se em uma casa de mãe generosa, que diz coisas como “onde come 1, comem 2”. O n aqui é o território da comunicação, em todas as suas expressões. O +1 representa os campos de conhecimento que abraçados ao n se esforçam para responder a inumeráveis problemas de pesquisa”, afirmam Paulo Nassar e Luiz Alberto de Farias no editorial da revista.
O lançamento online será amanhã (dia 4) às 10h, para convidados, com bate-papo sobre a publicação e uma conversa com a mestranda Lucidalva Freitas, da Faculdade de Medicina da USP), sobre a sua pesquisa em rituais digitais de luto no contexto da pandemia da Covid-19.
A revista pode ser acessada neste link.
Destaques
- Com patrocínio da Petrobras, aula inaugural de curso sobre patrocínios culturais destaca governança e impacto social
- Relatório de Atividades 2024 da Aberje destaca conquistas e ações realizadas no ano
- Mulheres na comunicação corporativa: desafios e avanços na busca por equidade
- Comitês Aberje de Estudos Temáticos iniciam atividades de 2025; conheça os membros
- Resumo executivo dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos 2024 está disponível para membros
ARTIGOS E COLUNAS
Vânia Bueno Comunicação e Governança: Por que essa relação é mais crítica do que nunca?Carlos Parente A comunicação tem outro papel essencial: a cura da alma!Marcos Santos O brilho é delas!Giovanni Nobile Dias Diálogo e narrativa: o poder do relacionamento duradouro com jornalistasElizeo Karkoski A Importância da Comunicação Interna na Cultura Organizacional parte 2 – níveis de maturidade