Reunião do Lidercom discute o uso da IA na comunicação corporativa

Na última reunião do LiderCom, realizada no final de março (28), executivos de diferentes setores se reuniram para um benchmarking sobre o uso de inteligência artificial (IA) na comunicação corporativa. Durante o encontro, foram compartilhadas experiências sobre como essas ferramentas têm sido incorporadas ao dia a dia das empresas, trazendo ganhos de produtividade e eficiência na gestão da informação.
Na Microsoft, a IA é utilizada regularmente para redação e revisão de textos, elaboração de apresentações e resposta a e-mails. A empresa desenvolveu uma versão interna do Copilot, sua ferramenta de IA, que permite aos times criarem seus próprios modelos com parâmetros personalizados. Segundo Cláudia Góes, Diretora de Comunicação da Microsoft, a chave para um bom desempenho da IA é a definição de personas específicas, de acordo com o contexto desejado. Entretanto, a velocidade com que essas ferramentas são atualizadas, e ganham novas funcionalidades quase que diariamente, é certamente um desafio.
A executiva destacou a geração de resumos automáticos de reuniões, permitindo que profissionais revisem rapidamente suas tarefas e acompanhem discussões relevantes, sobretudo aquelas em que um profissional não pôde participar. Outro uso que ampliou as discussões é a criação dos chamados agentes, que desempenham atividades diárias, como clipagem, envios de e-mails e análises de informações, a partir de prompts específicos.
Na Diageo, a preocupação com a segurança da informação também levou à adoção de uma IA fechada, que opera dentro dos sistemas internos da empresa. Segundo Fabíola Duarte, head de Comunicação Corporativa da Diageo, a ferramenta é utilizada, entre várias outras tarefas, para traduzir relatórios financeiros com dados sensíveis e auxiliar na elaboração de perfis de executivos. “Nossa IA está integrada ao sistema de comunicação interna e às plataformas de gestão de carreira, gerando biografias automáticas com base nas informações atualizadas pelos colaboradores”, explicou.
Ambas as executivas também abordaram a questão da confidencialidade e segurança das informações a partir do uso de ferramentas de IA fechadas ou próprias, além das possibilidades de customização a depender da demanda e necessidades específicas de cada área ou de cada empresa.
Os participantes do encontro concordaram que a IA se tornou uma aliada fundamental na área de comunicação, otimizando processos e permitindo um melhor aproveitamento do tempo, bem como também sinalizaram os desafios encontrados nas ferramentas generativas de imagem e vídeo, que ainda não apresentam uma funcionalidade satisfatória para os usuários. No entanto, destacaram a importância da revisão humana para garantir a precisão das informações e evitar o uso de dados desatualizados ou imprecisos.
Sobre o Lidercom
O LiderCom é um grupo exclusivo da Aberje para os líderes da comunicação em suas empresas e principais comunicadores do país. A partir de encontros exclusivos com convidados especiais, o fórum discute a importância da comunicação empresarial e sua relação com a liderança C-Level das empresas.
Destaques
- Com apoio da Aberje, Jota lança iniciativa para promover o debate da segurança jurídica e regulatória
- Em artigo para o Poder360, membros da Aberje analisam legado da comunicação na COP30
- Reunião do Lidercom discute o uso da IA na comunicação corporativa
- Hydro associa-se à Aberje
- Com patrocínio da Petrobras, Labs de Comunicação e curso da Escola Aberje exploram temas ligados à cultura e ao esporte
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Quando a educação também faz a diferença nos processos de comunicaçãoLuis Alcubierre Comunicação Interna: fundamento estratégico e legado organizacionalLeila Gasparindo Comunicação Interna como Prova de Cuidado: segurança psicológica é também uma direção organizacionalVinícius Ghise Como a IA pode transformar nossa visão de sucessoJanaína Leme O que é mensuração e o que é o básico para começar a mensurar?