Comitê Aberje de Comunicação Interna, Cultura Organizacional e Marca Empregadora aborda liderança na comunicação interna
Na terça-feira (10), a quarta reunião do Comitê Aberje de Comunicação Interna, Cultura Organizacional e Marca Empregadora abordou o tema “Liderança Comunicadora”, ressaltando a importância dos líderes no processo de comunicação interna das empresas. Thalita Dominato, da Aberje, deu as boas vindas aos membros do colegiado e apresentou os convidados da reunião, Caio Ferracina, da Latam, e Clayton Urbano, da Neoenergia.
O coordenador do Comitê, Elizeo Karkoski, da P3K, enfatizou que a liderança é peça-chave no desdobramento de mensagens e significados dentro das organizações. “A liderança comunicadora sempre foi um dos principais desafios da Comunicação Interna, é um tema caro para todos nós”, explicou Karkoski, provocando os participantes a refletirem sobre novas oportunidades de engajamento. Os membros do Comitê foram então divididos em grupos menores para discutirem a questão “Você enxerga outras oportunidades de engajar a liderança?”.
Após os debates, um participante da reunião trouxe a perspectiva da indústria de petróleo, onde o desafio de transformar líderes em comunicadores é constante, especialmente com equipes operacionais espalhadas em plataformas. Para enfrentar essa questão, a organização implementou um plano de treinamento para lideranças, focado na comunicação como uma das competências essenciais para gestores.
“A liderança é o principal canal da empresa e quando ele é bem orientado e conduzido, sua voz tem mais alcance e eficácia”, afirmou Clayton Urbano, da Neoenergia. Ele falou sobre os vários formatos de comunicados usados pela empresa para garantir que diferentes níveis hierárquicos da Neoenergia estejam alinhados. De acordo com Urbano, o principal desafio é falar com uma grande equipe, com muitos líderes, espalhados pelo Brasil.
“A palavra convence, mas é o exemplo que arrasta”, declarou Urbano, explicando como o CEO da empresa lidera pelo exemplo, com o apoio da assessoria de Comunicação para criar oportunidades de engajamento com diferentes públicos.
Caio Ferracina, da Latam, apresentou o “Mundo Latam”, uma iniciativa originalmente lançada pela área de Recursos Humanos para aproximar as lideranças e impulsionar a transformação cultural da empresa. Ele explicou como o time de Comunicação se juntou à equipe de RH para repensar o “Mundo Latam” como uma ferramenta de Comunicação Interna.
“Nós precisamos sempre ter em mente que o modelo precisa se provar tendência para podermos escalar. Ele tem que fazer sentido para o público”, explicou Ferracina, lembrando que a comunicação transparente é essencial para a construção de uma cultura sólida. Ele destacou ainda que ferramentas de feedback, como pesquisas internas, são fundamentais para o aprimoramento contínuo das ações.
Uma executiva de um escritório de advocacia questionou a viabilidade de promover esse tipo de comunicação com CEOs de diferentes perfis. Para Urbano, mesmo líderes mais reservados podem ser engajados ao demonstrar a importância e os resultados da comunicação. “Se você começa o trabalho mostrando a importância da Comunicação, você pode convencer a liderança com facilidade”, afirmou. “É importante mostrar a importância da Comunicação, inclusive com a repercussão das ações”, concluiu.
“Pesquisas internas servem de base para novas ações, é importante ouvir feedbacks”, complementou Ferracina. “A melhoria contínua é importante e os dados ajudam muito”, afirmou.
A reunião destacou a necessidade de instrumentalizar os líderes de forma eficaz, permitindo que eles se apropriem dos canais e ferramentas de comunicação para promover um alinhamento mais eficiente. Além disso, reforçou a importância de definir claramente os objetivos das ações de comunicação interna e de mensurar seus resultados, garantindo que a comunicação corporativa seja um agente ativo na transformação cultural das organizações.
Destaques
- Mesa-redonda debate atuação dos CCOs para edição 2024 da revista Valor Setorial Comunicação Corporativa
- Conferência Internacional de pesquisadores em RP abre chamada para submissão de resumos
- Comerc Energia é nova associada da Aberje
- Em lançamento da segunda edição de “Muito Além do Media Training”, autoras comentam as atualizações da obra e importância do tema
- 28% das empresas observa alcance e abrangência como principal desafio comunicacional, aponta pesquisa sobre comunicação no mercado financeiro
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias Agilidade sem perder a qualidade: desafios da comunicação contemporâneaRicardo Torreglosa Anuário da Comunicação CorporativaLuis Alcubierre Manipulação Positiva: Uma Nova Abordagem para o Sucesso ColetivoGiovanni Nobile Dias Comunicação estratégica amplifica responsabilidade coletiva sobre a sustentabilidadeTatiana Maia Lins Gestão da Reputação é um tema sério, cuidado com oportunistas de plantão