Reunião da Comissão do Pacto Global visita sede da Amaggi em MT
Nos dias 21 e 22 de março, a Aberje esteve na Amaggi, no Mato Grosso, para visitar a sede da empresa em Cuiabá e também a Fazenda Itamarati, uma das maiores da companhia. A visita foi realizada pelas empresas participantes da CEC – a Comissão de Engajamento e Comunicação do Pacto Global. Participaram deste encontro Fernanda Arimura, do Pacto Global (SP); Natália Tamura, representante da Aberje (SP); Marcelo Rothen, da Copel (PR); Rodrigo Gomes, da MRV (MG); Fabiana Nunes, da Basf (SP); e Daniel Escobar, da Amaggi (MT), como anfitrião do grupo. À distância, acompanharam a reunião da CEC Ana Caporal, da Enel (RJ) e também coordenadora da CEC; bem como Joice Santos, também da Enel (RJ); Marco Gomes, da Abiquim (SP); Juliana Bahia, da FIEMG (MG); Rafaella Ribas, da FIEP (PR); Jaqueline Lobo da Rosa, da OAB (PR); Mariana Claudio, da BRF (SP); Muriel Lana, do Instituto Iguá (SP); e Marcelo Douek, da SocialDocs (SP).
A agenda de trabalho do dia incluiu a definição do cronograma de trabalho das subcomissões presentes e dos kits para parceiros e fornecedores. Também se discutiu formas alternativas de criar diálogos com públicos específicos, como, por exemplo, aqueles que atuam e moram no campo. A equipe da CEC conheceu o Centro de Memórias da Amaggi, bem como as equipes de Comunicação, Sustentabilidade e Compliance, todas sob a responsabilidade da diretora da área, Juliana Lopes. Em seguida, o grupo viajou por cinco horas ao interior do estado, até a Fazenda Itamarati, com mais de 80 mil hectares de área e quase 1000 km de estrada de chão. Por lá, vivem cerca de 900 funcionários com suas famílias, compondo quase 2000 pessoas na fazenda. Para abrigá-los, foram construídas cerca de 450 casas com 120m², além de uma escola – que vai desde a creche ao ensino médio –, seis igrejas, quadras e parques para lazer, mercado, entre outras estruturas para suprir a comunidade.
A Amaggi é composta pela AMAGGI AGRO (produção agrícola de soja, milho e algodão com uso de tecnologia para obtenção de sementes de alta qualidade), a Amaggi Logística e Operações (responsável pelo escoamento de grãos em escalas nacional e internacional), a Amaggi Commodities (responsável pela compra, venda e o beneficiamento de grãos de soja e milho, além da importação e comercialização de insumos agrícolas) e a Amaggi Energia (detentora de cinco Pequenas Centrais Hidrelétricas – PCHs, integradas ao Sistema Interligado Nacional, com potência instalada de aproximadamente 70 MW).
As atividades das áreas de negócio não se restringem apenas ao Brasil. Desde a abertura do escritório comercial na Holanda, em 2008, as operações são também internacionais, chegando à Argentina, Paraguai, Suíça, Noruega e China. Com 40 anos de operação, o Grupo Amaggi é o terceiro maior produtor de soja do País. Somente em Mato Grosso, o grupo administra 252,3 mil hectares de terras para agricultura, pecuária e reflorestamento. Do total, 200,4 mil hectares em 19 fazendas próprias.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país