Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
O ano de 2024 foi marcado por eventos de grande impacto no Brasil e no mundo. No cenário internacional, a guerra no Oriente Médio se agravou, sem falar na queda do governo ditatorial da Síria no fim do ano, trazendo ainda mais incertezas na região. A guerra entre Rússia e Ucrânia também se agrava, sem perspectiva de resolução no curto prazo e trazendo insegurança em toda Europa, continente este que viu a extrema direita conquistar espaços representativos em vários países. Nos Estados Unidos, a reeleição de Donald Trump sinaliza mudanças significativas nas políticas internas e relações internacionais do país nos próximos anos. O clima extremo também deixou sua marca: secas severas e incêndios marcaram o ano no Brasil, ao mesmo tempo em que uma enchente devastadora no Rio Grande do Sul causou grande comoção nacional. O ano teve o dia mais quente da história no planeta, ultrapassando o recorde recente do ano passado. Esses fatos colocam ainda mais expectativa no combate às mudanças climáticas e na COP30, que ocorrerá no Brasil em 2025.
Com o tema “Comunicação para a Transição”, a Aberje atuou em 2024 para reforçar o papel da comunicação em navegar esse cenário de policrises. Com eventos, produção de conteúdo, pesquisas e iniciativas de capacitação, a Aberje reuniu associados, parceiros, comunicadores e organizações para promover a troca de conhecimentos e o debate, fortalecendo o mercado brasileiro – e internacional – de Comunicação.
Crescimento da rede
A Aberje concluiu o ano de 2024 com a marca de 1.000 associadas, reunindo uma rede de quase 10 mil comunicadores e comunicadoras. Organizações de vários setores, como Netflix, Allianz Seguros, Poder360, Museu da Língua Portuguesa, Museu do Ipiranga, Fundação Osesp, Itaipu Binacional, Ipsos, Vedacit, BHP, Raízen, Jusbrasil, Dell, Banco da Amazônia, Hospital Oswaldo Cruz, Electrolux e SHEIN – entre outras – se juntaram à rede. Conheça a lista completa de associadas.
O destaque do ano fica também com as associadas mantenedoras, programa de benefícios extras às empresas que dão apoio adicional à Aberje. São elas: ArcelorMittal, Basf, Bayer, CPFL, Gerdau, GM, Itaú, LATAM, McDonald’s, Novo Nordisk, Stellantis, Ypê, Ajinomoto e Engie.
Rede de trocas
Espaços seguros para troca de informações e aprendizado mútuo para profissionais da rede associativa, os Comitês Aberje se reuniram a cada dois meses durante 2024, com reuniões presenciais em julho e em novembro. Este ano, os temas abordados pelos comitês foram:
- Comunicação e Engajamento para ESG;
- Cultura de Dados e Mensuração de Resultados na Comunicação;
- Comunicação Interna, Cultura Organizacional e Marca Empregadora; e
- Gestão da Comunicação e da Reputação Corporativas.
Ao todo, foram 18 reuniões, com a reunião presencial em julho realizada na sede da Sompo e o encontro presencial feito na sede da Edenred, ambas em São Paulo. Os Comitês reúnem 260 pessoas, cada um com 30 organizações, que indicam dois participantes para cada comitê. No total, há 120 vagas para empresas, além das mantenedoras.
Já o LiderCom, grupo da Aberje que reúne a liderança da comunicação empresarial brasileira, realizou seis encontros virtuais ao longo do ano, abordando temas como sustentabilidade, equidade salarial e construção de marca corporativa. Um dos encontros foi com Ana Moises, diretora da área de Soluções de Marketing do LinkedIn para América Latina, que debateu sobre o uso da plataforma para fortalecer negócios e relacionamentos.
Hoje, o LiderCom conta com 185 membros, e o LiderCom Next reúne 110 membros.
Ao longo de 2024, os Labs de Comunicação trouxeram especialistas de importantes players do mercado para expor cases e falar sobre tendências e boas práticas. Estes foram os labs ativos no ano:
- Lab de Comunicação para Energia (patrocínio Engie)
- Lab de Comunicação para Ações com Influenciadores (patrocínio Petrobras)
- Lab de Comunicação para Diversidade (patrocínio Novo Nordisk)
- Lab de Comunicação para Inovação (patrocínio ArcelorMittal)
- Lab de Comunicação para Patrocínio e Apoio à Cultura (patrocínio Petrobras)
- Lab de Public affairs (patrocínio Prospectiva)
- Lab de Comunicação para Saúde (patrocínio Bayer)
- Lab de Comunicação para Sustentabilidade (patrocínio Vivo)
Entre os eventos de benchmarking, destaca-se o encontro entre associados instigado pela área de comunicação da Universidade de São Paulo (USP), para falar sobre cultura de dados e indicadores:
Rede em apoio à crise climática no Rio Grande do Sul
Em maio, o país acompanhou as enchentes no Rio Grande do Sul. As associadas da Aberje se organizaram com uma série de ações para apoiar as vítimas das fortes chuvas que atingiram o estado. Nas semanas mais críticas, organizações de diversos setores realizaram arrecadação e doação de itens como água, alimentos, produtos de higiene, roupas, colchões e cobertores, além de equipamentos, veículos e combustíveis.
O LiderCom se tornou um grupo de informações qualificadas, focando no compartilhamento de dados de fontes e canais oficiais e setoriais, como as áreas da saúde, infraestrutura e transportes.
Trends e Transições: Contextos, tecnologias e competências que vão transformar ainda mais a comunicação empresarial
No final de junho, o Teatro Bravos, em São Paulo, recebeu os 600 participantes da 8ª edição do Aberje Trends. Com o tema “Transições: Contextos, tecnologias e competências que vão transformar ainda mais a comunicação empresarial”, o evento abordou a era atual de transição social, cultural, energética e demográfica e o papel da comunicação corporativa nesse contexto.
Entre os palestrantes estavam Shahar Silbershatz, CEO da Caliber; Adriana Moucherek (Ajinomoto do Brasil); Cristiana Brito (então BASF para América do Sul); Fabio Rua (General Motors América do Sul); Paula Castro (Bayer América Latina); Pedro Torres, (Gerdau); e Rafael Sbarai (Cartola Express da Globo).
O evento contou com o patrocínio de BASF, Bayer, ENGIE Brasil, Gerdau, Itaú Unibanco, LATAM Airlines, Arcos Dorados, Novo Nordisk e Stellantis; o apoio da CPFL Energia, Prospectiva Public Affairs LAT.AM, P3K Comunicação e Tetra Pak; e media partner de InfoMoney e propmark.
Como tradicionalmente ocorre, em maio aconteceu o Warm Up do Aberje Trends, dessa vez no auditório da FGV-ECMI, no Rio de Janeiro, em sua primeira edição presencial. O evento reuniu especialistas para discutir tendências em comunicação, destacando temas como inteligência artificial (IA), ESG e gestão de crises. Leonardo Müller, da Aberje, também apresentou o estudo “Orçamento da Comunicação Empresarial no Brasil”, apontando R$ 36 bilhões destinados ao setor em 2024.
+Abertura
+O que é uma tendência e como trabalhar com ela?
+Tendências na gestão da reputação em tempos de mudanças sociais, políticas e tecnológicas
+CEOs em foco: Comunicação de impacto na era da transformação
+Mídia tradicional x Marketing de influência: Os limites da batalha pela audiência na era da inteligência artificial
+O desafio da comunicação interna na transição de mídias e gerações
+Fake news x Fact checking: A atualização da legislação na era da transição das mídias
+Tendências na carreira de comunicadores: Jornalismo de influência
+Governança e clima: Como a comunicação empresarial pode se engajar em temas como o G20 e COP30
+O que você precisa saber sobre mudanças climáticas no Brasil
Conecta CI: benchmarking em Comunicação Interna
No início de novembro, a primeira edição do Conecta CI reuniu profissionais de Comunicação Interna de empresas de vários setores para troca de experiências e apresentação de tendências. Com um formato de workshop dinâmico, o evento contou com nove mesas temáticas intercaladas por entrevistas no palco e momentos de networking, abordando os desafios e as soluções mais inovadoras da área. O modelo garantiu engajamento dos participantes, com mais diálogo entre os representantes das empresas e o público, e teve patrocínio da Bayer, Latam Airlines e Workvivo, e apoio da Seepix.
Eventos
Em fevereiro, o primeiro evento presencial do ano reuniu especialistas de economia, sociologia e comunicação para apresentar a agenda da Aberje para 2024. Com a presença de Antonio Corrêa de Lacerda (PUC-SP); Felipe Seligman (Jota); e Marco Ruediger (FGV-ECMI) e moderação de Amanda Brum (ANBIMA), o encontro apresentou o tema de 2024 da Aberje, “Comunicação para a Transição” e discutiu desafios e perspectivas socioeconômicas diante de um período de transição – energética, econômica, cultural e social.
Para refletir sobre os desafios de inclusão e diversidade, a Aberje promoveu em março o evento do Dia Internacional da Mulher, com o tema “Mulheres e a Diversidade na Comunicação”. O debate contou com a participação de Andrea Maciel Aquino (GPeS); Celira Fonseca Reis (MRV & CO); Janaina Gama (Escola Aberje); e Patricia Salvatori (Mundo im.Perfeito e Rede Mães Atípicas).
Em maio, a Academia Aberje de Marcas recebeu a Fundação Renova para o seminário “Comunicação para a reparação: Desafios e estratégias”. O evento contou com a presença de Ana Carolina Maciel, Flávio Chantre e Marily Gallote, da Fundação Renova, que falaram sobre as ações de comunicação e diálogo após o rompimento da barragem em Mariana (MG) e comentaram os desafios e os resultados do trabalho com as comunidades atingidas.
Realizado no início de abril, em Cuiabá, por meio de uma parceria entre a Aberje, a Amaggi e a Yara Brasil, o “Encontro Aberto de Comunicação – Um Guia para o Agronegócio” reuniu profissionais de comunicação e marketing, além de estudantes, influenciadores e pessoas que atuam no dia a dia da comunicação do agronegócio e para o agro. Com Daniel Escobar (Amaggi); Nicholas Vital; Thiago Coletti (Yara Brasil); e Claudia Luz, o evento discutiu o aumento crescente de profissionais atuando na comunicação agro, a necessidade de humanizar as narrativas e a importância de falar para fora da “bolha” do agro.
Para falar sobre diversidade, a Latam trouxe para a Academia de Marcas diversos membros de sua equipe. No final de setembro, Daniele Simão, supervisora de tripulação de cabine; Henrique Mendes, coordenador de desenvolvimento organizacional; Mariana Fernandes, coordenadora de recrutamento e seleção (R&S); e Philippe Silva, despachante operacional terrestre, contaram como a empresa tem incorporado a diversidade em sua estratégia corporativa desde 2021, promovendo ações focadas na equidade de gênero, inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) e ampliação da diversidade étnica e social.
A gravação dos eventos está disponível na íntegra no Youtube da Aberje.
Amazônia e COP30
Lançada no início de fevereiro, a edição 111 da Revista CE – Comunicação Empresarial trouxe um especial sobre a Amazônia, explorando a narrativa comunicacional da região e o papel dos comunicadores frente aos desafios de uma era de transição – energética, econômica, social e cultural. Profissionais, representantes de empresas e experts locais falam sobre os desafios e as oportunidades de comunicação da Amazônia Legal.
Em parceria com o Pacto Global Rede Brasil e patrocínio da Hydro e da Alubar, a Aberje ofereceu o curso preparatório para comunicadores para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, o Missão COP30, desenhado para auxiliar empresas na criação de estratégias robustas de comunicação e na integração de seus planejamentos para a COP30. O programa contou com a curadoria de Karla Prado (Pacto Global Rede Brasil); Emiliana Pomarico (Escola Aberje de Comunicação); e Victor Pereira (Aberje); e coordenação da professora Else Lemos, relações-públicas e pesquisadora do Centro de Estudos de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Cecorp-USP). Foram seis aulas virtuais, com um total de 15 horas de duração, para 40 participantes. Ao final do curso, a Aberje disponibilizou às suas associadas o e-book “Missão COP30: Curso Preparatório para Comunicadores”.
Na primeira semana de abril, o painel “A importância de uma boa comunicação em sustentabilidade e o papel do comunicador nas COPs” do Fórum Ambição 2030, organizado pelo Pacto Global da ONU, em parceria com a AYA Earth Partners, reuniu Hamilton dos Santos (Aberje); Roberta Machado (Inpress Porter Novelli); Romeu de Bruns (Itaipu Binacional e PACE). Com moderação de Karla Prado (Pacto Global – Rede Brasil), os participantes discutiram estratégias para uma comunicação eficaz em sustentabilidade, incluindo a importância da participação das organizações na COP 30, como essas organizações devem se preparar para isso e os efeitos positivos de uma comunicação estratégica para a visibilidade e a reputação de empresas.
Ainda em janeiro, o segundo encontro online do Capítulo Aberje Amazônia debateu a importância da preparação para comunicar de maneira eficaz as próximas edições da COP, agendadas para 2024 no Azerbaijão, e 2025 em Belém do Pará, na Amazônia brasileira. A diretora do Capítulo, Elis Ramos (Vale), recebeu Carlos Parente (Midfield Consulting) e Alan Cativo (Temple Comunicação), que falaram sobre sua presença na COP28, realizada em 2023 em Dubai, suas impressões sobre o evento e sobre a participação do setor empresarial brasileiro.
Já em Belém, o diretor-executivo da Aberje, Hamilton dos Santos, participou como mediador do painel “Cultura, Educação e Comunicação”, parte da 2ª edição da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias, promovida pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) com apoio institucional da Aberje. Com a proposta de discutir e encontrar soluções para a preservação da Amazônia e seu desenvolvimento de forma sustentável, o evento reuniu diversos atores que têm atuado com o tema na Amazônia, como autoridades, especialistas, investidores, organizações e lideranças.
Expedição Amazônia – Conhecer para Comunicar
A segunda edição da Expedição Amazônia ofereceu a profissionais de comunicação uma jornada imersiva na Amazônia sobre sustentabilidade abrangendo pessoas, biodiversidade, cultura, ciência e saberes tradicionais. Os objetivos da iniciativa desenvolvida pela Aberje são sensibilizar e qualificar comunicadores para a sustentabilidade em organizações de diferentes segmentos de atuação. Ela é promovida pela Escola Aberje de Comunicação em parceria com a Academia Amazônia Ensina (ACAE). A edição de 2024 teve patrocínio da BASF, do Itaú Unibanco e da LATAM Airlines.
Escola Aberje
Na Escola Aberje, além da segunda edição da Expedição Amazônia, foram realizados cursos completos, livres e in-company para um total de 1442 alunas e alunos.
Foram realizados 10 cursos completos, com 498 horas de aulas ao longo do ano, em mais de 200 encontros.
- De 26/03 a 13 de agosto – Curso Completo em Diversidade das Organizações, coordenado por Ana Paula Suzuki e curadoria de Ricardo Sales (94 alunos) – 41 encontros – 82 horas/aula
- De 28/02 a 17/04 – Curso Completo em Gestão de Crises, com coordenação de Carlos Parente e apoio de José Forni – (58 alunos), 14 encontros e 42 horas/aula
- De 28/06 a 16/08 – Curso Completo em Comunicação estratégica e gestão das controvérsias, coordenado por Paulo Nassar e Carlos Parente (28 alunos) 12 encontros e 24 horas/aula
- De 18/05 a 7/12 – Curso Completo em Comunicação Interna, (75 alunos) 25 encontros e 81 horas/aula
- De 25/05 a 26/10 – Curso Completo em Comunicação Pública, com curadoria de Jorge Duarte (46 alunos) – 19 encontros e 63 horas/aula
- De 30/07 a 31/10 – Curso Completo em Comunicação para Sustentabilidade e ESG, com coordenação de Else Lemos – (54 alunos) – 28 encontros e 56 horas/aula
- De 21/08 a 11/10 – Curso Completo em Gestão da Reputação, com coordenação de Carlos Parente – (49 alunos) – 16 encontros e 32 horas/aula
- De 11/09 a 04/12 – Curso Completo em Tendências e Práticas de RP, com coordenação de Else Lemos e Daniela Bertocchi, (33 alunos) 12 encontros e 36 horas aula
- De 16/10 a 13/12 – Curso Completo em Relações Institucionais e Governamentais, com coordenação de Carlos Parente (52 alunos) 16 encontros e 32 horas aula
- De 23/09 a 27/11 – Curso Completo em Gestão da Comunicação Digital, com coordenação de Lucas Reis (62 alunos) 20 encontros e 50 horas aula
Também foram oferecidas 80 horas de aulas de formações rápidas por meio dos cursos livres, que trouxeram discussões relevantes e insights práticos para os(as) participantes sobre os mais diversos temas como: Planejamento de Comunicação Interna e Integrada, Como construir, analisar e apresentar indicadores, Storytelling, Cultura Data-Driven, Gestão de Pessoas, Princípios Básicos de ESG, Mensuração em comunicação e marketing, Diagnóstico Rápido de Comunicação e Inovação Digital para a Comunicação Interna.
Ainda, por meio dos cursos in company, propostas customizadas desenvolvidas com base no levantamento das necessidades de cada empresa, a Escola Aberje de Comunicação contribuiu para a formação dos profissionais das áreas de comunicação, marketing, administração, relações institucionais, apoio patrimonial, comunicação digital, imprensa, entre tantas outras de grandes organizações como: Modec, Syngenta, Hidrovias, Latam, Itaú, Novo Nordisk, Ministério Público da Bahia, Suzano, Bracell, Itaipu, Embraer, Haleon, Scania, Novelis.
A segunda turma do MBA em Gestão da Comunicação Empresarial começou suas aulas em maio. É a 23ª turma do curso de pós-graduação da Escola Aberje e a segunda turma em parceria com a FGV. O curso tem duração de 15 meses, com aulas online ao vivo duas vezes por semana, com um total de 175 horas/aula.
No início de abril, foi lançado o blog da Escola Aberje, reunindo tendências e discussões sobre comunicação corporativa a partir dos temas abordados nas aulas da Escola Aberje.
Mestrado Profissional Aberje, FGV ECMI e Fundação Itaú
Um dos destaques do ano foi o lançamento do Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados, fruto de uma parceria inédita entre a Aberje, a FGV ECMI (Escola de Comunicação, Mídia e Informação) e a Fundação Itaú. O curso é voltado para profissionais de Comunicação do terceiro setor que atuem em institutos, fundações e organizações da sociedade civil, ou que estejam envolvidos diretamente com Comunicação em organizações governamentais e nas áreas de ESG, responsabilidade e sustentabilidade social de empresas privadas. O processo seletivo atraiu mais de 600 interessados de 15 estados; com 180 inscrições homologadas e 30 aprovados, que receberam bolsas integrais.
A masterclass que marcou o lançamento do Mestrado Profissional contou com palestra do ex-jogador e empreendedor social Raí, na Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro, e debate com Paulo Nassar e Hamilton dos Santos (Aberje), Carlos Ivan Simonsen Leal (Fundação Getúlio Vargas), Marco Aurelio Ruediger (FGV Comunicação Rio), Eduardo Saron e Aninha de Fátima (Fundação Itaú), e mediação da jornalista Maju Coutinho.
Estudos e pesquisas
A página do CEAEC (Centro de Estudos e Análises Econômicas Aplicadas à Comunicação) foi lançada no início de setembro, reunindo pesquisas e estudos desenvolvidos pela entidade. O CEAEC foi criado em 2023 pela Aberje, com o objetivo de aprofundar sua missão científica e fortalecer a área de comunicação com análises e dados econômicos robustos. Entre o conteúdo disponibilizado, estão dois novos produtos, o Resumo Executivo e o Mapa, com análises de eventos e temas importantes para a Comunicação.
Já nos primeiros meses do ano a Aberje divulgou diferentes análises, feitas em conjunto com diversas organizações, abordando temas relevantes do mercado de Comunicação. Alguns dos estudos foram apresentados em eventos especiais na Aberje, com a presença de parceiros e convidados em debates.
Em parceria com a Ação Integrada, agência de Comunicação interna, a Aberje lançou em fevereiro a oitava edição da “Pesquisa de Tendências em Comunicação Interna”. O levantamento identificou que engajar lideranças como comunicadores continua sendo o principal desafio da Comunicação Interna. A pesquisa ouviu mais de 200 empresas de diversos portes e segmentos em questões como principais objetivos, mensagens, canais, campanhas, comunicação pelos gestores, desafios para o ano e gestão de processos de Comunicação Interna.
Lançado durante o Warm Up do Aberje Trends, no final de maio, o estudo “Orçamento da Comunicação Empresarial no Brasil” contou com a participação de 102 empresas, e apontou que as organizações brasileiras deveriam destinar R$ 36 bilhões para atividades de comunicação empresarial em 2024, um crescimento de 1,5% em relação a 2023. O levantamento foi realizado pela Aberje em parceria com a Escola de Comunicação, Mídia e Informação da FGV (FGV ECMI).
Em outubro, a apresentação da pesquisa “Cultura de Dados, Mensuração de Resultados e Inteligência Artificial na Comunicação”, elaborada pela Aberje em parceria com a Cortex, reuniu especialistas e profissionais do setor para discutir o impacto da adoção de dados e da implementação da Inteligência Artificial (IA) na comunicação corporativa.
Também em outubro, em parceria com a Beon ESG, a Aberje apresentou a pesquisa “Maturidade ESG nas empresas brasileiras”. O estudo foi desenvolvido pela Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, resultado da fusão do IPRI (Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem) com a FSB Inteligência. A pesquisa é a única no Brasil com uma amostra representativa da economia, o que a torna uma ferramenta essencial para entender a maturidade das práticas ESG.
Conteúdos
O podcast FalAção estreou a temporada de 2024 com participação de Natália de Campos Tamura (Escola Aberje) e de Victor Henrique Pereira (Aberje), com uma conversa sobre o tema da Aberje para 2024, “Comunicação para a Transição”.
Ao longo de 2024, foram 12 novos episódios do podcast FalAção, com a participação de Renato Gasparetto, Else Lemos, Leandro Conti, Leila Gasparindo, Lydia Damian, Valcleia Solidade, Adelino Mont’Alverne, Juliana Machado e Fabíola Duarte. O episódio 134 foi o mais ouvido do ano, com o tema “Pesquisa de Tendências em Comunicação Interna” e a participação de Adevani Rotter.
No canal da Aberje no Youtube, a websérie Insiders, produzida em parceria com a Jabuticaba Conteúdo, levou ao ar seis episódios com entrevistas com executivos do Hospital Israelita Albert Einstein (Débora Pratali), Novo Nordisk (Simone Tcherniakovsky), Suzano (Glaucia Dias), Banco do Brasil (Sérgio Freire) e Klabin (Carime Kanbour) sobre relacionamento com a comunidade, governo, múltiplos públicos, durante eventos extremos e investidores.
Parcerias de valor
No primeiro semestre, em maio, a Aberje realizou em parceria com a Ideal o evento “Report Web Summit Rio 2024”, transmitido pelo YouTube, em que foram discutidos os principais insights do encontro. Entre os principais tópicos, destacaram-se propriedade intelectual, comunicação, tecnologia e Inteligência Artificial, além da necessidade de enfrentar a desigualdade e promover a sustentabilidade. Já em dezembro, foi divulgado um report sobre o Web Summit Lisboa 2024, que enfatiza a importância de criar um ambiente saudável para o avanço da inteligência artificial (IA), abordando questões como viés algorítmico, privacidade de dados, transparência, colaboração internacional e soluções para desafios globais.
+Acesse report Web Summit Rio
+Acesse report Web Summit Lisboa
A Jornada Galápagos é um curso gratuito de comunicação liderado pela jornalista Alecsandra Zapparoli, que busca fortalecer o ecossistema jornalístico. Ele reúne jornalistas e produtores de conteúdo de todo país para atualizar, capacitar e formar profissionais durante duas semanas de imersão presencial nas sedes paulistanas de empresas que acreditam na importância do jornalismo. A iniciativa conta com o patrocínio de Google News Initiative, Magalu, Itaú, Smiles, Syngenta, JBS, ENGIE e Aberje e apoio de Spotify, Pacto Global – Rede Brasil, Mais Diversidade, Airbnb e revista piauí.
No início de julho, os participantes da Jornada Galápagos de Jornalismo 2024 foram recebidos na Aberje por Hamilton dos Santos, diretor-executivo da associação, que falou sobre as possibilidades de carreira na área. Ele detalhou a atuação da Aberje e o mercado de Comunicação no Brasil, comentando o cenário de transições aceleradas vivido atualmente e a importância dos comunicadores e das comunicadoras junto à gestão das organizações para auxiliá-las em um momento de crises sucessivas. Ele reforçou a importância de uma formação multidisciplinar para a área, ressaltando o papel das chamadas humanidades, como a Filosofia, a Antropologia e a Sociologia.
Valor Setorial Comunicação Corporativa
Em dezembro saiu a edição 17 da revista Valor Setorial Comunicação Corporativa. A iniciativa é uma publicação anual do jornal Valor Econômico em parceria da Aberje desde sua criação, em 2008. Ela circula entre os assinantes do Valor e associados da Aberje, reunindo conteúdo desenvolvido a partir de mesas-redondas lideradas pela Aberje e pelo Valor com os principais líderes da comunicação empresarial do Brasil.
O equilíbrio entre polidez e autenticidade na Comunicação foi o tema da mesa-redonda de CEOs da edição. Com mediação de Hamilton dos Santos (Aberje) e Luciana Marinelli (Valor Econômico), o debate reuniu os CEOs Fernanda Ribeiro, da Conta Black; Jefferson de Paula, da ArcelorMittal Brasil; e Maurício Rodrigues, da Bayer Crop Science América Latina, que falaram sobre dualidade entre confiança e transparência, além do medo da crítica nas redes sociais. Uma outra mesa-redonda, também em novembro, discutiu o novo papel do comunicador em uma era de transformações, com a participação de Fabio Rua (GM); Karina Monaco, (BASF); Leandro Modé (Vale); Lilian Assis (Ajinomoto); Marcos Baptistucci (Randoncorp); Mônica Alvarez (Alubar Global Management); Ranny Alonso (Grupo Amil); e Tatiana Presoti (SHEIN); e mediação de Paulo Nassar (Aberje) e Luciana Marinelli.
Internacional
No início de março de 2024, a Aberje participou da 27ª edição da Conferência Internacional de Pesquisadores de Relações Públicas (IPRRC), nos EUA, para a entrega do International Aberje Award. Pablo Miño, professor assistente da Boston University, venceu pela segunda vez o prêmio da associação, dessa vez com o trabalho intitulado “American and British Agencies Expanding their Global Footprint since the 1980s: The Global Public Relations Industry in Latin America Through the Lens of PRWeek”.
O diretor-executivo da Aberje, Hamilton dos Santos, representou a Aberje no Page Spring Seminar, realizado em março em Paris. A Page Society é hoje a maior associação de comunicação corporativa dos Estados Unidos, dedicada a fortalecer o papel de liderança empresarial do CCO (Chief Communicator Officer), e a Aberje faz parte do board da entidade. No evento, os participantes discutiram a importância do olhar global dos CCOs nas organizações e o papel da comunicação na política contemporânea.
O diretor realizou uma palestra como Guest Lecturer de uma palestra no Programa de Mestrado de Strategic Comunication do departamento de estudos de guerra do King’s College London, a convite do professor Vinicius Mariano de Carvalho, onde falou sobre a importância da comunicação estratégica em meio às transições atuais e sobre o papel fundamental da Comunicação de trabalhar com os vários stakeholders e monitorar os resultados dessas ações.
Já em maio, Hamilton viajou a Lima, no Peru, para o encontro anual da Global Alliance for Public Relations and Communication Management, a confederação das principais associações, organizações e instituições de relações públicas e gestão da comunicação do mundo, representando profissionais, acadêmicos e estudantes em mais de 120 países ao redor do mundo. Hamilton representou a Aberje no board da organização e na liderança do Conselho Regional para América Latina. No encontro anual, foram definidas as ações da organização para o biênio 2024-2026.
No final de abril, o Conselho Regional para América Latina da Global Alliance for Public Relations and Communication Management, entidade que congrega as associações de Comunicação e PR do mundo, da qual a Aberje faz parte, realizou uma reunião com os novos membros convidados para discutir o papel das lideranças de Comunicação na América Latina. Hamilton dos Santos (Aberje), é o atual líder do Conselho e faz parte do board da Global Alliance. Fazem parte do conselho os brasileiros Carolina Prado (Intel); David Grinberg (Arcos Dorados); Marcel Dellabarba (Samsung); Thyago Mathias (LLYC); e Victor Pereira (Aberje). Também participam do conselho Analia Canale (Cambras/Argentina); Diego Campal (Argentina PR Council); Francisco Aylwin Oyarzún (FOCCO/Chile); Gladys Díaz, (PRPRA/Porto Rico); Olga Oro (PRORP/México). Em 2024, as atividades do Conselho Regional contaram com o apoio da Samsung.
Capítulos
No início de abril, Philipe Deschamps Dias (State Grid Brazil) assumiu a diretoria do Capítulo Aberje Rio de Janeiro, com objetivo de seguir aprimorando a gestão da comunicação corporativa no Brasil. O profissional assume o capítulo para dar sequência no trabalho de Carolina Paiva, da TIM Brasil, que ocupava o cargo desde 2019.
Em maio, no Rio Grande do Sul, Ana Paula Rocha (Randoncorp) aceitou o convite da diretoria para liderar o Capítulo Aberje no estado, que soma mais de 30 empresas associadas à entidade. A nova diretora deu sequência ao trabalho de Rosângela Florczak e Daniela Cidade, que estiveram à frente das atividades por quase oito anos.
No Capítulo Aberje Amazônia, Mônica Alvarez (Alubar) assumiu em setembro como nova diretora do capítulo, fundado no ano anterior. Em seu primeiro ano de atuação, sob liderança da jornalista maranhense Elis Ramos (Vale), o capítulo se dedicou ao fortalecimento dos diálogos entre profissionais de comunicação.
Em março, o 12º Encontro Aberje do Capítulo Minas Gerais, realizado na sede da Hotmart, no histórico Palácio do Rádio, em Belo Horizonte (MG), reuniu associados e comunicadores da academia e do mercado para debater o tema “Transformação Digital e Impactos na Comunicação”.
No final de maio, foi lançado o blog do Capítulo Amazônia – uma representação ao mesmo tempo regional e temática da Aberje, fundada em 2023, que abrange todos os Estados da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Roraima, Rondônia, Pará e Tocantins). O blog é um espaço dedicado a ouvir as vozes locais, a partir de seus comunicadores, sobre temas relevantes e sob o ponto de vista da comunicação.
Atualmente, a Aberje possui oito capítulos – representações institucionais em estados brasileiros: Amazônia – uma representação ao mesmo tempo regional e temática da Aberje que abrange todos os Estados da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Roraima, Rondônia, Pará e Tocantins) – , Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Governança
Em setembro, Conselho Deliberativo da Aberje se reuniu, em encontro ordinário e virtual, e elegeu duas novas integrantes. Karina Monaco (BASF) e Juliana Machado (ArcelorMittal) tomaram posse no dia 11 de dezembro. O Conselho Deliberativo da Aberje é formado por profissionais escolhidos por seu compromisso com a Aberje e sua qualificação acadêmica, técnica e profissional. Ele é a instância responsável por definir e aprovar as diretrizes, estratégias e políticas a serem adotadas pela entidade, além de deliberar sobre questões de grande relevância, garantindo que a organização siga seus objetivos institucionais e esteja alinhada às melhores práticas de governança.
Ainda em setembro, as três instâncias de governança da Aberje (os Conselhos Deliberativo, Consultivo e Fiscal) se reuniram em São Paulo para uma ação de integração, um debate sobre “Comunicação, Negócios e Poder: cenário para comunicadores empresariais no debate público contemporâneo”. A discussão contou com a presença de Joel Pinheiro da Fonseca (Globonews e Folha de S.Paulo); e Eugênio Bucci (ECA-USP e membro do Conselho Consultivo da Aberje); e mediação de Malu Weber (presidente do Conselho Deliberativo da Aberje e Bayer).
Representações institucionais
Paulo Nassar, diretor presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP, foi eleito por unanimidade como novo Conselheiro Suplente para o Conselho de Administração da Cinemateca Brasileira. Sua eleição aconteceu no início de fevereiro e o mandato durará dois anos.
Em março, Nassar ainda participou de um evento online organizado pelo Instituto Clima e Sociedade – iCS, organização filantrópica que apoia projetos e instituições que visam o fortalecimento da economia brasileira e do posicionamento geopolítico do país, além da redução da desigualdade por meio do enfrentamento das mudanças climáticas e soluções sustentáveis, sendo uma das principais organizações do setor no Brasil. Nassar falou sobre o ambiente histórico e a comunicação estratégica contemporânea; quando a comunicação estratégica efetiva não entra em campo; comunicação estratégica e a circulação das informações; comunicação estratégica e o poder dos públicos.
Junto com a professora Rozália Del Gáudio, Nassar participou de um webinar realizado pela Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getulio Vargas (FGV-ECMI) em seu canal do Youtube para discutir tendências da comunicação empresarial. Realizada em março, a discussão foi mediada pela jornalista Leila Sterenberg e apresentou o MBA em Gestão da Comunicação Empresarial, uma parceria entre a FGV e a Escola Aberje de Comunicação.
Em abril, Hamilton dos Santos, diretor-executivo da Aberje, lançou seu livro “O Triunfo das Paixões – David Hume e as artimanhas da natureza humana”. Fruto de sua tese de doutorado em Filosofia pela USP, o livro é ao mesmo tempo uma introdução em linguagem acessível a um dos pensadores mais influentes de toda a história e uma análise aprofundada de sua teoria das paixões. O livro foi lançado em um evento na Livraria da Travessa, em São Paulo.
Em julho, Hamilton e Leonardo Müller, economista-chefe da Aberje, analisaram o papel estratégico da Comunicação na implementação do Plano Real e na estabilidade do cenário econômico em artigo publicado n’O Globo. No texto, eles demonstram como a Comunicação exerce uma função fundamental na gestão da política monetária, garantindo transparência para a sociedade e segurança para os mercados.
Ao final de setembro, Hamilton escreveu para o portal Poder 360 sobre a necessidade de medidas de governança no esporte para endereçar o tema das mudanças climáticas. Membro do Pacto Pelo Esporte (entidade que visa cobrar governança dos clubes e entidades esportivas), Hamilton explicou em seu artigo como essa discussão é um primeiro passo para que o meio enfrente as transformações provocadas pelas alterações no clima.
Prêmio Aberje
Em 2024, o Prêmio Aberje chegou em sua 50ª edição, com 18 categorias, organizadas nos eixos: Foco no Tema, Foco em Públicos e Foco em Meios. Este ano, foram 370 projetos inscritos nas cinco regiões que compõem a premiação, com 79 projetos finalistas (vencedores regionais), escolhidos no Painel de Cases.
Realizada no início de dezembro, em São Paulo, a cerimônia de premiação da 50ª edição do Prêmio Aberje reconheceu os destaques da comunicação brasileira no ano de 2024. A grande vencedora foi o Grupo Boticário, eleita Empresa do Ano. Com apresentação dos jornalistas Milton Jung e Débora Freitas, o evento incluiu a entrega dos prêmios dos vencedores das 18 categorias competitivas do Prêmio, além dos troféus dos 10 Comunicadores do Ano, das quatro Mídias do Ano e dos Prêmios Especiais que homenageiam profissionais que se destacam na liderança de empresas.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
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