Reportagem brasileira vence Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde
Um dos prêmios de jornalismo de maior credibilidade do país, o Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde, teve sua noite de celebração na quinta-feira, dia 4, na Casa das Caldeiras, em São Paulo. Uma história sobre abortos e WhatsApp, de Nathalia Passarinho para a BBC News Brasil, foi a vencedora do prêmio na categoria Jornalismo Escrito.
O prêmio é concedido pela Roche América Latina junto à Fundação Gabriel García Márquez para o Novo Jornalismo Ibero-americano (FNPI). Em sua sétima edição, o prêmio visa promover o bom jornalismo relacionado à saúde na América Latina, em todos os formatos. Neste ano, as categorias foram “Jornalismo Escrito” e “Televisão e Vídeo” – cujo vencedor foi o trabalho “Inimigo silencioso”, que abordou o problema de câncer do colo de útero no Equador, assinado por Iván Maestre, José Alvarado, Mauricio Campoverde e Tito Mite, publicada pela “Ecuavisa”. Em 2018, foram premiadas reportagens em rádio e internet.
A premiação acontece durante o evento de dois dias do Roche Press Day, fórum educativo de jornalismo científico e saúde, realizado todos os anos pela empresa e que, neste ano, foi sediado no Brasil. Jaime Abello Banfi, Diretor Geral e Cofundador da FNPI, destaca que “as empresas privada e a imprensa livre e independente sempre estiveram de mãos dadas em distintas épocas. Antigamente, o principal era a publicidade. Hoje em dia, há novas maneiras de se relacionar. O fundamental é compreender que o jornalismo cumpre um papel de formação de cidadania e de compreensão da complexa vida contemporânea. É algo que interessa muito às empresas”.
Confira a entrevista com Jaime Abello Banfi:
Destaques
- Os desafios permanentes da comunicação na mineração e da reparação em Mariana
- Websérie destaca os protagonistas da comunicação com stakeholders
- Apresentação da pesquisa realizada pela Aberje e Cortex revela desafios e avanços na adoção de IA e dados
- Aberje Academia de Marcas: Latam compartilha case de diversidade e inclusão
- Capítulo Aberje Minas Gerais realiza debate sobre Comunicação e emergência climática
ARTIGOS E COLUNAS
Paulo Nassar A Importância do Associativismo: 57 Anos de Compromisso da Aberje com a Comunicação EmpresarialElizeo Karkoski Liderança Influenciadora: o que já era tendência fica ainda mais forteLuiz Valloto 10 aprendizados do CONAREC 2024: sustentabilidade, engajamento do cliente e o poder da comunicaçãoThais Andreoli Desafios e Oportunidades na Comunicação FinanceiraLeila Gasparindo A força da comunicação interna: construindo reputação com Influenciadores Internos