Renault inaugura Renault Lab na UFPR

A Renault, associado da Aberje, inaugurou mais uma unidade do Renault LAB. O ambiente é voltado ao desenvolvimento de projetos e pesquisas com foco em temas como empreendedorismo e desenvolvimento de startups, e está localizado no Hub de Inovação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no campus Politécnico, em Curitiba.

O espaço é colaborativo e pode ser utilizado pela comunidade acadêmica, empresas e profissionais. “Com a inauguração do Renault LAB em uma universidade pública, buscamos continuar expandindo cada vez mais o espírito de inovação e tecnologia nos ambientes acadêmicos”, comenta Antonio Fleischmann, vice-presidente de engenharia da Renault para a região Américas.
O LAB é o quinto espaço de inovação inaugurado pela Renault do Brasil este ano, e passa a fazer parte do ecossistema de inovação da marca, que já conta com: Renault LAB no Cubo Itaú, em São Paulo, Renault LAB no Sistema FIEP, na Universidade Positivo e na FAE, em Curitiba, Creative LAB no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, e America Digital Hub, em São Paulo.
A criação do Hub de Inovação da UFPR também contou com o apoio da startup Tecza, desenvolvida após um período de incubação dentro da universidade, que auxiliou na construção do espaço. Também participaram da inauguração o professor Carlos Yamamoto, diretor da Agência de Inovação da UFPR e de Cleverson Cunha, coordenador de ambientes de inovação e empreendedorismo da Agência de Inovação. “O Hub é o resultado de um trabalho de aproximação dos alunos e os pesquisadores da UFPR com as empresas empreendedoras. A inovação e o empreendedorismo podem ser melhor estimuladas com esse contato bem próximo. Acreditamos que a demanda que vem dos alunos impulsiona mais o empreendedorismo na universidade porque, em primeiro lugar, sem o entusiasmo do público jovem a inovação anda num ritmo mais acadêmico. Neste sentido a Renault é pioneira na iniciativa e certamente muitos bons projetos vão nascer no Hub”, afirma Carlos.
“Nossa principal missão com o Hub é fomentar o empreendedorismo e a inovação. A aproximação com a Renault nos permitirá desenvolver melhor nossos alunos, gerando conhecimentos que também podem ser aproveitados pela organização”, reforça Cleverson.
Destaques
- Com patrocínio da Petrobras, aula inaugural de curso sobre patrocínios culturais destaca governança e impacto social
- Relatório de Atividades 2024 da Aberje destaca conquistas e ações realizadas no ano
- Mulheres na comunicação corporativa: desafios e avanços na busca por equidade
- Comitês Aberje de Estudos Temáticos iniciam atividades de 2025; conheça os membros
- Resumo executivo dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos 2024 está disponível para membros
ARTIGOS E COLUNAS
Vânia Bueno Comunicação e Governança: Por que essa relação é mais crítica do que nunca?Carlos Parente A comunicação tem outro papel essencial: a cura da alma!Marcos Santos O brilho é delas!Giovanni Nobile Dias Diálogo e narrativa: o poder do relacionamento duradouro com jornalistasElizeo Karkoski A Importância da Comunicação Interna na Cultura Organizacional parte 2 – níveis de maturidade