22 de dezembro de 2021

Rede Educare em parceria com a BASF expande projeto Leitura no Campo pelo Brasil

  • O projeto inaugurou 8 bibliotecas em todo o Brasil em 2021
  • Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo estão entre os estados contemplados

 

O projeto Leitura no Campo, que tem realização da Rede Educare e patrocínio da BASF, via Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial de Cultura expandiu o seu programa em 2021 para 8 novas unidades. São mais de 1.200 novos livros por unidade, entre romances, mangás, contos e títulos juvenis. Com a expansão do projeto este ano, a população dos municípios de Vargem Grande do Sul (SP), Perdizes (MG), Unaí (MG), Campo Novo do Parecis (MT) e Formosa, Paraúna e duas em Rio Verde (GO) vão ter a oportunidade de conferir e desfrutar de todos os espaços revitalizados.

 Em 2021, o projeto revitalizou bibliotecas ou espaços de leitura já existentes no Brasil, tanto no que tange à adequação do espaço físico como a doação de acervos. O objetivo é oferecer novos títulos que abrangem temas atuais, dando espaço para a diversidade. No total, são mais de 2.506 alunos beneficiados

 O projeto vem atuando em espaços que precisam de suporte e melhorias para atender as comunidades do país.

 

Confira todas unidades do projeto Leitura no Campo inaugurados em 2021:

 

  • Unidade Escolar de Educação Especial “Francisco Thomaz Cintra de Andrade” APAE de Vargem Grande do Sul — Vargem Grande do Sul, SP;
  • CMEI Geralda Rita de Oliveira — Perdizes, MG;
  • EM Amelia Lena Fedrizzi — Campo Novo do Parecis, MT;
  • EMEF Odélio Guerra — Rio Verde, GO;
  • EM Marileila Alves dos Santos — Formosa, GO;
  • EM Adélia Rodrigues Marques — Unaí, MG;
  • EMREF São José do Pontal — Rio Verde, GO;
  • EM Rural Cercado — Paraúna, GO.

“O Leitura no Campo chegou à nossa instituição como um grande presente, pois, através dele, nossos alunos e frequentadores do centro de convivência terão a oportunidade e o acesso a um acervo de referência, levando todos os estudantes ao mundo da imaginação, ampliação de vocabulário e reflexão e auxiliando na atenção-concentração”, ressalta Ana Márcia Pereira Sabino, diretora da Unidade Escolar de Educação Especial “Francisco Thomaz Cintra de Andrade” – APAE de Vargem Grande do Sul.

Além de livros que são de difícil acesso e estão entre os mais procurados pelo público infantil e infanto-juvenil, as instituições ganham a revitalização da sua biblioteca com novo espaço de pintura, mesas, cadeiras de leitura e ambientação lúdica para acolhimento dos estudantes, que frequentam as séries da educação infantil e ensino fundamental. Além de beneficiar os alunos dessas instituições, o espaço também passa a servir a toda comunidade do entorno.

“Falar sobre o projeto Leitura no Campo hoje é motivo de alegria, orgulho e certeza de que ainda existem pessoas que se preocupam com a educação. É visível a riqueza de detalhes na organização do ambiente, na seleção e disposição dos livros, nota-se uma preocupação principalmente com fato de que a criança se sinta-se ‘atraída’ não só pelo ambiente, mas por tudo que este local pode proporcionar a ela”, comemora Cristiana Teresinha de Oliveira Medeiros, Diretora do CMEI Geralda Rita de Oliveira.

Um grande desafio do nosso projeto é dar acesso ao livro e a leitura em comunidades no interior do Brasil.  No entanto, o desafio vai além de ter bibliotecas, precisamos democratizar a leitura e o ato de ler “ explica Kátia Rocha Brasileiro, diretora da Rede Educare.

Além da doação do acervo, o projeto oferece aos educadores acesso a uma plataforma com cursos gratuitos e certificados de 30hrs com técnicas para alfabetização, formação de leitores e contação de histórias.

Para o Eduardo Eugenio Vieira Santos, gerente Sênior de Marketing de Soluções para Agricultura da BASF, participar do projeto é buscar e incentivar a formação de novos leitores. “Visamos assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, além de promover oportunidades de aprendizagem para todos. Para empresa, participar de projetos educacionais como o Leitura no Campo é plantar novos aprendizados nas crianças do Brasil”, reforça Eduardo.

A iniciativa do projeto Leitura no Campo vai ao encontro da Lei nº 12.244 de 24 de maio de 2010, que estabelece a obrigatoriedade de haver biblioteca nas instituições de ensino do país. O projeto também auxilia no processo educacional, na redução do analfabetismo e na formação de um público consumidor de cultura.

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