Ranking Merco chega à sua décima edição e se consolida como a mais completa referência para a avaliação de Reputação Corporativa
A Merco, que realiza monitoramentos corporativos de referência em 16 países da América Latina e Europa, lança no Brasil a décima edição do Ranking de Reputação Empresarial 2023. O anúncio dos vencedores será realizado em webinar no Zoom no dia 14 de março, com transmissão no canal do Youtube da Merco.
A pesquisa de campo da décima edição do Monitor Empresarial de Reputação Corporativa foi realizada no Brasil entre abril e dezembro de 2023, composta por mais de 11 mil entrevistas. A partir deste ano o Ranking Merco Talento passa a contribuir para a construção da classificação final, o que trouxe mais um importante aspecto de avaliação das empresas.
Victor Olszenski, diretor da Merco Brasil, observa de forma positiva o impacto da diversidade de setores empresariais presentes no ranking. “As 100 empresas englobam 35 setores diferentes, a começar pelo Top 10 em que temos oito segmentos distintos, o que demonstra que as empresas estão muito atentas à importância da reputação empresarial e seu impacto entre os especialistas e a sociedade. Também a ascensão ao ranking de 10 novas empresas de 10 setores diferentes, reforça a importância da reputação empresarial entre as prioridades das grandes organizações. Junto a isso, soma-se o suporte que a pesquisa Merco oferece para as companhias que utilizam os resultados obtidos como ferramenta fundamental de gestão e tomada de decisões, e, assim, terem uma participação mais ativa, permitindo entender e avaliar a reputação e seus impactos nos diferentes públicos de relacionamento”, explica o executivo.
A metodologia da pesquisa do Merco Reputação Empresarial inclui seis avaliações com 25 diferentes grupos/fontes de informação. A seleção parte de uma entrevista com membros da alta direção de empresas com faturamento superior a R$ 200 milhões, que elegem as 10 companhias com a melhor reputação. Para cada empresa escolhida, os respondentes apontam três fortalezas e uma fraqueza entre 6 eixos e 18 variáveis que consideram resultados econômicos e financeiros, qualidade da oferta comercial, talento, ética e responsabilidade corporativa, dimensão internacional e inovação. Esses atributos são utilizados para traçar o perfil de reputação das empresas.
A partir dessa primeira listagem, são feitas entrevistas com diversos grupos, incluindo população geral, analistas financeiros, ONGs, sindicatos, associações de consumidores, jornalistas econômicos, jornalistas generalistas, catedráticos de universidades, representantes do governo e gestores de mídias sociais, além de sua presença on-line, verificada pelo Merco Digital, por meio do qual é realizada a avaliação dos canais digitais e das mídias sociais das empresas avaliadas. Com a inclusão dos públicos do Ranking de Merco Talento, a partir deste último ano, agregamos também mais 10 fontes de informação que consideram a opinião de especialistas, funcionários e estudantes, o que traz mais robustez à análise de reputação empresarial.
Na etapa final, também é feita uma avaliação de indicadores objetivos a partir de uma pesquisa respondida pelas próprias empresas. A metodologia completa e o ranking estão disponíveis em https://www.merco.info/br/ranking-merco-empresas.
Sobre a Merco
A Merco é a mais completa referência para a avaliação de Reputação Corporativa para a América latina e avalia a reputação das organizações desde 2.000. Reconhecido como o primeiro monitor auditado do mundo, realiza no Brasil atualmente quatro monitores: Reputação Corporativa; Líderes Empresariais; Merco Digital; Responsabilidade ESG e o Ranking Merco Talento.
Baseando-se em uma metodologia multistakeholder composta por seis avaliações e mais e 25 fontes de informação, a Merco está presente em mais de dezesseis países, fornecendo uma variedade de monitores especializados, cada um adaptado às necessidades únicas de seus clientes.
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