Projeto socioambiental ajuda mulheres a formar ou ampliar o próprio negócio e gerar renda
Em busca de iniciativas que transformem vidas e promovam o desenvolvimento sustentável, a Plataforma Nobis, com apoio da BASF, lança a segunda turma do programa socioambiental “Empreendedorismo para Mulheres nas Comunidades”, selecionado por meio do edital Conectar para Transformar. Ele beneficiará 60 mulheres de comunidades periféricas de Guaratinguetá (SP), que serão capacitadas para desenvolver um plano de negócio e participarão de uma formação multidisciplinar que as ajudará a potencializar suas ideias e renda.
O período de inscrições vai até 20 de março, com a publicação das mulheres selecionadas no dia 31 de março. O edital BASF Conectar para Transformar é promovido pela BASF e executado pela Plataforma Nobis com apoio institucional da Prefeitura de Guaratinguetá e Secretaria da Educação. Podem participar mulheres de 18 a 65 anos, que trabalham em atividade informal ou empreendedora, moradoras de comunidades de Guaratinguetá, cidade localizada no Vale do Paraíba, estado de São Paulo.
Após uma seleção (veja no serviço os detalhes), a formação digital contemplará noções de empreendedorismo, economia circular e liderança comunitária. Além desse aprendizado, as mulheres selecionadas irão desenvolver negócios próprios como atividade empreendedora comunitária. Os melhores projetos recebem ainda um capital de R$ 1.300 para tirar o projeto do papel, sempre acompanhados por mentores qualificados, num período de cinco meses de implantação.
“Todos os processos e resultados do projeto serão monitorados em tempo real pela Plataforma Nobis”, explica a CEO Cláudia Coser. A Nobis atua na implementação de práticas ESG (com princípios ambientais, sociais e de governança) em empresas de médio a grande porte.
“Nosso objetivo é aumentar a geração de renda até pelo menos 100% entre as 60 mulheres selecionadas, e assim estimular desenvolvimento comunitário – porque impacto socioambiental se faz de maneira intersetorial. Dessa maneira, os três setores estarão envolvidos e comprometidos com as transformações: setor privado, setor público e terceiro setor”, explica Claudia.
Para Ivânia Palmeira, Consultora de Engajamento Social e Sustentabilidade na BASF, a iniciativa busca possibilitar que a preservação dos recursos naturais seja uma importante alavanca para a geração de renda. “Conectamos empresas, pessoas, organizações sociais e poder público com o objetivo de identificar e ampliar as oportunidades de geração de trabalho e renda. Nesse caso, também é fundamental o estímulo de iniciativas com foco em sustentabilidade, por exemplo, com a circularidade. A parceria com a Plataforma Nobis e o poder público de Guaratinguetá nos permite ampliar nosso impacto social, a fim de gerar proximidade, colaboração e desenvolvimento local comunitário”, conta.
O edital BASF Conectar para Transformar é um processo de seleção pública de projetos a serem patrocinados pela BASF, como parte de sua estratégia de engajamento social, baseada em dois pilares: valor compartilhado, para contribuir com o desenvolvimento socioambiental e, ao mesmo tempo, realizar negócios rentáveis; e cidadania corporativa, a fim de participar do desenvolvimento social das comunidades em que a BASF está presente.
O edital tem como eixos temáticos as áreas de educação científica, empregabilidade, educação ambiental ou proteção dos recursos naturais e da biodiversidade. As iniciativas selecionadas vão apoiar os seguintes ODS:
- 2 – Fome zero e agricultura sustentável
• 3 – Saúde e Bem-estar
• 4 – Educação de Qualidade
• 5 – Igualdade de Gênero
• 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico
• 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura
• 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis
• 12 – Consumo e Produção Responsáveis
• 13 – Ação contra a Mudança Global do Clima
• 14 – Vida na Água
• 15 – Vida Terrestre
Além disso, são priorizados para este apoio empreendimentos que valorizem a diversidade, prioritariamente em relação a mulheres, à população negra, aos povos indígenas, às pessoas com deficiência, à comunidade LGBTQIAP+ e a pessoas acima de 60 anos.
Para 2023, a BASF selecionou 12 projetos de impacto social e ambiental para serem patrocinados ao longo de 2023 em três países da América do Sul: Brasil, Chile e Argentina. A primeira turma do projeto em parceria com a Plataforma Nobis aconteceu entre setembro de 2021 e julho de 2022 (veja aqui).
“O meio é digital, mas o processo é humanizado. Na Nobis, a tecnologia permite escala: reproduzir uma solução que funcionou muito bem num local para outro. E para 2023 temos muitos outros projetos em andamento”, comemora Cláudia.
SERVIÇO:
Edital BASF Conectar para Transformar
Formação digital para mulheres da região de Guaratinguetá (SP)
Inscrições de 27 de fevereiro até 20 de março pelo link https://guaratingueta.nobisapp.com.br/
Divulgação do resultado: 31 de março
Destaques
- Confiança Corporativa na Era da Policrise: Desafios e Oportunidades para Empresas
- Mesa-redonda debate atuação dos CCOs para edição 2024 da revista Valor Setorial Comunicação Corporativa
- Conferência Internacional de pesquisadores em RP abre chamada para submissão de resumos
- Comerc Energia é nova associada da Aberje
- Em lançamento da segunda edição de “Muito Além do Media Training”, autoras comentam as atualizações da obra e importância do tema
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias Agilidade sem perder a qualidade: desafios da comunicação contemporâneaRicardo Torreglosa Anuário da Comunicação CorporativaLuis Alcubierre Manipulação Positiva: Uma Nova Abordagem para o Sucesso ColetivoGiovanni Nobile Dias Comunicação estratégica amplifica responsabilidade coletiva sobre a sustentabilidadeTatiana Maia Lins Gestão da Reputação é um tema sério, cuidado com oportunistas de plantão