CONFIRMADO! Programa Avançado em Relações Institucionais e Governamentais 2021 – ONLINE

O Programa Avançado em Relações Institucionais e Governamentais (RIGOV) – ONLINE, é destinado aos profissionais das áreas de comunicação, relações institucionais e governamentais que buscam se capacitar para atuar de forma mais eficiente nos Poderes Executivo e Legislativo. Empresários, estrategistas, consultores e demais executivos que atuam nas áreas de Relações Governamentais, com Comunidades, áreas de Regulatórios, Legal e Jurídico, Compliance e de Meio Ambiente. (Carga Horária Total 42 Horas). Você poderá adquirir o programa completo ou somente a aula específica.

PROGRAMAÇÃO 2021 (clique em cada AULA abaixo para verifica o tema abordado ou para adquirir somente a Aula individual avulsa):

AULA 1 – INTRODUCAO & FUNDAMENTOS DE RIGOV – ONLINE – (6 horas) – 25 e 26 de março de 2021 – 9h às 12h

AULA 2 – NOVAS COMPETÊNCIAS E ATUAÇÃO ESTRATÉGICA DE RIGOV – ONLINE – (6 horas) – 08 e 09 de abril de 2021 – 9h às 12h

AULA 3 – FUNDAMENTOS TEÓRICOS E REGULATÓRIOS DE RIGOV – ONLINE – (6 horas) – 22 e 23 de abril de 2021 – 9h às 12h

AULA 4 – TÉCNICAS E PRÁTICAS DE RIGOV – ONLINE – (6 horas) – 06 e 07 de maio de 2021 – 9h às 12h

AULA 5 – ÉTICA E COMPLIANCE NO DIA A DIA DO PROFISSIONAL DE RIGOV – ONLINE – (6 horas) – 20 e 21 de maio de 2021 – 9h às 12h

AULA 6 – O PAPEL ESTRATÉGICO DA COMUNICACAO NA ATUAÇÃO DE RIGOV – ONLINE – (6 horas) – 10 e 11 de junho de 2021 – 9h às 12h

AULA 7 – PALESTRAS E DEBATES COM CONVIDADOS ESPECIAIS – ONLINE – (6 horas) – 24 e 25 de junho de 2021 – 9h às 12h

  • Horário e local
  • Investimentos
  • Instrutores
  • Carlos Parente - Coordenador do Programa

    Diretor da Midfield Consulting com sólido histórico de experiência em Marketing , Comunicação Corporativa e Relações Institucionais e Governamentais. Professor, há 20 anos, de Marketing e Comunicação Empresarial nos cursos de pós-graduação de faculdades de em SP (FGV; Escola Aberje de Comunicação). Atuou em empresas nacionais e multinacionais Unibanco , ABN AMRO REAL, Avon, Alpargatas e Braskem) participando e liderando importantes processos de transformação e comunicação estratégica. Vivenciou ainda a experiência internacional e atuação como Consultor. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com MBA em Marketing pela Universidade de São Paulo (USP). Publicou, em 2007, o livro de Comunicação Empresarial – “Obrigado, Van Gogh”, pela Editora Peirópolis e em 2012 “Comunicação Além do Briefing”, pela Editora Lazuli. Como especialista em Relações Institucionais, escreve, dá aulas e palestras sobre o tema.

  • Leonardo Barreto

    Doutor em Ciência Política pela Universidade de Brasília com especialização em comportamento eleitoral e institucionais governamentais. Foi professor da Universidade de Brasília, diretor de pesquisas políticas da FSB Comunicações e já atendeu grandes empresas e partidos políticos em serviços de análise política e prospecção de cenários. Atualmente é sócio e editor do Capital Político, site de análise de conjuntura política.

  • Érica Ruiz

    Mestre em Administração de Empresas – Gestão Estratégica de Negócios pela UEL. Pósgraduada em Gestão e Desenvolvimento de pessoas, Graduada em Comunicação Social/Relações Públicas UEL. Formação Internacional em Coaching Executivo pelo ICI atuando na formação de profissionais e líderes de grandes empresas em competências liderança em situações de crises, comunicação interpessoal e narrativa e liderança estratégica. Certificação Internacional em Gerenciamento e Comunicação de Crises pelo ICM (Institute for Crisis Management – USA). • É docente universitária há mais de 20 anos , ministrando aulas em cursos de graduação e pósgraduação, presenciais e EAD. Foi Diretora Executiva Nacional de Comunicação e Marketing da Uninter e atuou como executiva de comunicação estratégica e marketing em grandes empresas. Atua fortemente na área de planejamento estratégico de ações e formação de equipes de gerenciamento e comunicação de Crises e Issues Management. Atualmente é sócia e diretora executiva da Crisis Solutions, consultoria especializada em implantação de sistemas de Gerenciamento e Comunicação de Crises e Issues Management.

  • Andréa Gozetto

    Andréa Gozetto, especialista em Relações Governamentais, lobby e advocacy. Consultora de gestão estratégica em RIG. Possui Pós-doutorado em Administração Pública e Governo (FGV/EAESP), Doutorado em Ciências Sociais (UNICAMP), Mestrado em Sociologia Política (Unesp-Araraquara) e Bacharelado em Ciências Sociais (UFSCar). É co-idealizadora do MBA em “Economia e Gestão – Relações Governamentais” e do curso de curta duração “Advocacy e Políticas Públicas: Teoria e Prática” da FGV/IDE, sendo coordenadora acadêmica em São Paulo. Diretora Executiva da Gozetto & Associados Consultoria Estratégica.

  • Suelma Rosa dos Santos

    Doutora no Departamento de Ciência Política da Universitè Paris I: Pantheòn – Sorbonne, Mestre em Política Internacional e Comparada pela Universidade de Brasília, MBAs em Estratégia empresarial e Gestão de Projetos pela FGV, Especialista em Negociação e Gestão de Conflito pelo Harvard Negotiation Institute e Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília, coordenou cursos de graduação em Relações Internacionais em Brasília e leciona em programas de graduação e pós-graduação desde 2005 no Brasil e exterior. Em 20 anos de carreira, atuou no Governo Federal brasileiro na área de Comércio e Negociações Internacionais, servindo em países como China, Índia, Japão e Suíça. Liderou estratégia de advocacy de Sustentabilidade, Mudanças Climáticas, Meio Ambiente, Infraestrutura e Compras Públicas em ONG Internacional e nas Nações Unidas em Convenções e Tratados Internacionais, bem como nos marcos normativos nacionais de países da América Latina e Caribe. Trabalhou em Relações Institucionais na Vale, Petróleo Ipiranga e EMRC no Brasil. Atualmente, lidera a área de Relações Governamentais da DOW, sendo co-fundadora do coletivo Mulheres em Relações Governamentais e Vice Presidente do Instituto de Relações Governamentais – IRELGOV.

  • Junia Nogueira de Sá

    Jornalista com especialização em Marketing Institucional e Gestão de Negócios, Junia Nogueira de Sá já passou por redações, multinacionais, governo, agências de PR e atualmente lidera sua própria consultoria de comunicação estratégica, ajudando grandes corporações a dialogar melhor com seus públicos e fazer a gestão de sua reputação, em especial durante as crises de imagem. Foi a primeira mulher em muitas das posições de destaque que ocupou em mais de 30 anos de carreira – como diretora executiva na Telefônica, no board da Volkswagen, dirigindo a revista Exame ou como ombudsman da Folha. Ocupou diversas posições em conselhos e comitês corporativos, e hoje é membro do conselho da Rede Mulher Empreendedora, da RME Aceleradora, da Sitawi Finanças e do Grupo Talenses. Como especialista em gestão de crises de imagem, escreve, dá aulas e palestras sobre o tema que tem pesquisado nos últimos quinze anos. Desde 2017, também é delegada do Brasil no W20, o grupo do G20 responsável por encaminhar propostas de igualdade de gêneros aos líderes das economias mais influentes do planeta, e atua junto à ONU Mulheres no Brasil em programas de desenvolvimento de liderança feminina. Mora em São Paulo.

  • Paulo Nassar

    Diretor-Presidente da Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. Professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e pós-doutor pela Libera Università di Lingue e Comunicazione, Milão, Itália. Integra o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (PPGCOM-ECA/USP). É Coordenador do Grupo de Estudos de Novas Narrativas (GENN ECA-USP). Autor de inúmeras obras no campo da Comunicação.

  • Cristiano Noronha

    Vice-presidente da Arko Advice, empresa de análise de conjuntura e estratégia de relações governamentais com sede em Brasília. Formado em Administração de Empresas (Universidade de Brasilia), especialista em Administração Pública e Mestre em Ciência Política. Foi professor da Universidade de Brasília, da UDF e da UPIS – União Pioneira de Integração Social. Foi assessor Parlamentar do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar. Proferiu dezenas de palestras sobre conjuntura política e econômica no Brasil e nos Estados Unidos. É consultor político da Global Source Partners (New York).

  • Antônio Marcos Umbelino Lôbo

    É graduado em Direito e atua na área de relações institucionais e governamentais desde 1975, quando ainda cursava Direito na UnB. Começou suas atividades profissionais montando o escritório do GRUPO ULTRA em Brasília. Depois de formado, em 1977, além de sua atuação na empresa, tornou-se sócio do escritório ALCKMIN, BASTOS & LÔBO ADVOGADOS ASSOCIADOS. Em junho de 1979, com a certeza de que sua vocação era muito mais para a atuação em relações institucionais e governamentais do que no contencioso dos tribunais, fundou a UMBELINO LÔBO ASSESSORIA E CONSULTORIA, que teve como seu primeiro cliente o GRUPO ULTRA, relação que perdura até hoje. Na área pública, foi Chefe do Gabinete do Ministro Helio Beltrão, da Desburocratização e da Previdência Social, foi também Chefe do Escritório da PETROBRAS em Brasília e, por último, Chefe do Gabinete do Ministro da Infraestrutura, Ozires Silva. Hoje, além de Diretor Superintendente da UMBELINO LÔBO, é membro do Conselho Administrativo do Instituto Desburocratizar (IDESB), entidade sem fins lucrativos que tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento de uma Administração Pública mais simples, inovadora e eficiente. Também, é membro do Conselho Executivo do Conselho Nacional para a Desburocratização. No campo pessoal, Antônio Marcos é casado, tem uma filha e um enteado, duas netas e um neto.

  • Diogo Souto Maior

    Tem 16 anos de experiência em Relações Institucionais, Governamentais e Comunicação Corporativa.  Atuou na ONU – Organização das Nações Unidas em Nova Iorque (EUA), Etiópia, Turquia, e Timor-Leste; na OXFAM; e também em grandes Multinacionais, como Natura, e Votorantim. Atualmente, é Head de Relações Institucionais & Governamentais  para Johnson & Johnson Consumo, no Brasil. Diogo é Doutorando em Relações Internacionais (USP), Mestre em Política & Relações Públicas (London School of Economics & Political Science, LSE, Reino Unido), Bacharel em Administração (FGV);  e cursou o  Programa de Negociação (PoN) de Harvard (EUA). É Mentor no Programa de Mentoria da Escola de Administração da FGV (SP).

  • Roberta Lippi

    É sócia da Brunswick Group, consultoria internacional de comunicação estratégica. Jornalista com pós-graduação em gestão empresarial pelo Insper e especialização em comunicação internacional pela Universidade de Syracuse/Aberje, tem 25 anos de experiência na área de comunicação, com foco em posicionamento corporativo, mídia, crises, comunicação interna e treinamento de executivos. É professora convidada do curso de gestão de riscos do IBGC e membro desde 2015 do Programa Diversidade em Conselho, iniciativa de B3, IBGC, IFC, Spencer Stuart e WCD para ampliar a diversidade em conselhos de administração.

Valores para o programa completo:

Associados: R$ 4.200,00
Não associados: R$ 5.800,00

Valores por aulas:

Associados: R$ 970,00
Não associados: R$ 1.455,00

Horário e local

Os horários estão em cada Aula apresentado acima.

Os encontros serão online (ao vivo), através do ZOOM. Pedimos, por favor, que baixem o aplicativo gratuito ZOOM em seus computadores, tablets ou celulares – https://zoom.us/download

Atendimento

Coordenação Administrativa da Escola Aberje: Alessandro Marinelli

(links de acesso, certificados, dúvidas com inscrições e outros assuntos)
(11) 5627-9090 Ramal 844 – cursos@aberje.com.br

Coordenação Marketing: Lidiane Minhoto

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(11) 5627-9090 Ramal 845 – lidiane@aberje.com.br

Gerente Executiva da Escola Aberje: Emiliana Pomarico
(11) 5627-9090 Ramal 837
emiliana@aberje.com.br

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