Profissionais de Comunicação Interna e Cultura Organizacional refletem sobre a comunicação em tempos de mudança
O mundo está em constante transformação e novas práticas emergem a cada dia. Diante desse cenário, como as empresas reagem? Como garantir a adesão e a participação ativa dos colaboradores nas mudanças? Estas foram algumas das discussões feitas por especialistas do mercado durante a 1ª edição do Diálogos Supera PR. O evento gratuito reuniu uma plateia de 80 profissionais de comunicação e cultura organizacional na última terça-feira, 24 de setembro, na PUCPR – Câmpus Curitiba, em Curitiba/PR. Além disso, durante a transmissão de estreia, tivemos mais de 220 visualizações, com grande participação do público nas perguntas aos palestrantes.
O dia começou com o painel “A Comunicação Interna como apoio às transformações organizacionais”, em que especialistas trouxeram insights sobre como apoiar e sustentar essas modificações atuando como um profissional de gestão de mudança.
“O principal desafio é ter disponibilidade, é sair do caos do dia a dia e organizar a agenda para estarmos próximos das lideranças, entendendo e nos aprofundando nos contextos, além de refletir sobre quem são os entusiastas e os céticos. E o porquê o são! Só assim conseguiremos entregar estratégias de comunicação que atendam ao negócio de forma assertiva”, informa Fernanda Porcino, Especialista em Comunicação do CoE | Centro de Excelência Votorantim e convidada do painel.
Também estiveram presentes no debate a Camila Maistrovicz, Internal Communication Senior Manager do TikTok, e o José Luis Ovando, Sócio-diretor de Atendimento e Estratégia da Supera Comunicação, que mediou o painel.
COMUNICAÇÃO E ESG
O evento contou com o painel “Comunicação e ESG: como as empresas estão trabalhando a conexão com a operação”, mediado por Tamara Natale, Especialista e Consultora em Comunicação e ESG. Pedro Ferraz Paciornik, Diretor de Estratégia, Qualidade e Marketing para América do Sul da Valmet, e Ana Paula Hedler, Superintendente de Comunicação da Itaipu Binacional Brasil, também participaram do painel, enfatizando a importância de uma comunicação clara, contínua e alinhada aos valores de ESG para os colaboradores compreenderem seu papel na sustentabilidade e responsabilidade social da empresa.
EVOLUÇÃO NA COMUNICAÇÃO INTERNA
No painel “Principais desafios e ajustes de rota para evoluir a CI nas empresas”, mediado por Thierry Pignataro, CEO da CI Consultoria, com participação de Camila Matta, Gerente de Comunicação Interna e Employer Branding para América Latina da Electrolux Group, e Fernanda Stocco, Gerente de Comunicação da Renault Brasil, os especialistas abordaram os desafios para garantir o engajamento e a produtividade dos colaboradores.
Para finalizar a manhã de conhecimentos, Anne Maezuka, Gerente de Comunicação Interna, e Dayane Farinacio, Especialista de Comunicação Interna, ambas do Grupo Marista, contaram Como conectar o EVP à Comunicação Interna do dia a dia e quais estratégias adotaram para integrá-lo de forma prática com um case de sucesso da empresa. “A CI reflete as verdades, então, o ponto de refletir a cultura e os valores está mais na construção do EVP do que na comunicação dele. Aí eu volto para encontrar as oportunidades que estão envolvidas no processo, estando atenta ao EVP sempre que vier pautas e oportunizar dando visibilidade adequada”, frisa Anne.
A edição teve o apoio do Grupo Marista e da Sinapse Conteúdos de Comunicação em Rede.
Para assistir o evento completo, é só acessar este link.
Destaques
- Comunicadores homenageiam a memória de 38 anos de Anna Challa junto à Aberje
- Anna Chala, ex-funcionária da Aberje, falece aos 90 anos
- Adaptação radical marca o cenário de gestão da reputação em 2025
- Rochelle Ford assume liderança da Page Society com visão inovadora para a comunicação global
- Aberje publica relatório de participação na Plataforma Ação para Comunicar e Engajar (PACE), do Pacto Global
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente As sutilezas no ofício da comunicação, para não ofuscar o Rei SolPaulo Nassar Anna ChalaPatricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025Thais Andreoli Gestão de crises: transparência ou discrição?