09 de fevereiro de 2024

Presidente da Aberje é nomeado conselheiro da Cinemateca Brasileira

Paulo Nassar é eleito como suplente para o Conselho de Administração da Cinemateca Brasileira
Paulo Nassar

O Conselho de Administração da Cinemateca Brasileira acaba de eleger, por unanimidade, o diretor-presidente da Aberje e professor titular da USP, Paulo Nassar, como o novo Conselheiro Suplente para um mandato de dois anos. Nassar foi indicado pelo diretor-geral da Fundação de Apoio ao Museu Paulista – mais conhecido como Museu do Ipiranga –, Mário Mazzilli, titular da cadeira de conselheiro da Cinemateca.

A votação ocorreu no último dia 6 de fevereiro e contou com a participação dos membros de Notória Capacidade Profissional, constituído por diversos integrantes como Nelson Simões, diretor-geral da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa; Renata de Almeida, diretora da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e o cineasta Walter Salles. Na ocasião, também foram renovados alguns mandatos e eleitos outros novos conselheiros e suplentes.

O Conselho de Administração é presidido pelo professor Carlos Augusto Calil e composto por representantes do poder público e da sociedade civil Como Organização Social qualificada pelo Governo Federal, a entidade conta com um Conselho Fiscal e uma Diretoria, ambos eleitos pelo Conselho.

A Cinemateca

A Cinemateca Brasileira, maior acervo de filmes da América do sul e membro pioneiro da Federação internacional de Arquivo de Filmes – FIAF, foi oficializada em 1949 como Filmoteca do Museu de Arte Moderna de São Paulo, tornando-se Cinemateca Brasileira em 1956, sob o comando do seu idealizador e diretor Paulo Emílio Sales Gomes. Compõem o cerne da sua missão o estímulo ao estudo, defesa, preservação, divulgação e desenvolvimento da cultura cinematográfica. Desde 2022, a instituição é gerida pela Sociedade Amigos da Cinemateca, entidade criada em 1962, e que recentemente foi qualificada como Organização Social pelo Governo Federal.

  • COMPARTILHAR: