Prêmio Aberje 2021 revela os melhores da comunicação brasileira
A 47ª edição do Prêmio Aberje reconheceu, na noite desta segunda-feira (13), as principais organizações e profissionais por contribuírem com o fomento das boas práticas na comunicação empresarial do país no ano de 2021. Assim como no ano passado, a cerimônia e todas as etapas do Prêmio foram realizadas de forma virtual ao vivo no canal da Aberje no Youtube. Foram 326 projetos inscritos, de 176 empresas participantes, de todas as regiões do Brasil, uma das maiores edições do Prêmio Aberje. Destes projetos, 79 foram vencedores regionais e concorreram ao grande prêmio nacional.
Durante a cerimônia foram reconhecidas e homenageados os profissionais, mídias e empresas que, a despeito do cenário absolutamente desafiador, combinaram criatividade e estratégia para acolher, esclarecer, mobilizar e incentivar seus públicos prioritários a lidarem com as inúmeras mudanças em curso.
O destaque como Empresa do Ano foi para a BRF. A empresa conta com mais de 100 mil pessoas no mundo todo. A cadeia da BRF é viva, longa e complexa e gerida de maneira sustentável, que valoriza as pessoas, respeita o meio ambiente e o bem-estar animal, e que cria e compartilha valor com todos que compõem a cadeia, por meio da comunicação.
Além dos ganhadores da parte competitiva do Prêmio Aberje, foram anunciados os vencedores dos Prêmios Especiais – homenagem aos profissionais e organizações que, com seu trabalho, ajudam a firmar o protagonismo da comunicação corporativa no Brasil. Marta Díez, CEO da Pfizer, ganhou o troféu de CEO Comunicadora do Ano; Rodolfo Guttilla, sócio-fundador da Cause, foi homenageado como Trajetória do Ano; Jorge Duarte, gerente de Comunicação Estratégica da Embrapa e Diretor de Relações Acadêmicas da ABCPública, recebeu o Prêmio “James Heffernan” de Educador do Ano; e o Instituto Butantan recebeu o Prêmio Especial Contribuição à Comunicação da Ciência.
Melhores da Comunicação em 2021
O Prêmio Aberje é composto por 16 categorias, subdivididas em três eixos: Foco no Tema, Foco em Públicos e Foco em Meios. O primeiro eixo teve como foco projetos de comunicação inscritos de acordo com o seu Tema e contempla cinco categorias. Na categoria Diversidade & Inclusão o prêmio fica com a Localiza. Já na categoria Ética, Integridade e compliance, houve um empate entre Klabin e BRF. Em Gestão de crises, o prêmio vai para a BRF. Na categoria Marca, o vencedor é a SulAmérica Seguros. Na categoria Memória Organizacional o primeiro prêmio fica com Norsk Hydro e na categoria Sustentabilidade Organizacional, a premiação vai para a Natura.
No eixo que agrupa os projetos inscritos de acordo com os Públicos a que eles se destinaram, os vencedores são: na categoria Consumidor/Cliente quem leva o prêmio é Cemig SIM. Na categoria Imprensa e/ou Influenciadores, o primeiro lugar fica com a Câmara Brasileira do Livro. Na categoria MultiPúblicos desta edição, a premiação vai para a LATAM Airline Brasil e na disputada categoria Público Interno, também houve um empate: White Martins Gases Industriais e Ifood. Fechando esse eixo, a categoria Sociedade premia a Hermes Pardini.
No terceiro e último eixo, que agrupa projetos com foco em Meios, a primeira categoria, a de Eventos, premia a Neoenergia. Já na categoria Mídia Audiovisual, a premiação vai para o Serviço Social do Comércio – Sesc Pantanal. Na categoria Mídia Digital, a vencedora é a Energisa e, em Mídia Impressa, o prêmio fica com a AngloGold Ashanti. Finalizando as 16 categorias, o vencedor da Publicação Especial é a Nissan do Brasil.
Comunicadores do Ano
Todo ano, o Prêmio Aberje também elege os Comunicadores do Ano, uma homenagem concedida a dez profissionais que mais se destacaram no exercício de suas funções dentro e fora das organizações a que pertencem.
Os nomes são definidos a partir dos seguintes critérios: melhores notas dadas pelo júri aos projetos da empresa inscritos no Prêmio; número de projetos vencedores regionalmente e nacionalmente; e abrangência de projetos vencedores em diferentes regiões do país. Após o levantamento dos nomes, a lista é analisada e validada pelas gerências e diretoria da Aberje, que também se baseiam em uma rigorosa pesquisa, realizada pelo Centro de Memória e Referência da associação, sobre a atuação profissional de cada comunicador durante o ano.
Os 10 Comunicadores do Ano do 47º Prêmio Aberje foram:
Ana Carla Lopes, Head de Reputação no Grupo Boticário
Cristina Fernandes Garambone, Diretora de RH, Comunicação e Sustentabilidade na White Martins
Daniele Salomão, Vice-Presidente de Gente e Gestão na Energisa
Eleni Gritzapis, Diretora de Comunicação Corporativa na Dow
Leandro Modé, Superintendente de Comunicação Corporativa no Itaú Unibanco
Pedro Paciornik, Diretor de Estratégia, Qualidade e Marketing na Valmet
Raquel Ogando, Diretora Global de Comunicação e Reputação Corporativa na BRF
Rozália Del Gáudio, Diretora de Comunicação Corporativa na Localiza
Rute Melo Araújo, Diretora de Gente, Inovação e Sustentabilidade na VLI
Thaís Arruda, Superintendente de Comunicação e Marketing Institucional da SulAmérica
Além de receberem o troféu de profissional do ano, esses profissionais concorreram ao prêmio pelo voto popular. O primeiro lugar ficou com Daniele Salomão, da Energisa. O segundo lugar ficou com Ana Carla Lopes, e o terceiro lugar com Leandro Modé.
Mídias do Ano e Prêmios Especiais
Na categoria Mídias do Ano, as os prêmios vão para a GloboNews 25 Anos – série especial de documentários em comemoração à data (Televisão); Estadão – pelo novo formato adotado no impresso (Jornal); Consórcio de Veículos de Imprensa para divulgação de dados da Covid-19 (Mídia Especializada); Plataforma Inteligência Financeira, Itaú Unibanco + Editora Globo (Mídia Especializada) e Expert XP 2021 (Produção de Conteúdo).
A live na íntegra está disponível no Youtube da Aberje:
https://www.youtube.com/watch?v=aReX1-EaqJ0
Conheça todos os vencedores da 47ª edição do Prêmio Aberje
Categorias do Prêmio Aberje
Foco no Tema
Diversidade e Inclusão: Localiza
Ética, Integridade e Compliance: Klabin e BRF
Gestão de Crises: BRF
Marca: SulAmérica Seguros
Memória Organizacional: Norsk Hydro
Sustentabilidade Organizacional: Natura
Foco em Públicos
Consumidor/Cliente: Cemig SIM
Imprensa e/ou Influenciadores: Câmara Brasileira do Livro
Multipúblicos: LATAM Airline Brasil
Público Interno: White Martins e Ifood
Sociedade: Hermes Pardini
Foco em Meios
Evento: Neoenergia
Mídia Audiovisual: Serviço Social do Comércio – Sesc Pantanal
Mídia Digital: Energisa
Mídia Impressa: AngloGold Ashanti
Publicação Especial: Nissan do Brasil
Empresa do Ano: BRF
Prêmio Especial – Contribuição à Comunicação da Ciência: Instituto Butantan
Mídias do Ano
Televisão: GloboNews 25 Anos
Jornal Impresso: Estadão
Mídia Especializada: Consórcio de Veículos de Imprensa para divulgação de dados da Covid-19 / Plataforma Inteligência Financeira (Itaú Unibanco e Editora Globo)
Produção de Conteúdo: Expert XP 2021
Comunicadores do Ano
Ana Carla Lopes (Grupo Boticário)
Cristina Fernandes Garambone (White Martins)
Daniele Salomão (Energisa) – vencedora do voto pela audiência
Eleni Gritzapis (Dow)
Leandro Modé (Itaú Unibanco)
Pedro Paciornik (Valmet)
Raquel Ogando (BRF)
Rozália Del Gáudio (Localiza)
Rute Melo Araújo (VLI)
Thaís Arruda (SulAmérica)
Prêmio “James Heffernan” de Educadora do Ano – Jorge Duarte
Prêmio Trajetória do Ano – Rodolfo Guttilla
Prêmio CEO Comunicadora do Ano – Marta Díez (Pfizer)
Destaques
- Prêmio Aberje 2024 anuncia destaques do ano: Comunicadores, CEO Comunicador, Mídias e premiações especiais
- Conecta CI promove integração e inovação na Comunicação Interna
- Comitê Aberje de Gestão da Comunicação e da Reputação Corporativas debate papel da Comunicação na gestão de crises
- Parceria inédita cria SPFC University, universidade com cursos de graduação e pós para a área esportiva
- Antônio Calcagnotto passa a integrar o Conselho Consultivo da Aberje
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos DadosHamilton dos Santos O esporte na mira da crise climática