Podcast Na Ordem do Dia finaliza temporada sobre Comunicação na Governança Corporativa
O quarto e último episódio da terceira temporada do podcast Na Ordem do Dia foi ao ar no dia 13 de novembro. A partir do tema “Comunicação na Governança Corporativa”, oito profissionais de contextos e vivências diversos comentaram sobre um novo momento para a Comunicação na Governança e explicaram como a comunicação é relevante para a governança, tanto na transmissão da cultura quanto nos momentos difíceis como em crises de reputação.
A série contou com a participação de Sonia Consiglio, SDG pioneer pelo pacto global da ONU; Maria Elisa Curcio, diretora de assuntos corporativos e sustentabilidade da Latam Brasil; Moacir Salzstein, diretor de Governança Corporativa da Natura; Cristiana Pereira, sócia fundadora da Ace Governance; Valéria Café, diretora de Vocalização e Influência do IBGC; Roberto Faldini, administrador de empresas, conselheiro e co-fundador do IBGC; e Renata Petrocelli, superintendente de comunicação da Eletrobras. Com curadoria de Vânia Bueno, especialista em Comunicação na Governança, esta temporada teve o patrocínio da LATAM Airlines e apoio do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC.
Os episódios estão disponíveis no Spotify e nos outros principais tocadores.
Episódio 1 – Comunicação na Governança: É Tempo de um Novo Diálogo nas Empresas
Ao abrir o episódio, a curadora da série, Vânia Bueno, frisa que não existe governança sem comunicação. “Governança é um dispositivo social para garantir a melhor tomada de decisão. A ideia de governança surge como uma resposta à complexidade das sociedades humanas, ela vai se desenvolvendo ao longo da história para atender o desafio da convivência em grupo”, explica. “A governança não existe sem comunicação porque a governança é um processo todo marcado por ações de comunicação, desde a formulação da pauta até as informações e dados que devem chegar aos conselheiros para que possam tomar decisões”, explica.
Episódio 2 – Comunicação na Governança: Comunicadores como Agentes Estratégicos
A ideia de governança se desenvolveu ao longo do tempo. Dos detalhes do dia a dia às grandes decisões, a comunicação tem sempre um papel fundamental em seus processos. Ao abrir o episódio, Cristiana Pereira, da Ace Governance, ressalta que a comunicação sempre foi base da governança. “Porém, no passado a comunicação era mais formal, baseada em documentos, relatórios de administração e demonstrações financeiras”, acrescentando que, hoje, a comunicação vai muito além, ela está na competência do conselheiro, está na tomada de decisão, no engajamento de todas as partes interessadas”, acentua.
Episódio 3 – Comunicação na Governança: Reputação e Crises em Tempos Difíceis
Os novos tempos oferecem diferentes desafios aos agentes de governança e uma aproximação entre o conselho e os comunicadores traz diversos benefícios para toda a organização. Este episódio trata de conversas difíceis, momentos críticos que as equipes vivenciam nas organizações e como muitos deles poderiam ser evitados com essa aproximação. “Hoje em dia, cada vez mais, o que se busca nos conselhos são pessoas que tenham uma visão mais aberta, mais holística. No meu ponto de vista, um importante skill é a capacidade de sentir e entender como as pessoas estão recebendo a comunicação; as pessoas são a essência de qualquer objetivo”, pondera Roberto Faldini, do IBGC.
Episódio 4 – Comunicação na Governança: Um Futuro Integrado
A Governança não acontece sem a comunicação, porque a comunicação está ligada diretamente à relacionamentos e a governança também. A frase foi destacada por Valéria Café, diretora de Vocalização e Influência do IBGC. “As diretorias devem saber conversar com suas equipes, convencendo-as para que elas se engajem; assim também quando conversam com o conselho de administração. É preciso trabalhar esse processo de convencimento, a partir do entendimento das necessidades do outro”, explica.
Na Ordem do Dia
O Na Ordem do Dia – NOD é um projeto multimídia que surgiu para tratar de questões complexas que afetam o ambiente das organizações e para dar repertório aos profissionais de comunicação. A primeira temporada do podcast foi realizada em 2021 e abordou o tema das paixões e emoções, a partir da filosofia, da psicanálise e da comunicação em seis episódios. Em 2022, foi ao ar a segunda temporada da série, com o tema “As formas do diálogo” que leva os ouvintes a uma viagem no tempo e na filosofia. As duas primeiras temporadas do podcast contaram com a curadoria do professor de Filosofia da USP, Pedro Paulo Pimenta.
Destaques
- Novas normas e necessidade de transparência marcam quinta reunião do Comitê Aberje de Comunicação e Engajamento ESG
- Confiança Corporativa na Era da Policrise: Desafios e Oportunidades para Empresas
- Mesa-redonda debate atuação dos CCOs para edição 2024 da revista Valor Setorial Comunicação Corporativa
- Conferência Internacional de pesquisadores em RP abre chamada para submissão de resumos
- Comerc Energia é nova associada da Aberje
ARTIGOS E COLUNAS
Hamilton dos Santos O esporte na mira da crise climáticaGiovanni Nobile Dias Agilidade sem perder a qualidade: desafios da comunicação contemporâneaRicardo Torreglosa Anuário da Comunicação CorporativaLuis Alcubierre Manipulação Positiva: Uma Nova Abordagem para o Sucesso ColetivoGiovanni Nobile Dias Comunicação estratégica amplifica responsabilidade coletiva sobre a sustentabilidade