Plataforma da Embrapa auxilia na análise de programas sociais
Um produto desenvolvido pelo Grupo de Inteligência Territorial Estratégica (Gite) da Embrapa Monitoramento por Satélite possibilita mapear, realizar análises territoriais e avaliar os programas sociais no País.
Elaborado por meio de parceria entre a Embrapa Monitoramento por Satélite (SP) e a Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social (Sesan/MDS), o GeoWeb “Inclusão Produtiva no seu município” é uma plataforma virtual estratégica capaz de auxiliar a tomada de decisão de gestores públicos. A tecnologia será lançada no dia 29 de novembro, em Brasília (DF), quando a plataforma estará disponível ao público na página da Unidade da Embrapa.
Por meio da plataforma, é possível elaborar mapas da cobertura de cinco programas sociais coordenados pela Sesan: Aquisição de Alimentos (PAA), Fomento às Atividades Produtivas Rurais, Cisternas e Outras Tecnologias Sociais de Acesso à Água, Distribuição de Cestas de Alimentos e Bancos Comunitários de Sementes. O mapeamento da insegurança alimentar e nutricional e das famílias autodeclaradas como agricultores no Cadastro Único do Governo Federal para Programas Sociais (CadÚnico) também está disponível na ferramenta.
Os dados inseridos na plataforma foram fornecidos pela Sesan. A Secretaria possui bases de dados com milhares de registros sobre os programas sociais e os cidadãos atendidos. Coube à Embrapa a tarefa de agregá-las quanto aos aspectos territoriais e publicá-las na plataforma GeoWeb para criar uma visão integrada da abrangência e pertinência territorial da atuação da Sesan e permitir correlações entre os diversos programas sociais.
Os usuários podem fazer o cruzamento entre um ou mais programas e filtrar os dados de acordo com qualquer uma das variáveis inseridas na análise. Os resultados das consultas são apresentados na forma de mapas, com a possibilidade de serem exportados em formatos específicos para uso em softwares de geoprocessamento ou em planilhas, por exemplo.
A ferramenta é aberta ao público. Para Lucíola Magalhães, analista da Embrapa e coordenadora do projeto, a plataforma possibilita ao gestor municipal o conhecimento, de forma simples e rápida, sobre como seu município se insere nas políticas sociais da Sesan e a situação de seus vizinhos. “Fazendo bom uso dessa ferramenta, os gestores públicos podem pensar em estratégias regionais para o fortalecimento social e econômico das famílias incluídas no CadÚnico”, afirma.
GeoWeb – A plataforma começou a ser desenvolvida no ano passado. A equipe do Gite reuniu mais de 50 planos de informação referentes aos dados da Sesan. De 2016 até o lançamento da ferramenta, foram reunidos e organizados milhares de dados de cerca de 20 planilhas, às quais foram agregadas em níveis territoriais municipais. Elas deram origem a cerca de 20 mil registros na base de dados. A plataforma estará disponível para consulta o endereço da Embrapa Monitoramento por Satélite.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país